Brasil

Grêmio renova com Gustavo Martins — mas isso significará mais chances para o zagueiro?

Com vínculo ampliado até 2027, zagueiro de 21 anos ganha a concorrência de mais dois companheiros na zaga do Tricolor Gaúcho

Depois de uma longa negociação, o Grêmio anunciou na manhã desta sexta-feira (31) a renovação de contrato de Gustavo Martins. O novo vínculo do zagueiro carioca de 21 anos, formado nas categorias de base do Tricolor Gaúcho, é válido até final de 2027.

A discussão sobre a renovação do contrato de Gustavo Martins se estende desde o início do ano. Com o assédio do Braga, de Portugal, que fez mais de uma proposta ao Grêmio pelo zagueiro, o empresário do atleta queria valorização salarial, que agora foi atendida.

Torcida do Grêmio pede mais chances para Gustavo Martins

Em meio a esse imbróglio, Gustavo Martins jogou 12 das 26 partidas do Grêmio nesta temporada, sendo sete como titular e marcou dois gols — nas derrotas por 2 a 1 para o Caxias, na estreia no Campeonato Gaúcho, e para o Vasco da Gama, na estreia do Campeonato Brasileiro.

Porém, grande parte da torcida gremista gostaria que Gustavo Martins recebesse mais oportunidades, principalmente pelos problemas que o Tricolor Gaúcho apresentava no sistema defensivo desde a temporada passada. Essas chances não virem com frequência eram atribuídas, em parte, justamente pela dificuldade do acerto para renovação de contrato.

Agora, com o vínculo estendido e, por consequência, maior proteção ao assédio do mercado, a expectativa é que a minutagem de Gustavo Martins aumente. Mas isso não é garantido, já que, mesmo com Geromel lesionado, e com contrato se encerrando na metade do ano, o jovem zagueiro permanece no banco de reservas, como alternativa imediata aos titulares Rodrigo Ely e Kannemann.

Jemerson e Rodrigo Caio serão mais dois concorrentes

Além disso, no último dia 22, o Grêmio anunciou a contratação de Jemerson, que chega com status de titular. O ex-zagueiro do Atlético-MG se apresentará no Tricolor Gaúcho no dia 10 de junho, e poderá jogar a partir de 10 de julho, quando abre a janela de transferências do futebol brasileiro.

Quem também reforçará a zaga do Grêmio, mesmo com todo histórico de lesões no joelho, é Rodrigo Caio. O ex-zagueiro do Flamengo, inclusive, já está no Rio Grande do Sul. Ele desembarcou na última quinta-feira (30) na base aérea de Canoas, já que o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, foi inundado pelas enchentes.

Oportunidades podem aparecer devido à sequência intensa de jogos

O que pode favorecer Gustavo Martins é a sequência intensa de jogos que o Grêmio terá por conta das partidas adiadas devido à tragédia climática no Rio Grande do Sul. À exceção de Natã, todos outros companheiros de zaga do elenco têm mais de 30 anos, e não suportarão todas partidas.

Ainda assim, a lista é extensa. Geromel (quando retornar), Kannemann, Rodrigo Ely, Jemerson, Rodrigo Caio, Gustavo Martins e Natã. Dos sete, só jogarão dois de cada vez, já que a ideia de três zagueiros parece ter ficado no passado para o técnico Renato Portaluppi.

Gustavo Martins pelo profissional do Grêmio

  • 37 jogos (15 como titular)
  • 3 gols
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo