Veja os jogadores do Cruzeiro que ainda podem defender outro clube no Brasileirão
Nada menos que dez jogadores do elenco celeste ainda não completaram sete jogos no Campeonato Brasileiro

A janela de transferências de inverno se abriu no Brasil no último dia 10 de julho. Com isso, iniciou-se muita movimentação nos bastidores dos clubes, com entradas e saídas. O Cruzeiro, por exemplo, já acertou com sete jogadores e liberou cinco, Rafael Elias Papagaio, João Pedro, Neris, Filipe Machado e Helibelton Palacios.
Entre o desejo por reforços e a expectativa ou temor para saídas, os clubes brasileiros que pretendem realizar transferências domésticas — aquelas que envolvem apenas clubes da mesma liga — precisam ficar atentos a um fator: o número de jogos dos atletas no Campeonato Brasileiro.
Isso porque há uma regra que impede que jogadores com sete ou mais partidas por um clube no Brasileirão atuem por outro clube na mesma edição.
Diferentemente do que muitos pensam, as transferências podem acontecer, mas o atleta terá que aguardar até o próximo ano para atuar na competição.
Essa regra acaba limitando bastante o mercado interno. Ela tem sido criticada por alguns dirigentes nos últimos anos.
Pedro Martins, ex-diretor de futebol do Cruzeiro, falou sobre o tema no ano passado, quando ainda trabalhava no clube celeste.
— Uma vez que existe a janela de transferências, a gente entende que não faz muito sentido você ter a trava dos sete jogos pros atletas da Série A. Ela existiu para que os jogadores não pudessem sair a qualquer momento. Uma vez que existe a janela, você acaba limitando a troca de jogadores entre equipes da competição. Entendo que é um ponto a ser evoluído — afirmou o dirigente, em agosto de 2024.
? Cabe no seu time?
— Trivela (@trivela) July 3, 2024
Esses são os jogadores com menos de 7⃣ jogos no Brasileirão ?https://t.co/gDCsElB2dg
Quais os jogadores do Cruzeiro que ainda não completaram sete jogos no Campeonato Brasileiro de 2024?
No Cruzeiro, alguns dos jogadores do elenco principal ainda não chegaram aos sete jogos no Campeonato Brasileiro de 2024 e ainda podem deixar o clube. A Trivela listou esses nomes.
A lista foi atualizada pela última vez no dia 31 de julho de 2024.
Goleiros
Dificilmente todos os goleiros de um elenco têm grande sequência de jogos. No Cruzeiro, dois deles ainda não jogaram pelo clube.
Léo Aragão
O jovem Léo Aragão, de 22 anos, ainda não vestiu a camisa do Cruzeiro. Isso não deve acontecer tão cedo com a chegada de Cássio.
Gabriel Grando
Contratado pela gestão de Ronaldo Nazário para brigar por posição com Anderson, Gabriel Grando, de 24 anos, é mais um que não deve atuar com a chegada do novo camisa 1. O goleiro está emprestado pelo Grêmio.
Encostados
Outro grupo de jogadores pouco jogam e o Cruzeiro provavelmente não veria empecilhos na saída de alguns deles.
Rafael Bilu
Após passar mais de um ano lesionado, Rafael Bilu, de 25 anos, voltou a ser relacionado nas últimas semanas, mas ainda não entrou em campo. Com contrato até dezembro, é difícil imaginar que continuará no clube.
Arthur Gomes e Rafael Bilu retornaram às atividades com o grupo de forma integral nesta quinta-feira. ?♂️
— Cruzeiro ? (@Cruzeiro) June 6, 2024
? @ggaleixo pic.twitter.com/5FLDIhiup8
Jogam pouco
Ainda que vez ou outra entrem em campo, esse grupo de jogadores tem poucas oportunidades e também não se tratam de atletas que o clube faria grande esforço para segurar.
Wesley Gasolina
Reserva de William e agora também de Palacios, Wesley Gasolina, de 24 anos, tem apenas um jogo no Brasileirão, onde entrou nos minutos finais. O contrato do lateral-direito se encerra no fim do ano.
José Cifuentes
Contratado com status de jogador de seleção equatoriana, José Cifuentes, de 25 anos, não engrenou no Cruzeiro e vinha sendo pouco utilizado por Fernando Seabra. São apenas três jogos no Brasileirão, um como titular.
Emprestado pelo Rangers, da Escócia, ao clube celeste, e disputou a Copa América pelo Equador.
Siempre fuertes y con actitud.
— La Tri ?? (@LaTri) June 29, 2024
Nos preparamos para nuestro partido del domingo ??? pic.twitter.com/jNkbWG0KR8
Jovens promessas
São os jogadores que, apesar de terem poucos minutos, não devem ser liberados a menos que uma proposta irrecusável seja feita. São atletas de potencial, vistos como o futuro do clube.
Pedrão
Revelação da base cruzeirense, o zagueiro Pedrão, de 20 anos, ainda transita entre time principal e sub-20. Ainda não atuou este ano e dificilmente figura entre os relacionados. Ainda assim, é visto como um ativo importante do clube.
Japa
Jovem da base mais pronto ao lado de Kaiki, Japa, 20 anos, era cogitado como possível titular em 2024, mas sofreu com lesões no primeiro semestre e retornou recentemente. São quatro jogos até aqui, todos saindo do banco. Se trata de uma grande promessa do Cruzeiro.
Jhosefer
Outro jovem de grande potencial, Jhosefer também transita entre sub-20 e profissional. Aos 20 anos, o volante ainda não jogou pelo Cruzeiro em 2024, mas espera-se que ganhe oportunidades ainda neste ano.
No minuto final, pra fechar a goleada! 4️⃣
— Cruzeiro ? (@Cruzeiro) June 25, 2024
⚽ Jhosefer faz o quarto gol do Cruzeiro!
? @sportv #CAMxCRU | 0-4 | #CriasDaToca pic.twitter.com/m8R2FrKeeV
Arthur Viana
Destaque do sub-20 na primeira metade de 2024, o atacante Arthur Viana, 20, subiu ao profissional celeste recentemente e fez três jogos, todos saindo do banco. Ele ganhou oportunidades com as lesões de Dinenno e Rafa Silva, únicos centroavantes do elenco. Também é uma promessa importante.
Jogadores importantes
Atletas que mesmo não tendo sete jogos, são peças importantes do elenco, com potencial de titularidade.
Juan Dinenno
Uma das esperanças do torcedor cruzeirense, o atacante argentino Juan Dinenno, de 29 anos, sofreu com lesões e, por isso, demorou a estrear no Brasileirão. Tem dois jogos disputados e potencial para ser um dos principais jogadores da equipe.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Os jogadores do Cruzeiro que ainda não completaram sete jogos no Brasileirão 2024
- Léo Aragão (0 jogos)
- Gabriel Grando (0 jogos)
- Wesley Gasolina (1 jogo)
- Pedrão (0 jogos)
- José Cifuentes (3 jogos)
- Japa (4 jogos)
- Jhosefer (0 jogos)
- Rafael Bilu (0 jogos)
- Juan Dinenno (2 jogos)
- Arthur Viana (3 jogos)