Marchesín chegou com gana para jogar, mas quer fazer por merecer a titularidade no gol do Grêmio
Apresentado oficialmente nesta segunda-feira (15) pelo Grêmio, goleiro Agustín Marchesín demonstrou muita vontade de jogar após ficar sem espaço no Celta de Vigo por conta de uma lesão
Agustín Marchesín está louco para jogar pelo Grêmio. Ao menos, foi o que sugeriu o esforço do goleiro argentino para deixar o Celta de Vigo, da Espanha, e vir para o Tricolor Gaúcho. Assim como suas palavras ao ser apresentado oficialmente nesta segunda-feira (15), no CT Presidente Luiz Carvalho, em Porto Alegre.
— Para mim é um prazer muito grande estar em uma equipe como o Grêmio. Quando falamos com Antônio [Brum, vice-presidente de futebol], não tive dúvida nenhuma, porque sabia o que significa o Grêmio na América do Sul. Tinha muita vontade de vir para uma equipe que luta por coisas importantes sempre. Isso motivou muito, estar mais perto da família também — contou Marchesín.
Para concretizar a vinda para o Grêmio, o goleiro chegou a trocar de empresário. Também conseguiu negociar com o Celta a rescisão de seu contrato para que o Tricolor Gaúcho não precisasse pagar pela transferência. Na entrevista coletiva de apresentação, Marchesín agradeceu ao clube espanhol pela compreensão.
BIENVENIDO 🇦🇷🧤🇪🇪 Hoje, o novo #ReforçoTricolor Marchesín foi apresentado oficialmente e mandou um SALUDO para ti, torcedor gremista!
Aperta o ▶️ e confere! pic.twitter.com/GhofPPq4sG
— Grêmio FBPA (@Gremio) January 15, 2024
Marchesín só jogou uma vez após se recuperar de lesão no tendão de aquiles
Multicampeão por Lanús, Santos Laguna, América do México e Porto, Marchesín teve sua passagem prejudicada no Celta por conta de uma lesão no tendão de aquiles, sofrida em fevereiro do ano passado. Desde que retornou, atuou somente uma vez. Mas ele garante estar bem, faltando apenas ritmo de jogo. O que ele quer, e muito, adquirir o quanto antes no Grêmio.
— Só falta ritmo de jogo. Estou muito bem, treinando muito bem há muito tempo. A recuperação da lesão foi muito boa. Já faz 10 meses da lesão, isso é muito tempo de trabalho, muito tempo para estar hoje aqui. Eu necessito jogar, quero jogar. À medida que passarem os jogos vou me sentir melhor, isso é normal. Não estou lesionado, mas chego a uma equipe nova, que normalmente os primeiros jogos são de adaptação. Faz muito tempo que não jogo, por isso estou com mais gana, mais alegria de jogar e mostrar o que posso dar dentro de campo — garantiu Marchesín.
Marchesín quer ser titular ‘por merecimento, não por obrigação’
Mas o goleiro de 35 anos quer conquistar seu espaço ‘na bola’. Mesmo que esteja claro que ele foi contratado para ser titular do Grêmio em um ano de Libertadores, para a qual a direção entendia ser necessária a contratação de um arqueiro experiente.
— Vim aqui para jogar. Mas vou trabalhar para isso. Falei para o Antônio [Brum], na primeira vez que conversamos, que eu não venho aqui para ser titular, mas para trabalhar para ser titular. Dar o melhor a cada treino, mostrar para o treinador que estou aqui para jogar. Que me ponha por merecimento, não por obrigação. Nunca alguém firma um contrato afirmando que vai ser titular — disse o respeitoso Marchesín.
Novo goleiro do Grêmio prega respeito pela história de Marcelo Grohe, e diz que não veio substituí-lo
O novo camisa 1 do Grêmio também falou sobre a inevitável comparação com Marcelo Grohe. Desde que deixou o clube, no início de 2019, o goleiro campeão da Copa do Brasil e da Libertadores não teve um substituto à altura. Até por isso, um retorno foi cogitado antes da contratação de Marchesín, mas acabou não se confirmando, já que Grohe tem contrato até a metade do ano com o Al-Ittihad, da Arábia Saudita.
— Quando acontece de um jogador conquistar tantas coisas, como foi Marcelo, é um trabalho muito difícil para o clube achar um goleiro que substitua um jogador que é histórico, que fez coisas muito importantes para a instituição. É normal que haja dúvida sobre outro goleiro que possa vir. Mas ninguém está aqui para substituir Marcelo. O que ele fez foi incrível, é um jogador histórico, um ídolo da instituição, e se respeita muito isso. Venho para fazer minha história, dar o melhor de mim. Tomara que no campo possa demonstrar, e que a torcida fique contente com Marchesín, com o trabalho do Grêmio na contratação e a confiança que estão dando — desejou o goleiro.