João Marcelo se consolida na defesa do Cruzeiro, que ganha um senhor zagueiro
Aos 23 anos, João Marcelo demorou a conquistar seu espaço no Cruzeiro, mas hoje é titular e um dos destaques do clube
O zagueiro João Marcelo, de 23 anos, chamou a atenção do torcedor do Cruzeiro desde seus primeiros jogos com a camisa da Raposa, quando, após um período “encostado”, entrou em algumas partidas na reta final do Campeonato Brasileiro de 2023. Seu bom desempenho fez com que os cruzeirenses pensassem que ele começaria o ano de 2024 como titular, mas isso não aconteceu e o contestado Neris seguiu no time principal ao lado de Zé Ivaldo, que retornou ao clube.
Mas após começar a temporada no banco de reservas, João Marcelo se aproveitou de suspensões e lesões para entrar no time e demonstrar um grande futebol que o consolidou, da forma que ele merecia, entre o onze inicial da Raposa. As atuações do camisa 43 não deram chances, inclusive, para o reforço Lucas Villalba, zagueiro argentino que chegou com status de titular.
O impacto de João Marcelo é evidente não só por suas boas apresentações, mas também nos números, que refletem seu bom momento. Até aqui, foram sete partidas no ano, com o Cruzeiro levando gols em apenas duas delas. É claro, os adversários do Campeonato Mineiro tem um nível mais baixo, mas ainda assim, se trata de uma estatística relevante.
Somente o América-MG, que marcou duas vezes, e o Democrata de Governador Valadares, que balançou a rede uma vez, conseguiram furar o bloqueio celeste com João em campo. Em 2023, ele atuou em cinco partidas, com o Cruzeiro sendo vazado em apenas duas.
Qualidade de João Marcelo chama a atenção no Cruzeiro
Até o momento, na temporada, João Marcelo atuou em sete partidas, totalizando 590 minutos, e tem ótimos números. Sua média de acerto de passes é de 93%, com 34 ações defensivas e 64% de duelos aéreos ganhos. Se seu companheiro Zé Ivaldo abusa das faltas e cartões, João prefere ganhar as disputas de forma mais limpa. São quatro faltas cometidas no ano e nenhum cartão recebido. Além disso, acerta 2,1 bolas longas por partida, com 58% de sucesso em suas tentativas.
E não para por aí. Por jogo, João Marcelo faz 3,4 interceptações, recupera 12,6 bolas e faz 1,9 cortes. Sua média é de 1,4 dribles recebidos. São dois erros que resultaram em finalizações do adversário.
? Com João Marcelo em campo, o @Cruzeiro não sofreu gols em 6 de 7 jogos em 2024. ??
⏰ 590 minutos jogados
✅ 93% acerto no passe (!)
? 64% duelos aéreos ganhos (!)
? 34 ações defensivas
? 4 faltas (!)
? 0 amarelos
❌ 0 erros defensivos graves
? Nota Sofascore 7.19 pic.twitter.com/OwLQlr5LSr— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) March 13, 2024
Mas nem só de números vive João Marcelo. Quem assiste aos jogos do Cruzeiro percebe que o defensor se destaca também pela tranquilidade em suas ações, sempre preciso e calmo, raramente se afobando, o que explica a precisão de seus passes. O camisa 43 também vai muito bem nas disputas de bola. Com boa velocidade, o defensor costuma chegar “inteiro” nos lances e recuperar a bola sem muita dificuldade. Sua altura, 1,89 m, somada a mobilidade que apresenta, são características que auxiliam bastante nesses combates.
Outro ponto em que João Marcelo se destaca é nas jogadas aéreas. O zagueiro, além de alto, se posiciona bem e, por ser forte, é soberano neste tipo de jogada. Quando defendia o Porto ‘B’, na segunda divisão portuguesa, ele fazia muitos gols de bola aérea, sendo esta uma característica ainda pouco aproveitada, mas que pode dar frutos no futuro.
João Marcelo tem feito uma temporada consistente, demonstrando mais uma performance sólida contra o Tombense. O zagueiro teve uma participação ativa na defesa e também contribuiu para a construção de algumas jogadas ofensivas.
➜ Ações com a bola: 43
➜ Ações defensivas: 5 pic.twitter.com/L0ErcOOohZ— 8. (@rafaeight) March 12, 2024
João Marcelo tem contrato até o final de junho
João Marcelo foi anunciado pelo Cruzeiro no dia 1 de agosto de 2023, vindo do Porto ‘B’, segundo plantel do tradicional clube português, que atua na segunda divisão do país. Apesar de atuar numa liga secundária, o zagueiro era titular da equipe e se destacava, tanto defensiva, quanto ofensivamente. O jogador foi o defensor central que mais marcou gols pelos Dragões, somando as equipes A e B do clube português na última temporada europeia. Foram sete bolas na rede.
João Marcelo foi contratado por empréstimo até o fim de junho de 2024. O contrato do jogador tem uma cláusula de opção de compra de parte dos seus direitos por 1,5 milhão de euros (cerca de R$ 8 milhões na cotação atual) e, hoje, este valor parece ser uma bagatela perto do que o jovem zagueiro pode entregar em campo e numa possível futura venda.