Brasil

Zubeldía barra promessa e aposta em antigo titular do São Paulo como substituto de Rafael

Técnico rechaça rodízio com Young e define Jandrei como titular do São Paulo durante a Copa América

Luis Zubeldía ainda terá Rafael à disposição em dois jogos antes de o goleiro se apresentar à seleção brasileira para a disputa da Copa América nos Estados Unidos. Mas o treinador já definiu seus planos para suprir o desfalque do seu titular absoluto no gol em uma sequência que pode ser de até nove partidas de ausência.

Rafael defenderá o Tricolor na próxima quarta-feira (29), às 21h30 (horário de Brasília), contra o Talleres, pela Libertadores. Depois ele faz a sua despedida no duelo com o Cruzeiro, no domingo (2), às 18h30 (horário de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro.

A partir daí, Jandrei será o goleiro titular do São Paulo por pelo menos sete jogos do Brasileirão

Zubeldía foge de rodízio no gol

O próprio Zubeldía anunciou a escolha pelo goleiro de 31 anos em sua entrevista coletiva após a vitória por 2 a 0 sobre o Águia, na última quinta-feira (24). Jandrei, aliás, foi titular na partida justamente para que pudesse ganhar ritmo de jogo antes de substituir Rafael.

Sempre didático, o treinador afirmou que não fará rodízio na posição e ainda tratou de explicar por que tomou esta decisão. O argentino sempre reiterou que não gosta de fazer mudanças em sua equipe, e muito menos quando se trata de goleiros. Por isso, Young será apenas alternativa no banco de reservas e não deve ganhar minutos em campo, apesar da expectativa da torcida de vê-lo em ação.

— Tem que dar muita confiança (aos goleiros), tem que ter condições. Assim, o que vamos fazer é que quando Rafa for para a Seleção. O Rafa vai seguir jogando (até ir para a Seleção), sabendo que Jandrei é o próximo a jogar. Por isso hoje decidi que ele jogasse hoje, para que pegasse ritmo. Repito. Quando Rafa vai à Seleção, Jandrei será o goleiro. Não gosto de rodar os jogadores, menos os goleiros — explicou o treinador.

Quantos jogos Rafael perderá no São Paulo?

Com a convocação, Rafael será desfalque do São Paulo por pelo menos sete partidas. Ele se apresentará à Seleção em Orlando, nos Estados Unidos, em 3 de junho — um dia depois da partida contra o Cruzeiro, no MorumBIS.

A equipe de Dorival Júnior enfrenta o México no dia 8 de junho e depois os Estados Unidos, em 12 de junho, em dois amistosos de preparação antes da Copa América. A estreia na competição está marcada para 24 de junho, contra a Costa Rica.

As partidas em que Rafael desfalcará o São Paulo*

  • 13/06 — 8ª rodada — Inter x São Paulo
  • 16/06 — 9ª rodada — Corinthians x São Paulo
  • 19/06 — 10ª rodada — São Paulo x Cuiabá
  • 23/06 — 11ª rodada — Vasco x São Paulo
  • 26/06 — 12ª rodada — São Paulo x Criciúma
  • 30/06 — 13ª rodada — São Paulo x Bahia
  • 03/07 — 16ª rodada — Atlético-MG x São Paulo
  • 07/07 — 17ª rodada — São Paulo x Grêmio**
  • 10/07 — 18ª rodada — Juventude x São Paulo***
    *As partidas da 14ª e da 15ª rodadas foram adiadas
    **Desfalque apenas se a Seleção chegar às quartas de final
    ***Desfalque apenas se a Seleção chegar à semifinal

Após adiar duas rodadas do Brasileirão por conta da tragédia no Rio Grande do Sul, a CBF anunciou a retomada do Campeonato Brasileiro na última terça-feira (21) e fez novas alterações para a sequência da competição. Até o momento, foram divulgados apenas datas e horários de partidas da sétima, da oitava e da nona rodadas.

A tabela oficializada pela entidade conta apenas com datas previstas para jogos a partir da 10ª rodada. A exceção fica por conta das rodadas 14 e 15, que foram adiadas. Por esta previsão, Rafael pode perder até nove jogos, caso a Seleção chegue ao menos à semifinal da Copa América. Se o Brasil for eliminado nas quartas de final, serão oito partidas de ausência.

Rafael desfalcará o São Paulo por pelo menos sete jogos (Rafael Ribeiro/CBF)

Jandrei pode dobrar número de jogos dos últimos dois anos

Contratado pelo São Paulo em 2022, Jandrei engatou uma sequência como titular logo que chegou ao clube. Depois, ele perdeu espaço para Felipe Alves, que assumiu a posição até o final da temporada. No ano seguinte, ambos viram Rafael virar titular absoluto ainda sob o comando de Rogério Ceni.

As oportunidades viraram coisa rara. Jandrei soma apenas nove partidas entre 2023 e 2024. Caso a Seleção chegue à final da Copa América, ele fará nove jogos pelo São Paulo e dobrará este número.

Os próximos três jogos do São Paulo:

  • São Paulo x Talleres — Libertadores — quarta-feira, 29 de maio, às 21h30 (horário de Brasília) — Transmissão: TV Globo (TV aberta) e Paramount + (Streaming);
  • São Paulo x Cruzeiro — Brasileirão — domingo, 2 de junho, às 18h30 (horário de Brasília) — Transmissão: Premiere (TV por assinatura);
  • Inter x São Paulo — Brasileirão — quinta-feira, 13 de junho, às 20h (horário de Brasília) — Transmissão: Premiere (TV por assinatura).
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo Deconto

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo