Brasil

Veja os jogadores do Cruzeiro que ainda podem defender outro clube no Brasileirão

Nada menos que 15 jogadores do elenco celeste ainda não completaram sete jogos no Campeonato Brasileiro

Faltam apenas sete dias para a janela de transferências de inverno se abrir no Brasil. Com isso, a expectativa é de muita movimentação nos bastidores dos clubes, com entradas e saídas. O Cruzeiro, por exemplo, já acertou com sete jogadores e liberou um, Rafael Elias Papagaio.

Entre o desejo por reforços e a expectativa ou temor para saídas, os clubes brasileiros que pretendem realizar transferências domésticas — aquelas que envolvem apenas clubes da mesma liga — precisam ficar atentos a um fator: o número de jogos dos atletas no Campeonato Brasileiro.

Isso porque há uma regra que impede que jogadores com sete ou mais partidas por um clube no Brasileirão atuem por outro clube na mesma edição.

Diferentemente do que muitos pensam, as transferências podem acontecer, mas o atleta terá que aguardar até o próximo ano para atuar na competição.

Essa regra acaba limitando bastante o mercado interno. Ela tem sido criticada por alguns dirigentes nos últimos anos.

Pedro Martins, ex-diretor de futebol do Cruzeiro, falou sobre o tema no ano passado, quando ainda trabalhava no clube celeste.

— Uma vez que existe a janela de transferências, a gente entende que não faz muito sentido você ter a trava dos sete jogos pros atletas da Série A. Ela existiu para que os jogadores não pudessem sair a qualquer momento. Uma vez que existe a janela, você acaba limitando a troca de jogadores entre equipes da competição. Entendo que é um ponto a ser evoluído — afirmou o dirigente, em agosto de 2024.

https://twitter.com/trivela/status/1808606579379294655

Quais os jogadores do Cruzeiro que ainda não completaram sete jogos no Campeonato Brasileiro de 2024?

No Cruzeiro, alguns dos jogadores do elenco principal ainda não chegaram aos sete jogos no Campeonato Brasileiro de 2024 e ainda podem deixar o clube. A Trivela listou esses nomes.

A lista foi atualizada pela última vez no dia 11 de julho de 2024.

Goleiros

Dificilmente todos os goleiros de um elenco têm grande sequência de jogos. No Cruzeiro, dois deles ainda não jogaram pelo clube.

Léo Aragão

O jovem Léo Aragão, de 22 anos, ainda não vestiu a camisa do Cruzeiro. Isso não deve acontecer tão cedo com a chegada de Cássio.

Gabriel Grando

Contratado pela gestão de Ronaldo Nazário para brigar por posição com Anderson, Gabriel Grando, de 24 anos, é mais um que não deve atuar com a chegada do novo camisa 1. O goleiro está emprestado pelo Grêmio.

Encostados

Outro grupo de jogadores pouco jogam e o Cruzeiro provavelmente não veria empecilhos na saída de alguns deles.

Helibelton Palacios

O lateral-direito colombiano de 31 anos só jogou duas vezes no ano: na estreia do Cruzeiro na temporada, em janeiro, e nesta quarta-feira (3), contra o Criciúma. Opção constante no banco, Helibelton Palacios não tem espaço no elenco do Cruzeiro.

Rafael Bilu

Após passar mais de um ano lesionado, Rafael Bilu, de 25 anos, voltou a ser relacionado nas últimas semanas, mas ainda não entrou em campo. Com contrato até dezembro, é difícil imaginar que continuará no clube.

Jogam pouco

Ainda que vez ou outra entrem em campo, esse grupo de jogadores tem poucas oportunidades e também não se tratam de atletas que o clube faria grande esforço para segurar.

Wesley Gasolina

Reserva de William e agora também de Palacios, Wesley Gasolina, de 24 anos, tem apenas um jogo no Brasileirão, onde entrou nos minutos finais. O contrato do lateral-direito se encerra no fim do ano.

Neris

O contestadíssimo zagueiro Neris, de 32 anos, até começou o Brasileirão como titular, mas perdeu a posição e hoje é apenas uma opção de elenco. Com a chegada de Jonathan Jesus, deve perder ainda mais espaço. Tem seis jogos no Brasileirão e seu contrato se encerra em dezembro.

