Brasil

Hulk inicia mais um ano voando, e faz do Atlético-MG o clube pelo qual mais fez gols na carreira

Um gol e dua assistência para Hulk já no primeiro jogo da temporada, que fizeram do Atlético o time pelo qual ele mais marcou

Há (quase) três anos, no dia 29 de janeiro de 2021, o Atlético-MG anunciava a chegada de Hulk. Sob desconfiança, já que nunca havia atuado antes no Brasil e sempre atuou por ligas e times não vistos no país, o jogador mostrou porque é um ícone do futebol mundial e dominou o futebol brasileiro desde então. No domingo (28), aos 37 anos, ele iniciou mais uma temporada pelo Galo, mostrando que ainda tem muito para contribuir, transformando o Alvinegro ainda no clube onde mais balançou as redes na carreira.

Hulk ficou de fora da estreia do Atlético na temporada por problemas estomacais, mas se recuperou para entrar em campo neste domingo, contra o Democrata. O camisa 7 colocou o jogo no bolso e garantiu a goleada atleticana por 4 a 0 com duas assistências (em 15 minutos) e um gol – além de uma bola na trave. Esse gol colocou o Galo como o clube pelo qual ele mais balançou as redes na carreira, somando jogos oficiais e amistosos.

  • Atlético: 96 gols
  • Porto: 95 gols
  • Zenit: 94 gols
  • Shanghai: 93 gols
  • Tokyo Verde: 45 gols
  • Consadole Sapporo: 26 gols

Ao todo, Hulk já tem mais de 460 gols na carreira somando todos os jogos. Em jogos oficiais, foi pelo Atlético que ele marcou o de número 400, no fim de 2023. No Galo, ele está próximo de entrar no top 20 artilheiros da história do clube, basta marcar mais dois gols para empatar com Paulo Isidoro (98) na 20ª posição. Mas o atacante entrega muito mais do que isso.

Hulk além dos gols

Se Hulk tivesse feito “só” os 96 gols pelo Atlético ele já seria histórico no clube. Mas o atacante vai muito além das bolas na rede. Ele também já contribuiu com 33 assistências, somando assim 129 participações em gols nos 174 jogos que atuou, o que dá uma média de 0,74 participações por jogo, colocando ele no topo da lista do futebol brasileiro desde que chegou. Em gols nesse período, ele só perde para Germán Cano (103). Para muitos, Hulk é o jogador mais completo do futebol brasileiro, e os números elucidam bem isso.

Em participações em gols, o Atlético é agora o segundo time que ele mais contribuiu, ficando atrás apenas do Zenit (154), onde além dos 94 gols, Hulk deu incríveis 60 assistências em 179 jogos.

E Hulk vai não só além dos gols como também do campo. No Atlético, ele se tornando um dos maiores ídolos da história do clube não apenas pelas vitórias e títulos conquistados em campo, mas também pelo carinho e respeito que trata a torcida e o clube de modo geral. A pessoa Givanildo virou um ídolo e referência de todos em Minas, até dos cruzeirenses.

Hulk vai seguir voando em 2024, que pode ser seu último ano no Galo

Hulk começou o ano com tudo e a tendência é só melhorar conforme o tempo passar e o ritmo de jogo dele (e do time) voltar. Nesta temporada, o jogador quer recuperar o posto de artilheiro do clube, “roubado” em 2023 com Paulinho, que fez um gol a mais (31×30). O camisa 7 disputou com o Galo, além do Mineiro, o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e o principal, a Copa Libertadores.

Dos principais títulos, Hulk só não conseguiu vencer a Libertadores pelo Atlético, e por isso esse é o objetivo número um dele (e do clube) na temporada. Essa pode ser a última chance dele pelo Galo, já que o contrato termina no fim de 2024 e ele, no fim de 2023, não quis falar sobre renovação e continuidade depois disso. Vale destacar que há uma cláusula no contrato para uma renovação automática para 2025. Mesmo assim, a diretoria atleticana já trabalha para ele ficar por ainda mais tempo – até aposentar, de preferência.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo