Brasil

Liberação da pré-temporada do Flamengo aproxima Thiago Maia do Internacional

Thiago Maia foi liberado das viagens do Flamengo para Manaus e Orlando, o que o aproxima de acerto com o Internacional

Thiago Maia está cada vez mais longe do Flamengo e cada vez mais próximo do Internacional. O volante de 26 anos foi liberado das viagens do rubro-negro carioca, que estreia no Campeonato Carioca na quarta-feira (17), em Manaus/AM, contra o Audax Rio, e viaja na quinta-feira (18) para Orlando, nos Estados Unidos, onde realizará a segunda parte da pré-temporada até o dia 30 de janeiro.

Essa liberação aproxima Thiago Maia do acerto com o Inter. Na semana passada, a Trivela informou que o Colorado mantinha conversas com o Flamengo e com o staff do jogador. A tendência é que os detalhes pendentes sejam solucionados, e que o volante seja anunciado nos próximos dias.

Após Fernando optar pelo Vila Nova, Internacional vê Thiago Maia como reposição a Johnny

A necessidade da contratação de Thiago Maia por parte do Inter aumentou após a recusa de Fernando. Devido a um drama familiar, o experiente volante, ex-Porto, Manchester City e Sevilla, optou por jogar no Vila Nova, clube de coração, onde iniciou a carreira.

O Inter busca uma reposição para Johnny, que foi vendido no final do ano passado para o Real Betis, da Espanha, por 6 milhões de euros (R$ 31,7 milhões). Thiago Maia é visto como um jogador que consegue aliar a combatividade necessária para um primeiro volante, com a qualidade de passe para a iniciação das jogadas, algo muito exigido pelo técnico Eduardo Coudet. O momento de baixa vivido pelo atleta no Flamengo fez a direção colorada enxergar uma boa oportunidade no mercado.

Relembre a trajetória de Thiago Maia no Flamengo

Thiago Maia chegou ao Flamengo por empréstimo em 2020 e, dois anos depois, foi adquirido em definitivo junto ao Lille, da França. O Rubro-Negro desembolsou 4 milhões de euros, cerca de R$ 25 milhões na cotação da época por 50% dos direitos econômicos do volante. A passagem do atleta pelo clube foi marcada por títulos, mas, individualmente, teve mais baixos do que altos.

O volante se lesionou pouco tempo depois de estrear, logo quando vinha tendo sequência entre os titulares, e só retornou na reta final de 2021, quando pouco atuou. O ano seguinte foi o melhor com a camisa do Flamengo, quando ele conseguiu se tornar figurinha carimbada no esquema de Dorival Júnior, que rendeu os títulos da Libertadores e da Copa do Brasil.

O 2023, no entanto, foi de muita oscilação. Ainda que tenha sido o jogador que mais entrou em campo pelo Flamengo no ano, com 64 partidas, Thiago recebeu muitas críticas pelo seu estilo de jogo pouco objetivo, falhas e, especialmente, o baixo nível técnico. Sem espaço com Tite, que preferiu dupla de volantes formada por Erick Pulgar e Gerson, o jogador viu a necessidade de novos ares e, por isso, está a caminho do Internacional.

Ao todo, Thiago Maia disputou 169 partidas pelo Flamengo, marcou cinco gols e distribuiu duas assistências. Foi campeão da Libertadores, da Copa do Brasil, da Recopa Sul-Americana, da Supercopa do Brasil e do Campeonato Carioca.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo