Brasil

Protagonista? Grêmio lapida e espera grande ano de Nathan Fernandes após final de 2023 em alta

Destaque do time sub-20 do Grêmio, em que marcou 12 gols em 22 jogos em 2023, Nathan estreou no profissional no início do Brasileirão

A campanha de vice-campeão brasileiro do Grêmio em 2023 contou com a ascensão de Nathan Fernandes como um dos destaques na reta final da competição. O atacante de apenas 18 anos fez bons jogos, com participações decisivas, e se credencia para ser um dos principais nomes do Tricolor Gaúcho em 2024.

Embora ciente de que Nathan ainda precisa ser lapidado em alguns aspectos, especialmente táticos e físicos, o Grêmio tem grande expectativa quanto ao futuro do garoto. Não por acaso, em junho do ano passado, renovou o vínculo do atacante até maio de 2028, com multa rescisória na casa dos 60 milhões de euros (R$ 321 milhões).

Gol da virada sobre o Flamengo e assistência para Suárez contra o Vasco foram momentos de destaque de Nathan Fernandes em 2023

Destaque do time sub-20 do Grêmio, em que marcou 12 gols em 22 jogos em 2023, Nathan estreou no profissional na vitória por 2 a 1 sobre o Athletico-PR, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro, em Curitiba. Porém, foi a partir da 30ª rodada, na goleada por 3 a 0 sofrida para o São Paulo, que o jovem atacante passou a ser utilizado com frequência pelo técnico Renato Portaluppi.

No jogo seguinte ao do Morumbi, Nathan foi decisivo ao entrar e marcar o gol da virada na vitória inesperada, por 3 a 2, sobre o Flamengo, em que o Grêmio não contava com Luis Suárez. O promissor atacante demonstrou poder de decisão e qualidade ao bater cruzado, no cantinho direito de Rossi.

Nathan também infernizou a defesa do Botafogo ao entrar na reta final da virada épica do Tricolor Gaúcho, por 4 a 3, em São Januário. O primeiro jogo como titular foi de boa atuação, contra o Goiás, e o segundo, diante do Vasco, rendeu assistência para o último gol de Luis Suárez na Arena do Grêmio.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Renato elogia Nathan Fernandes, mas alerta que estão o lapidando na parte tática e física

Em meio a essa sequência, Renato elogiou muito o jovem jogador. Ao mesmo tempo em que explicou por que não o lançou antes, em especial no time titular.

— Quando o garoto chega da base para o profissional, o meu trabalho é lapidar, treinar a parte tática. Ele tinha deficiência de voltar para marcar o lateral adversário. É importante isso para ele. Muitas vezes via ele jogar lá embaixo, queria a bola nos pés, não voltava para marcar. No profissional é diferente. Mas ele melhorou bastante. Ele vem se destacando nos treinamentos. […] Tem um futuro brilhante. Tenho conversado com ele. Precisamos que um garoto assim chegue no profissional e estoure. É importante para o clube formar jogadores — frisou o treinador.

O treinador também citou a parte física como aspecto em que Nathan precisa melhorar. No jogo contra o São Paulo, por exemplo, o atacante precisou sair de campo, extenuado, aos 38 minutos do segundo tempo, mesmo tendo entrado aos 28 da primeira etapa.

Em entrevista exclusiva à Trivela, Francesco Barletta, coordenador das categorias de base do Grêmio, disse enxergar com naturalidade essas correções a serem feitas em Nathan.

— Eu acho que é normal. Eu não vejo dessa forma que o jogador tem que subir pronto. Ele tem que ganhar o restante da formação dele lá. A questão física envolve muito aquela ansiedade, do correr muito, do querer resolver as coisas rápido. Tanto é que nos últimos jogos do Nathan ali, ele já conseguiu ser muito mais assertivo, ter muito mais calma. Porque muitas vezes o menino sobe querendo resolver um jogo em cinco, dez minutos. É bom que o menino não suba pronto. Essa palavra do Renato é muito importante, que é lapidar. O treinador do profissional tem esse restante de formação, esse lastro. Quando chega pronto lá, é sinal que ele não tem o que desenvolver. Ele pode ajudar momentaneamente e depois não ter mais como crescer — avaliou Barletta.

Nathan ganha a parceria, ou concorrência, de Soteldo, e deve perder a de Ferreira

Se Nathan já ajudou em um primeiro momento, e a avaliação é de que tem margem de crescimento, é natural que a expectativa seja alta. De, quem sabe, se tornar um dos protagonistas, no decorrer da temporada 2024, de um Grêmio que não terá mais Suárez.

Inicialmente, porém, Nathan precisa focar em se firmar no time titular. Soteldo foi contratado para ser o diferencial pelo lado esquerdo. Com a iminente saída de Ferreira para o São Paulo, que também interessa ao Bahia, o atacante de 18 anos tem um concorrente a menos por aquele setor. Na direita, a disputa pela vaga no 11 inicial é com Galdino, dono de características distintas.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo