Brasil

Grêmio quer afugentar desconfiança da torcida em estreia do Gauchão contra o Caxias

Grêmio estreia neste sábado (20) na temporada em meio à desconfiança da torcida, que cobra a direção por mais reforços

Um mês e meio depois de terminar o Campeonato Brasileiro como vice-campeão, o Grêmio volta a disputar uma partida oficial neste sábado (20), às 16h30 (horário de Brasília), na estreia do Campeonato Gaúcho, contra o Caxias, no Centenário. Mas se enganou quem imaginava que a torcida tricolor iniciaria 2024 em lua de mel com a equipe, após um ano acima das expectativas para quem retornava da Série B.

Justamente pelo aumento da expectativa para uma temporada em que o Grêmio retorna à disputa da Libertadores, a torcida gremista está frustrada e preocupada com os movimentos tímidos da direção no mercado de transferências. Até aqui, somente três reforços foram contratados: o goleiro Marchesín, o volante Dodi e o atacante Soteldo. Isso para um time que perdeu sua principal estrela, Luis Suárez, e também Ferreira.

A ausência de mais contratações faz com que o Grêmio inicie a temporada com peças contestadas no time titular. São os casos, principalmente, de Reinaldo e João Pedro Galvão. Para a função de centroavante, mesmo que encontre dificuldades, ao menos o Tricolor Gaúcho admite seguir no mercado na busca por um nome de impacto para substituir Suárez. No entanto, para a lateral esquerda, ainda que alguns nomes tenham sido especulados, como Marlon, do Cruzeiro, e Felipe Jonathan, do Santos, não há perspectiva de contratação.

Sem Suárez, time titular do Grêmio mantém base do ano passado

Diante disso, não só para Reinaldo e João Pedro Galvão, mas para o toda equipe, a estreia no Gauchão é a primeira oportunidade para afugentar ao menos parte da desconfiança da torcida. A aposta do Grêmio é na continuidade. Em relação ao time base da temporada passada, são poucas mudanças.

No gol, Marchesín veio para ser titular, mas não tem presença garantida para esse primeiro jogo do ano. Na zaga, Gustavo Martins e Rodrigo Ely podem começar a temporada nos lugares dos ídolos Geromel e Kannemann. No ataque, Soteldo repõe a saída de Ferreira, e João Pedro Galvão, por ora, é o substituto de Suárez.

O Grêmio fez um jogo-treino na pré-temporada, na última terça-feira (16), em que goleou o Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul (SIAPERGS) por 9 a 0. O time que iniciou essa atividade, que deve ser praticamente o mesmo contra o Caxias, teve Caíque; João Pedro, Rodrigo Ely, Gustavo Martins e Reinaldo; Villasanti e Pepê; Galdino, Cristaldo e Soteldo; João Pedro Galvão.

Vice-campeão do Gauchão passado, Caxias chega embalado após acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro

O confronto entre Caxias e Grêmio, que abre o Campeonato Gaúcho de 2024, marca a reedição da final da edição passada. Na ocasião, o Tricolor conquistou o hexacampeonato depois de empate em 1 a 1 no Centenário e vitória por 1 a 0 na Arena do Grêmio. Vice-campeão, o Grená alcançou seu grande objetivo mais tarde na temporada: após oito anos, subiu de volta da Série D para Série C do Campeonato Brasileiro.

Jogadores do Caxias comemora gol no jogo-treino contra o São José. Foto: Vitor Soccol/SER Caxias

O Caxias inicia 2024 embalado por esse feito da temporada passada. O técnico Gerson Gusmão, naturalmente, teve o contrato renovado. Mas o elenco passou por reformulação. Do time titular, mais da metade é composto por reforços. A provável escalação, que iniciou o último jogo-treino da pré-temporada — goleada por 3 a 0 sobre o São José –, tem Fabian Volpi; Matheus Rocha, Dirceu, Cézar Henrique e Dudu Mandai; Barba e Elyeser; Robinho, Tomas Bastos e Vitor Feijão; Álvaro.

Próximos jogos do Grêmio

  • Caxias x Grêmio – Campeonato Gaúcho 2024 – sábado, 20 de janeiro de 2024, às 16h30min, no Centenário, em Caxias do Sul/RS
  • Grêmio x São José – Campeonato Gaúcho 2024 – quarta-feira, 24 de janeiro de 2024, às 21h30min, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre/RS.
  • Brasil x Grêmio – Campeonato Gaúcho 2024 – domingo, 28 de janeiro de 2024, às 16h, no Bento Freitas, em Pelotas/RS.
Foto de Nícolas Wagner

Nícolas WagnerSetorista

Gaúcho, formado em jornalismo pela PUC-RS e especializado em análise de desempenho e mercado pelo Futebol Interativo. Antes da Trivela, passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. Também é coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo