Brasil

Em ensaio para o Gauchão, primeiro time titular do Grêmio em 2024 tem novidades na defesa

Em jogo-treino contra o Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul, Renato Gaúcho montou o primeiro time titular do Grêmio em 2024

O Grêmio realizou na tarde desta terça-feira (16) seu primeiro e único jogo-treino da pré-temporada. No CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre, o Tricolor Gaúcho goleou o Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul (SIAPERGS) por 9 a 0. Os gols foram marcados por João Pedro Galvão (2x), André (2x), Galdino, Villasanti, Jhonata Robert, Dodi e um contra. A atividade foi fechada à imprensa. Apenas 10 sócios do clube, que participaram de ação com patrocinador, e seus acompanhantes puderam estar presentes.

A formação que Renato Gaúcho colocou em campo para iniciar a atividade teve Caíque; João Pedro, Rodrigo Ely, Gustavo Martins e Reinaldo; Villasanti e Pepê; Galdino, Cristaldo e Soteldo; João Pedro Galvão. Pode ser um indício de time titular para a estreia no Campeonato Gaúcho, no próximo sábado (20), às 16h30min, contra o Caxias, no Centenário.

Escalação teve novidades no sistema defensivo

A utilização de Caíque, mesmo com a chegada de Marchesín, que foi apresentado oficialmente na segunda-feira (15), passa pela incerteza sobre a regularização do argentino a tempo do jogo de domingo. Por se tratar de um estrangeiro que nunca atuou no Brasil, o processo pode ser mais demorado.

A grande surpresa fica por conta da dupla de zaga. Não quer dizer, de maneira definitiva, que os ídolos Geromel e Kannemann serão reservas. Mas indica que o Grêmio aposta muito em Rodrigo Ely e Gustavo Martins para 2024.

Ely retornou ao Brasil, na metade da temporada passada, após 13 anos no futebol europeu. O gaúcho de Lajeado enfrentou dificuldades nos primeiros meses, como falhas no empate em 4 a 4 com o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, e uma lesão muscular. Com a pré-temporada, e completamente reambientado ao Grêmio, onde jogou nas categorias de base, o Tricolor acredita que o zagueiro entregará tudo aquilo que esperava ao repatriá-lo.

Já Gustavo Martins é visto como um jogador muito promissor, e um dos principais ativos do clube. Após 25 jogos em 2023, e a conquista da medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Santiago com a Seleção Brasileira, o zagueiro de 21 anos despertou interesse do Braga, de Portugal, que já fez três propostas, recusadas pelo Grêmio, e segue insistindo em sua contratação. Se a oferta não chegar a 5 milhões de euros (R$ 26,7 milhões), a direção tricolor não pretende vender o zagueiro, apostando em valorização ainda maior a partir das oportunidades que o técnico Renato Gaúcho deve dar ao longo da temporada.

Do meio para a frente, sem surpresas no time de Renato

Do meio para frente, a escalação inicial do jogo-treino não apresenta muitas surpresas. Villasanti e Pepê formam a dupla de volantes — Carballo, recuperado de problema no púbis, é reserva. Na linha de três, Galdino joga pela direita, Cristaldo centralizado e Soteldo pela esquerda. João Pedro Galvão é o centroavante enquanto o Grêmio segue com dificuldade para encontrar a reposição para Luis Suárez no mercado.

A maior contestação nesse sistema ofensivo envolve a ponta direita, que tem Galdino ao invés de Nathan Fernandes. Renato e sua comissão técnica lapidam o jovem atacante de 18 anos, que demonstra grande potencial técnico, mas precisa evoluir principalmente no aspecto físico, para suportar a intensidade das partidas por mais tempo, e tático, na parte da recomposição defensiva.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo