Vitória na Colômbia ameniza clima no Fluminense, mas não esconde desafios do novo técnico
Com gol de Cano, Tricolor bate Once Caldas e estreia com triunfo na Sul-Americana

Germán Cano puniu sua principal vítima na carreira, e o Fluminense estreou com vitória na Copa Sul-Americana. Com gol do atacante argentino, que ultrapassou Fred e se isolou como artilheiro histórico do clube em competições internacionais (21 gols), o Tricolor Carioca bateu o Once Caldas por 1 a 0, no Estádio Palogrande.
O jogo foi o primeiro do time das Laranjeiras após a demissão de Mano Menezes. Técnico interino, Marcão comandou a equipe na noite desta terça-feira (1).
Podemos afirmar
— Noite de Copa (@Noitedecopa) April 2, 2025
NENHUM jogador NA HISTÓRIA tem tantos gols em cima do Once Caldas igual German Cano
12 GOLS EM 14 JOGOS (!!!!)
A maior vítima de German em sua carreira… pic.twitter.com/tVaQXyeRdg
O triunfo soou como um respiro para o Fluminense, que vinha de um vice-campeonato carioca e derrota na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, apesar da reabilitação e dos três pontos conquistados, o Tricolor segue apresentando deficiências notáveis em campo.
Abaixo, a Trivela listou três desafios que o próximo treinador terá à frente do time carioca.
Os desafios do próximo técnico do Fluminense
Definir a dupla de Thiago Silva
Titular absoluto, capitão e líder, Thiago Silva parece não ter um parceiro de zaga a altura no Fluminense. Ao menos, nenhuma das opções do plantel convenceram até o momento. Já testados, Thiago Santos e Ignácio sofreram duras críticas da torcida.
Pedido da comissão técnica de Mano Menezes, Freytes foi titular na derrota para o Fortaleza e também começou jogando nesta terça-feira (1), mas novamente demonstrou insegurança, com falhas de posicionamento e leitura de jogo.

Saída de bola ruim
Contra o Once Caldas, houve uma evolução, mas a saída de bola deve ser um ponto de atenção para o próximo técnico do Fluminense. Diante de Flamengo (final do Carioca) e Fortaleza (estreia do Brasileirão), o time das Laranjeiras apresentou muita dificuldade no quesito.
Sobretudo quando enfrentar equipes que se destacam pela pressão agressiva e bem coordenada, o Tricolor precisa, minimamente, apresentar “antídotos” para sair da “arapuca” adversária.
Melhorar o setor de criação
Jhon Arias Futebol Clube: assim se resume a construção ofensiva do Fluminense neste início de temporada. Referência técnica e motorzinho da equipe, o colombiano tem se desdobrado para armar as jogadas e levar o Tricolor ao ataque. Foi dele, inclusive, a assistência para Germán Cano nesta noite.
Para quem investiu mais de R$ 120 milhões de reais em contratações, é necessário “distribuir” funções e equilibrar o setor de criação. Eis mais uma missão para o treinador que chegar. A ausência de um meia central criativo explica a deficiência do time carioca em trabalhar a bola, efetuar triangulações e criar chances.
Principal articulador do elenco tricolor, Paulo Henrique Ganso está próximo de retornar aos gramados. Diagnosticado com miocardite, uma inflamação no músculo do coração, o camisa 10 ainda não entrou em campo em 2025.
Outro nome interessante para a armação é Rúben Lezcano. Contratado junto ao Libertad, o meio-campista paraguaio estreou na derrota tricolor na Arena Castelão, ao entrar no segundo tempo.

- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Quem será o técnico do Fluminense?
Desde a saída de Mano Menezes, na madrugada de sábado (29) para domingo (30), já foram muitos os técnicos especulados no Fluminense.
Segundo o jornalista Victor Lessa, Gabriel Milito, ex-Atlético-MG, é um dos principais nomes em pauta para assumir o comando do time carioca. Os contatos, inclusive, já teriam sido iniciados, e o presidente Mario Bittencourt é quem conduziria as negociações.
Renato Gaúcho também ganhou força nos bastidores e conta com o apoio de pessoas importantes de dentro do clube. Em entrevista à “ESPN”, o ex-Grêmio abriu o jogo sobre a possibilidade de retornar ao Tricolor, clube que treinou em quatro oportunidades ao longo da carreira.
— Não fui procurado, mas estou aberto a conversar, se receber o convite, para analisar a proposta. Já estou no mercado — disse Renato.