Brasileirão Série A

Vasco aproveita tradicionais falhas do Grêmio para estrear com vitória no Brasileiro

Em dia de homenagens ao ídolo Roberto Dinamite, o Vasco venceu o Grêmio por 2 a 1, em São Januário, e largou acima das expectativas no Brasileiro

Apesar de entrarem no Campeonato Brasileiro com expectativas diferentes, Vasco e Grêmio fizeram jogos distintos das suas ambições na competição. Em São Januário, o Cruz-Maltino foi superior, mais efetivo e venceu o Tricolor por 2 a 1, neste domingo (14), pela primeira rodada da competição. David e Mateus Carvalho marcaram os gols do Vasco ainda no primeiro tempo da partida e garantiram os primeiros três pontos do time da casa. O Tricolor, pressionando pela campanha ruim na Copa Libertadores, descontou com Gustavo Martins e, agora, também começa o Brasileiro com o pé esquerdo.

Como Vasco e Grêmio chegaram para a partida

Depois de um mês sem atuar, o Vasco entrou em campo com mudanças importantes no time. Sem Payet e Zé Gabriel, lesionados, o técnico Ramón Diaz escalou o Cruz-Maltino com Mateus Carvalho, Sforza e Galdames no meio. Além disso, desfez o esquema com três zagueiros, deixando Medel e Léo no setor, e reforçou o ataque, composto por Rossi, David e Vegetti.

Pelo lado do Grêmio, depois de estranhamente poupar jogadores no meio de semana, na Copa Libertadores, Renato Gaúcho escalou o que tinha de melhor à disposição. No ataque, o esperado trio Soteldo, Pavón e Diego Costa, enfim, começaram juntos uma partida nesta temporada.

Vasco é mais efetivo e sai na frente

Apesar das expectativas diferentes sobre cada clube neste Brasileiro, quando a bola rolou, a impressão era de que o Vasco era quem chegou na competição para brigar na parte de cima da tabela. O time de Ramón Diaz procurou ter mais a bola e buscava espaços na defesa do Grêmio. E, como vem acontecendo desde a última temporada, eles apareceram. E foram muitos.

Rossi até teve uma primeira oportunidade aos 13′, quando recebeu nas costas da zaga em velocidade, tentou driblar Gustavo Martins e, infantilmente, se jogou na área. O árbitro, um dos protagonistas da partida, chegou a marcar o pênalti. Mas, após revisão no VAR, o lance foi anulado e o atacante do Vasco recebeu amarelo. Apesar deste erro, Rossi, uma das apostas de Ramón Diaz, ainda se mostrou uma boa opção. Aos 24′, o atacante cruzou, Marchesin bateu roupa e, no rebote, David, livre na área, mandou de primeira para as redes.

O Grêmio passou e disputar a posse de bola com o Vasco e, quando a tinha, até trabalhava bem, buscando espaços na zaga do Vasco. Mas, sem estes espaços, praticamente não ameaçou o gol de Léo Jardim na primeira etapa. O Vasco, por sua vez, conseguiu ampliar na segunda vez em que chegou com perigo. Aos 36′, em escanteio cobrado por Rossi, Mateus Carvalou pegou de primeira dentro da área e marcou o gol do Vasco. O Grêmio ainda poderia ter a chance de descontar de pênalti na reta final do primeiro tempo, mas o árbitro não marcou uma bola na mão de Lucas Piton, mesmo após revisão no VAR.

Grêmio desconta, mas Vasco segura a vitória

Depois de uma péssima primeira etapa, o Grêmio voltou melhor para a segunda etapa. Logo no primeiro lance do jogo, João Pedro recebeu nas costas da zaga e finalizou cruzado, perto do gol de Léo Jardim. O Vasco ainda respondeu na sequência com Vegetti, mas Marchesin conseguiu fazer a defesa. O jogo ficou mais aberto, com o Grêmio buscando mais o ataque, mas ainda dando espaços na defesa para o Vasco ameaçar.

Apesar de ter mais a bola, o Grêmio pouco conseguia a assustar Léo Jardim. O time de Renato Gaúcho só conseguiu descontar aos 22′, após cobrança de escanteio em que o zagueiro Gustavo Martins apareceu bem na área para finalizar e marcar o gol tricolor.

Naquele momento, já sem Pavón, Soteldo e Diego Costa em campo, o Grêmio precisava dos garotos Gustavo Nunes e Nathan Fernandes para tentar fazer algo no sistema ofensivo, que ainda tinha o ineficiente JP Galvão. Assim, o Tricolor ficou longe do empate, enquanto o Vasco ainda teve chances para ampliar, mas, dessa vez, não conseguiu ser efetivo. Para o Vasco, tudo bem. A vitória já estava garantida.

Próximos jogos do Vasco

  • Red Bull Bragantino x Vasco — Campeonato Brasileiro — quarta-feira, 17 de abril de 2024, 19h (horário de Brasília);
  • Fluminense x Vasco — Campeonato Brasileiro — sábado, 20 de abril de 2024, 16h (horário de Brasília);
  • Vasco x Criciúma — Campeonato Brasileiro — sábado, 27 de abril de 2024, 16h (horário de Brasília);

Próximos jogos do Grêmio

  • Grêmio x Athletico-PR — Campeonato Brasileiro — quarta-feira, 17 de abril de 2024, às 19h (horário de Brasília);
  • Grêmio x Cuiabá — Campeonato Brasileiro — sábado, 20 de abril de 2024, às 18h30min (horário de Brasília);
  • Estudiantes x Grêmio — Libertadores — terça-feira, 23 de abril de 2024, às 19h (horário de Brasília);
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues é jornalista formado pela UFF e soma passagens como repórter e editor de Lance!, Esporte News Mundo e Jogada10.
Botão Voltar ao topo