Brasil

Fluminense faz final do Brasileiro sub-17, e geração pode virar maior da história de Xerém

Com 10 jogadores de seleção brasileira de base, Tricolor enfrenta o Palmeiras, fora de casa, e pode unificar títulos nacionais da categoria

Além de um jogo importantíssimo pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense também disputa uma final nesta sexta-feira (1). O Tricolor enfrenta o Palmeiras, no Allianz Parque, às 18h30 (de Brasília), pela final do Brasileirão sub-17, e a Esquadrilha 07 pode se tornar a maior da história de Xerém.

Os nomes já são conhecidos do torcedor. Até porque 10 jogadores que participaram da campanha estiveram na seleção brasileira, nas divisões de base, em algum momento.

campeão da Copa do Brasil sub-17 nesta temporada, o Flu pode fazer história e igualar os títulos nacionais em 2024. A geração recheada de esperança em Xerém acumula grandes resultados há anos. Em 2023, foram sete taças, e os jovens já eram a grande aposta das divisões de base do clube para 2024.

Fluminense aposta em dupla de joias no ataque

Dois jogadores do sub-17 do Fluminense chamam ainda mais atenção no forte time: Riquelme Felipe e Isaque. A dupla decidiu a semifinal, contra o Santos, e a Copa do Brasil, em maio.

Riquelme Felipe e Isaque comemoram classificação à final do Brasileirão sub-17 - Foto: LEONARDO BRASIL/ FLUMINENSE FC
Riquelme Felipe e Isaque comemoram classificação à final do Brasileirão sub-17 – Foto: LEONARDO BRASIL/ FLUMINENSE FC

Enquanto Isaque foi considerado o melhor jogador da Copa do Brasil sub-17, Riquelme foi incluído na tradicional lista “Next Generation”, que lista as 60 maiores revelações de 17 anos de todo o mundo. Mas ele não era o único tricolor entre os maiores talentos da geração.

O outro é o mexicano-brasileiro Matheus Reis, que já integrado ao profissional, não joga a decisão. Riquelme e Isaque se juntarão a ele no CT Carlos Castilho em 2025, conforme antecipado pela Trivela.

Matheus Reis e Riquelme Felipe são as revelações do Fluminense entre as 60 maiores do futebol mundial segundo jornal The Guardian - Foto: Divulgação/FFC
Matheus Reis e Riquelme Felipe são as revelações do Fluminense entre as 60 maiores do futebol mundial segundo jornal The Guardian – Foto: Divulgação/FFC

Palmeiras é o atual bicampeão do Brasileirão sub-17

Se o Fluminense tem sua melhor geração, o Palmeiras não fica distante. Isso porque Estêvão, o grande destaque, já é o craque do time de Abel Ferreira nos profissionais.

Ainda assim, o Verdão tem seus destaques. O artilheiro da equipe e da competição é o atacante Murilo Dourado, que já marcou 12 vezes na competição. O Palmeiras está invicto: são 11 vitórias e dois empates em 13 jogos. Desse jeito, o favoritismo está do lado verde, que com a melhor campanha, decide em casa, no Allianz Parque.

Sub-17 virou prioridade para a base do Brasil… e do Fluminense

Com os jovens destaques deixando o Brasil cada vez mais cedo rumo à Europa, o antes prestigiado sub-20 perdeu força. No Fluminense, é bem, verdade, o clube passou a ter mais esperança porque a geração era muito mais forte do que a dos juniores. E virou prioridade em Xerém.

Trivela apurou, entretanto, que muitos outros clubes já pensavam assim antes. O torcedor que se acostumou a valorizar competições como a Copa São Paulo de Futebol Júnior e o Brasileirão sub-20, entretanto, pode observar que a categoria está cada vez mais fraca no Brasil.

O Fluminense foi campeão brasileiro sub-17 em 2020, na “Geração dos Sonhos”, que tinha nomes como Alexsander, Metinho, Arthur, Matheus Martins e Kayky. Agora, pode faturar o bi. No caminho até a decisão, eliminou Flamengo e Santos. O Palmeiras, por outro lado, passou por Corinthians e Botafogo.

Fluminense conquistou o Brasileirão sub-17 em 2020 -MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Fluminense conquistou o Brasileirão sub-17 em 2020 -MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Confira os jogadores do sub-17 do Fluminense que já chegaram à Seleção

  • Os zagueiros Gorgulho (Brasil Sub-17 em 2024) e Carlos Daniel (Brasil Sub-15 em 2023);
  • O lateral-direito Kaio Borges (Brasil Sub-17 em 2024);
  • O volante Ruan Sales (Brasil Sub-15 em 2023 e Sub-16 em 2024);
  • Os meias Caio Henriques (Brasil Sub-15 em 2023 e Sub-16 em 2024), Naarã Lucas (Sub-15 em 2023), Isaque (Sub-17 em 2024) e Riquelme Felipe (Sub-17 em 2022 e 2024);
  • E os atacantes Wesley Natã (Sub-15 em 2023 e Sub-16 em 2024) e Matheus Reis (Brasil Sub-17 em 2023 e México Sub-18 em 2024).

Veja onde assistir à final do Brasileiro Sub-17

Fluminense e Palmeiras decidem o Campeonato Brasileiro sub-17.

  • Data e horário: sexta, 1 de novembro de 2024, às 18h30 (horário de Brasília);
  • Transmissão: SporTV (TV fechada).
  • Local: Allianz Parque, em São Paulo.
Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo