Brasil

Dirigente revela verdadeiro motivo pelo qual Grohe não voltou ao Grêmio

Após a apresentação oficial do elenco do Grêmio para a temporada 2024, vice-presidente de futebol Antônio Brum revelou que o clube está próximo de anunciar a contratação de um goleiro, que não será Marcelo Grohe

No início da tarde desta terça-feira (9), a Arena do Grêmio recebeu o evento de apresentação do elenco tricolor para a temporada 2024. Após discursar, assim como o presidente Alberto Guerra e o técnico Renato Gaúcho, o vice-presidente de futebol Antônio Brum concedeu entrevista coletiva em que falou sobre a busca do Grêmio por reforços.

Brum revelou que o clube deve anunciar, nas próximas horas, a contratação de um goleiro, que é esperado até o final de semana em Porto Alegre. O vice de futebol gremista não quis revelar o nome, mas trata-se do argentino Agustín Marchesín, de 35 anos, que conseguiu a liberação do Celta de Vigo, da Espanha.

— Esse goleiro que está vindo quis muito estar aqui no Grêmio. Ele segue o perfil de todos outros atletas que a gente contratou, de abrir mão de coisa para estar no Grêmio, de brigar para estar aqui. Está se debatendo mais, e demorando mais para fechar essa contratação, porque a gente precisava que ele se liberasse de graça no clube em que ele está para vir para cá, e até isso ele conseguiu — contou Brum.

Marcelo Grohe não demonstrou interesse de voltar ao Grêmio

Marchesín não era o goleiro dos sonhos da torcida gremista. Esse posto era ocupado por Marcelo Grohe, que está no Al-Ittihad, da Arábia Saudita. Brum disse que buscou informações sobre a situação de Grohe três vezes desde que entrou no departamento de futebol do Grêmio, no final de 2022. Segundo o dirigente, em nenhum momento o arqueiro de 36 anos, campeão da Copa do Brasil e da Libertadores pelo clube, demonstrou vontade de retornar.

— Quando são feitos todos esses movimentos, em que todos eles deixam as portas abertas do clube para o jogador, e mesmo com todas as notícias o jogador não procura o Grêmio… talvez não seja vontade do jogador voltar ao Grêmio. Eu acho que a nossa parte a gente fez, claro que dentro do que é possível conversar — comentou Brum.

Após goleiro, centroavante será a última contratação do Grêmio para o início de 2024

Efetivando a contratação do goleiro, o Grêmio foca, definitivamente, todas suas atenções na busca por um centroavante para suprir a saída de Luis Suárez. O Tricolor Gaúcho tentou a contratação de Funes Mori, que optou por se transferir para o Pumas, do México. Também houve consulta ao camaronês Aboubakar, do Besiktas, mas o negócio é improvável.

— É ruim [o centroavante] não estar aqui no início da pré-temporada? É ruim, mas esse jogador deve vir no meio de temporada [europeia]. Queremos ter um jogador diferente para essa posição, por isso é preciso ter um pouco de paciência — disse Brum.

Além do centroavante, o Grêmio não deve buscar outras contratações neste início de 2024. Até aqui, o clube anunciou apenas o volante Dodi e o atacante Soteldo, ex-Santos. Brum explicou que o departamento de futebol tem um orçamento a cumprir, e o aumento da folha salarial em 10%, chegando a R$ 14 milhões, já foi em grande parte ocupado com renovações de contrato e consequente valorização de alguns jogadores.

Grêmio demonstra confiança na base do time vice-campeão brasileiro

Ao mesmo tempo, o Grêmio demonstra confiar muito na base do time vice-campeão brasileiro em 2023. Isso foi frisado não só por Brum, mas também pelo presidente Alberto Guerra em seu discurso de abertura da temporada.

— Esse elenco foi minuciosamente estudado, e diferente do ano passado, em que houve grande reformulação, agora a palavra-chave é continuidade. Comissão técnica, não há melhor no Brasil. Vieram dois novos jogadores, e virão mais, não estamos sonegando, sabemos que precisamos de reforços, até por uma questão numérica. Mas 2023 nos ensinou muito, de que às vezes dinheiro não é tudo, de que acreditar é importante — disse Guerra, que relembrou conquistas do passado do clube contra adversários mais poderosos financeiramente.

O presidente também riu ao agradecer, com ênfase, Renato por ele estar na reapresentação. A brincadeira teve duas interpretações. Por um lado, porque o treinador gremista costuma estender suas folgas no Rio de Janeiro. Por outro, pode ter sido uma alfinetada no rival, já que, por questões particulares, Eduardo Coudet só se apresenta sábado (13) na pré-temporada do Internacional.

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo