Brasil

‘Contra tudo e contra todos’: esse é o tom do Grêmio na busca pelo hepta campeonato gaúcho

Depois de semana conturbada, personagens do Grêmio alegam perseguição de imprensa, arbitragem e Federação Gaúcha Futebol

Depois de uma semana conturbada, em que perdeu um polêmico clássico Gre-Nal por 3 a 2 e também a Recopa Gaúcha para o São Luiz, o Grêmio se recuperou e encerrou a fase classificatória do Campeonato Gaúcho com goleada por 4 a 1 sobre o Guarany de Bagé, no último sábado (2). Após a partida, já sabedor de que o Brasil de Pelotas será o adversário das quartas de final, os personagens do Tricolor Gaúcho adotaram tom de ‘contra tudo e contra todos' visando à conquista do hepta campeonato estadual.

Muito criticado por não viajar para Ijuí para a Recopa Gaúcha, em que um time alternativo foi comandado pelo auxiliar Alexandre Mendes, o técnico Renato Portaluppi se defendeu e justificou o planejamento. Disse que a decisão havia sido tomada há três semanas, e que o jogo contra o Guarany, para o qual os titulares se prepararam com ele, tinha sim importância, ainda que o Grêmio já estivesse classificado, e em segundo lugar.

Incomodado com ‘cornetinhas do ar-condicionado', Renato resolve fechar os portões do CT à imprensa

Renato frisou que sua decisão contou com a aprovação da diretoria gremista, e que respeita a hierarquia do clube. Mas, por iniciativa própria, resolveu fechar os portões do CT Luiz Carvalho para a imprensa a partir desta segunda-feira (4). Represália às críticas que recebeu principalmente na semana passada.

— Devido aos ‘cornetinhas do ar-condicionado', já vou adiantado para vocês aqui, os portões do CT, agora não tem nada a ver com o presidente, agora tem a ver comigo, vão ficar fechados até segunda ordem. Infelizmente vocês [repórteres] vão pagar por isso. Sabem tudo, criticam, acham que são os donos do pedaço, não querem saber nossas respostas, não dão tempo para nos defendermos. Então os portões do CT, nem percam tempo, vão ficar fechados até segunda ordem. Quando achar que devo abrir, eu vou abrir — determinou Renato.

‘Não vão tirar o campeonato do Grêmio na mão grande', dispara Brum

Se Renato acredita que é perseguido por alguns membros da imprensa, a diretoria do Grêmio pensa o mesmo sobre a Federação Gaúcha de Futebol e a arbitragem. Ao menos foi o que deu a entender o vice-presidente de futebol Antônio Brum, que utilizou expressões fortes e criticou duramente o trabalho de Anderson Daronco no Gre-Nal.

— O Grêmio está extremamente preocupado com o que vem acontecendo. Quero deixar bem claro para a torcida do Grêmio que não vão tirar o campeonato do Grêmio na mão grande. Talvez não seja interessante, para um todo, o hepta campeonato do Grêmio depois do Novo Hamburgo ter ganho o título anterior a esses seis do Grêmio, e o Inter está há tanto tempo sem ser campeão. O que aconteceu no Gre-Nal foi um escândalo. Eu nunca presenciei uma arbitragem com tantos problemas em um jogo só. E isso ligou um alerta que é muito maior — disparou Brum.

O vice de futebol gremista também criticou o regulamento e o calendário do Campeonato Gaúcho. Brum entende que a mudança para 2024, com a inclusão das quartas de final com jogo único, prejudica o Grêmio, que inicia a disputa da Libertadores em abril.

— Um campeonato montado com 12 rodadas para classificar oito clubes. Gerou mais uma partida de quartas de final, a qual acabou empurrando as finais do Gauchão para entre os jogos de estreia do Grêmio na Liberadores. Tem mais essa que não sei se vocês se deram conta. Se não tivesse essa rodada de quartas de final, isso tudo seria antecipado. O Grêmio entraria na Libertadores após o término do Campeonato Gaúcho. Então o alerta está muito ligado sim. O que aconteceu no Gre-Nal deixou a gente de olhos arregalados. […] O Grêmio pode até perder o campeonato em campo, mas não vai perder fora de campo — afirmou.

Grêmio no Campeonato Gaúcho 2024

  • 2º lugar com 23 pontos
  • 11 jogos, 7 vitórias, 2 empates e 2 derrotas
  • 23 gols feitos, 10 gols sofridos
  • 69% de aproveitamento

 

Foto de Nícolas Wagner

Nícolas Wagner

Gaúcho e formado em Jornalismo pela PUC-RS, já passou pela Rádio Grenal e pela RDC TV. É, também, coordenador de conteúdo da Rádio Índio Capilé.
Botão Voltar ao topo