Filipe Machado

Filipe Machado, de 28 anos, esteve próximo de deixar o Cruzeiro, mas ganhou sobrevida nos últimos jogos, com o time celeste sofrendo com os desfalques. Ele chegou a ser titular contra o Fluminense e atuou bem quando utilizado.

Apesar disso, é improvável que vá ter muito espaço com a chegada dos volantes Matheus Henrique, Walace e Fabrizio Peralta. Ele disputou seis jogos pela Raposa no Brasileirão 2024 e prioriza uma transferência para o exterior.

José Cifuentes

Contratado com status de jogador de seleção equatoriana, José Cifuentes, de 25 anos, não engrenou no Cruzeiro e vinha sendo pouco utilizado por Fernando Seabra. São apenas três jogos no Brasileirão, um como titular.

Emprestado pelo Rangers, da Escócia, ao clube celeste, e disputou a Copa América pelo Equador.

João Pedro

Ainda que pudesse se encaixar na categoria de jovens promessas, podemos dizer que João Pedro, ponta de 21 anos, esteja sendo pouco utilizado. O jogador fica fora dos relacionados em muitas ocasiões e tem apenas três jogos no Brasileirão, nenhum como titular. É bastante querido pela torcida celeste.

Jovens promessas

São os jogadores que, apesar de terem poucos minutos, não devem ser liberados a menos que uma proposta irrecusável seja feita. São atletas de potencial, vistos como o futuro do clube.

Pedrão

Revelação da base cruzeirense, o zagueiro Pedrão, de 20 anos, ainda transita entre time principal e sub-20. Ainda não atuou este ano e dificilmente figura entre os relacionados. Ainda assim, é visto como um ativo importante do clube.

Japa

Jovem da base mais pronto ao lado de Kaiki, Japa, 20 anos, era cogitado como possível titular em 2024, mas sofreu com lesões no primeiro semestre e retornou recentemente. São quatro jogos até aqui, todos saindo do banco. Se trata de uma grande promessa do Cruzeiro.

Jhosefer

Outro jovem de grande potencial, Jhosefer também transita entre sub-20 e profissional. Aos 20 anos, o volante ainda não jogou pelo Cruzeiro em 2024, mas espera-se que ganhe oportunidades ainda neste ano.

Arthur Viana

Destaque do sub-20 na primeira metade de 2024, o atacante Arthur Viana, 20, subiu ao profissional recentemente e fez três jogos, todoos saindo do banco. Ele ganhou oportunidades com as lesões de Dinenno e Rafa Silva, únicos centroavantes do elenco. Também é uma promessa importante.

Jogadores importantes

Atletas que mesmo não tendo sete jogos, são peças importantes do elenco, com potencial de titularidade.

Juan Dinenno

Uma das esperanças do torcedor cruzeirense, o atacante argentino Juan Dinenno, de 29 anos, sofre com lesões e, por isso, não estreou no Brasileirão. A expectativa é que já esteja disponível nas próximas semanas. Tem potencial para ser um dos principais jogadores da equipe.

Kaiki

Aos 21 anos, Kaiki começou o Brasileirão como reserva de Marlon, mas ganhou a titularidade após seguidas expulsões do camisa 3. O jogador tem seis jogos até aqui e é, provavelmente, o jovem de maior potencial no elenco celeste.

Os jogadores do Cruzeiro que ainda não completaram sete jogos no Brasileirão 2024

  • Léo Aragão (0 jogos)
  • Gabriel Grando (0 jogos)
  • Helibelton Palacios (2 jogos)
  • Wesley Gasolina (1 jogo)
  • Neris (6 jogos)
  • Pedrão (0 jogos)
  • Kaiki (6 jogos)
  • Filipe Machado (6 jogos)
  • José Cifuentes (3 jogos)
  • Japa (4 jogos)
  • Jhosefer (0 jogos)
  • João Pedro (3 jogos)
  • Rafael Bilu (0 jogos)
  • Juan Dinenno (0 jogos)
  • Arthur Viana (3 jogos)
Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa é mineiro, formado em Jornalismo na UFOP, em 2019. Passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas, antes de se tornar setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo