Brasil

Fluminense tem duas das maiores joias sub-17 do mundo; saiba os planos do clube

Riquelme Felipe e Matheus Reis, do Flu, estão em lista que conta com apenas três brasileiros

A tradicional lista do jornal The Guardian, da Inglaterra, destacou os 60 maiores talentos sub-17 do futebol mundial. O Fluminense tem dois jogadores presentes, e a Trivela revela os planos do clube para eles.

São três os brasileiros presentes na lista do Guardian: Estêvão, do Palmeiras, Gabriel Carvalho, do Internacional, e Riquelme Felipe, do Flu. Isso porque o Tricolor também conta com o mexicano Matheus Reis na lista.

Matheus é filho do ex-volante Elias dos Reis, que passou boa parte da carreira no futebol do México, e por isso, nasceu na capital do país. Ele é constantemente convocado para as duas seleções e ainda não tomou a decisão de qual irá defender no futuro.

Os dois jogadores do Fluminense fazem parte de uma das melhores gerações da história de Xerém, a Esquadrilha 07. A Trivela já contou a história do time que quase não perde e conta com nomes que já são conhecidos pelos torcedores.

Fluminense já trouxe Matheus Reis para o time profissional

Tanto Matheus Reis quanto Riquelme Felipe já fazem parte dos planos do time profissional do Fluminense. Os dois jogadores costumam treinar com o elenco comandado por Mano Menezes.

Matheus Reis é uma das grandes joias de Xerém, e Fluminense já lida com assédio dos europeus - Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Matheus Reis é uma das grandes joias de Xerém, e Fluminense já lida com assédio dos europeus – Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Matheus já até foi relacionado, mas ainda não estreou como profissional. Isso porque sofreu seguidas pequenas lesões nos músculos posteriores das duas coxas, naturais para um jogador em fase de crescimento e com fortes estímulos físicos na transição.

O jovem recebe forte assédio do futebol europeu desde os 15 anos. Seu pai, Elias, é um dos responsáveis pela sua carreira, e não deseja uma transferência neste momento. O Flu, além disso, pretende ter retorno técnico com Matheus já nos próximos meses.

Matheus Reis em treino no CT Carlos Castilho: jovem mexicano-brasileiro já é esperança no Fluminense - Foto:  LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
Matheus Reis em treino no CT Carlos Castilho: jovem mexicano-brasileiro já é esperança no Fluminense – Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Móvel, Matheus Reis pode jogar como centroavante, nas pontas e até por trás do camisa 9. O mexicano-brasileiro já foi parceiro de ataque de Kauã Elias em vários momentos. Mano Menezes e sua comissão técnica adoram o jogador.

Riquelme Felipe será integrado aos profissionais em definitivo em 2025

Matheus Reis foi o primeiro, e Riquelme Felipe será o próximo da Esquadrilha 07 a servir os profissionais do Fluminense. Por enquanto, o ponta-direita ainda treina e volta a Xerém.

Riquelme Felipe é a próxima revelação de Xerém que integrará os profissionais do Fluminense em 2025 - Foto: LEONARDO BRASIL/ FLUMINENSE FC
Riquelme Felipe é a próxima revelação de Xerém que integrará os profissionais do Fluminense em 2025 – Foto: LEONARDO BRASIL/ FLUMINENSE FC

A Trivela apurou, entretanto, que a partir de janeiro de 2025, isso vai parar de acontecer. É que o jovem ponta-direita passará a integrar o elenco profissional, a pedido da própria diretoria de Xerém.

O jogador atingiu um nível de maturação física e competitividade que, na opinião dos analistas de desempenho e coordenadores metodológicos, está acima das divisões de base. Assim, para receber mais estímulos cognitivos e técnicos, o jovem se tornará profissional em alguns meses.

Isaque é a próxima grande revelação da geração no Fluminense

Outro jogador bem perto de estourar nas divisões de base é o jovem Isaque, da mesma geração. O meia é um autêntico camisa 10, e percorre todo o campo com a bola e sem ela para municiar o forte ataque do sub-17 do Fluminense.

Isaque foi o craque da Copa do Brasil sub-17, conquistada pelo Flu no meio da temporada. Ele marcou seis gols e deu quatro assistências em apenas quatro jogos na competição.

O Tricolor continua vivo no Campeonato Brasileiro da categoria, em que enfrenta o Santos nas semifinais. A Esquadrilha 07 empatou por 2 a 2 no jogo de ida, e agora, enfrentará o Peixe na quarta-feira (23), na partida de volta.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo