Brasil

Otimista, o Internacional se aproxima de (finalmente) fechar a contratação de Thiago Maia

Próximo de, enfim, contratar Thiago Maia, Internacional se apoia em brecha no regulamento para ter tranquilidade mesmo que a janela de transferências feche nesta quinta-feira (7)

Depois da novela Borré terminar com desfecho positivo, o Internacional tem otimismo de que a longa negociação com o Flamengo para contratar Thiago Maia também está próxima de um final feliz. Conforme apurado pela Trivela, o acordo está próximo, e volante de 26 anos pode ser anunciado como novo reforço colorado em breve.

A negociação se arrasta há quase dois meses. Inicialmente, o impasse era entre Internacional e Flamengo, já que o clube carioca queria ao menos recuperar os 4 milhões de euros (R$ 21,6 milhões) investidos na contratação do volante junto ao Lille, em 2021. Depois, foi o clube francês quem travou o negócio, ao cobrar ao menos parte do montante, já que ainda é dono de 50% do passe do jogador. Aparentemente, esse nó está perto de ser desatado.

‘O tempo está a nosso favor': Internacional se apoia em brecha no regulamento de transferências nacionais

Nos bastidores do Estádio Beira-Rio, a reportagem da Trivela ouviu de um dirigente do Internacional que ‘o tempo está a nosso favor' — mesmo que a janela de transferências para o futebol brasileiro se encerre nesta quinta-feira (7). O Colorado se apoia em uma brecha do artigo 33 do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol (RNRTAF), que consta o seguinte:

A rescisão por mútuo acordo ou o encerramento do contrato especial de trabalho desportivo (inclusive de empréstimo) com o clube anterior, ou a cessão temporária, ocorrida(o) entre os dias 01/04 a 19/04/2024, sendo que, nesses casos, a solicitação de transferência deve ser concluída no SNR até o dia 19/04/2024. O atleta em questão necessariamente deve ter participado do Campeonato Estadual de 2024″. 

Curiosamente, essa brecha está sendo utilizada pelo próprio Flamengo para reforçar seu meio de campo. E faz com que o Internacional não se desespere com a possibilidade de não efetivar a contratação de Thiago Maia até quarta-feira (7). O elenco colorado também está bem servido no setor, que já contava com Aránguiz, Rômulo e Gabriel e recebeu os acréscimos de Bruno Gomes e Fernando, contratados recentemente.

E no Flamengo? Como está a situação?

Thiago Maia treina separado do elenco do Flamengo há pelo menos um mês. Os únicos momentos em que tem contato com os companheiros são nas atividades na academia e treinos regenerativos. O volante nunca faltou uma atividade e, segundo a Trivela ouviu, de fontes ligadas ao dia a dia do clube, sempre manteve o respeito pela instituição.

O camisa 8 só entrou em campo pelo Flamengo uma vez em 2024, diante da Portuguesa-RJ, quando os profissionais estavam nos Estados Unidos, realizando pré-temporada. Foram 67 minutos no sonolento empate sem gols, disputado na Arena das Dunas, em Natal. Com objetivo de preservar o aspecto físico, Thiago Maia não foi mais relacionado e manteve a rotina no Ninho.

A reportagem também ouviu, dessa vez de fontes ligadas ao atleta, que a demora para finalizar a negociação incomoda um pouco, mas não é tratada como urgente. O Flamengo também não se incomoda em manter Thiago Maia no Ninho do Urubu, já que o atleta sempre foi profissional e conquistou títulos ao longo de três anos de clube.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo