Brasileirão Série A

Hulk vive seca de gols, mas assume papel de criador de jogadas do Atlético-MG

Hulk não marca há seis jogos, mas tem contribuído muito na criação das jogadas e com assistências

Principal jogador do Atlético-MG desde que chegou ao clube em 2021, o atacante Hulk vive uma de suas maiores secas de gols, estando há seis jogos sem marcar. O ano também é menos artilheiro para o camisa 7. Por outro lado, ele assumiu um papel mais comunitário e se tornou o grande criador de jogadas do Galo.

Os seis jogos sem balançar as redes que Hulk tem atualmente é a segunda pior seca do jogador com a camisa do Atlético, empatada com uma que aconteceu logo na sua chegada, em 2021, quando passou cinco jogos do Mineiro e um da Libertadores sem marcar. A falta de gols só não é pior do que a que aconteceu pouco tempo depois dessa primeira.

Entre junho e julho de 2021, Hulk ficou exatamente um mês sem marcar gols, do dia 13 de junho ao dia 13 de julho. Nesse período, ele fez 10 jogos pelo Atlético, passando em branco contra: São Paulo, Internacional, Chapecoense, Ceará, Santos, Atlético-GO, Flamengo, Cuiabá, América-MG e Boca Juniors. Os nove primeiros válidos pelo Campeonato Brasileiro e o último pelas oitavas da Libertadores.

Quando não marca, Hulk dá assistência

A sequência de 10 jogos sem marcar foi algo muito incomum para Hulk, principalmente em 2021, que ele terminou o ano com 36 gols, sendo o artilheiro de tudo. Mas na falta de gols, o atacante do Atlético contribuiu muito com assistências. Nesse período citado, foram cinco passes para gols. No atual cenário, de seis jogos sem marcar, ele contribuiu com quatro assistências, todas para Paulinho.

É Paulinho, inclusive, que assumiu o protagonismo do Atlético no quesito gols. O atacante da camisa 7 marcou todos os últimos seis gols do Galo no ano, sendo quatro na Arena MRV, nova casa atleticana. A dupla atleticana é, inclusive, a melhor do Brasil em números, e mostra cada vez mais entrosamento. No último jogo, Hulk assistiu novamente Paulinho e elogiou o companheiro, mas também segue na caça pelo primeiro gol na casa nova.

Hulk menos artilheiro e mais passador

Em 2023, Hulk está “menos artilheiro”. Ele atingiu na última rodada o mesmo número de jogos (46) que fez em todo 2022, quando se lesionou e perdeu a reta final do ano. Com 22 gols na atual temporada, ele tem sete a menos do que marcou na última. Por outro lado, ele tem quatro assistências a mais e, atualmente, é o líder no quesito em todo o Campeonato Brasileiro, com seis na competição, e no Galo, com nove.

Mas não é só a estatística final, da assistência, que Hulk lidera no Atlético e no Brasileirão. Entre os atacantes, ele é o que tem mais grandes chances criadas e passes decisivos, mostrando que se tornou também um criador de jogadas no Galo.

Vale ressaltar que Hulk nunca foi “só” um goleador no Atlético. Em 2021, além de artilheiro (36 gols), ele também foi o líder de assistências (12) no ano do Galo. Em 2022, ocupou a terceira colocação no elenco nesse quesito, tendo cinco ao todo, ficando atrás de Arana (8) e Nacho (10). Ao todo, nos 160 jogos que já tem pelo alvinegro, ele contribuiu com 26 assistências.

Hulk pelo Atlético:

  • 2023: 46 jogos, 22 gols e 9 assistências
  • 2022: 46 jogos, 29 gols e 5 assistências
  • 2021: 68 jogos, 36 gols e 12 assistências

Parceria com Paulinho ajuda

Como já citado, Paulinho assumiu o protagonismo em relação aos gols do Atlético nos últimos jogos. Com 21 gols na temporada, ele é o primeiro a ameaçar tirar a artilharia do clube das mãos de Hulk. Mas essa disputa não interfere no que eles fazem em campo. Pelo contrário, a dupla é a que mais se acha em campo dentre as duplas do Brasil.

Hulk deu nove assistências em toda a temporada do Atlético, sendo oito delas para Paulinho. Pavón, na partida do primeiro turno contra o Cuiabá, foi o outro jogador a receber um passe para gol do camisa 7. Já Paulinho contribuiu com seis assistências no ano, sendo cinco delas para Hulk. Edenílson, contra o Carabobo-VEN, na Libertadores, é o outro a receber passe do 10 atleticano.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo