Brasil

Quem é a joia mexicana da base do Fluminense que atrai interesse da Europa aos 17 anos

Nascido no México, joia da base do Fluminense é filho de ex-volante Elias, empilha títulos pela base e tem gigantes europeus na cola

O Fluminense guarda uma joia diferente em Xerém nos últimos anos. Destaque da “Esquadrilha 07”, considerada uma das grandes gerações da história da base do clube, Matheus Reis nasceu no México e é disputado pela federação norte-americana com o Brasil.

Matheus é filho do ex-volante Elias Reis, que defendia o Pumas-MEX à época do seu nascimento. Por isso, o jovem de Xerém nasceu na Cidade do México, e só por isso, já tem uma história única.

Um dos grandes jogadores de sua geração, o jovem de 17 anos é disputado pelo México com o Brasil, já que pode escolher a seleção por onde jogar. Por enquanto, ele quer ficar no país onde cresceu. Matheus Reis foi campeão sul-americano sub-17 com a Seleção Brasileira em 2023.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Matheus Reis (@matheusreis_07)

Na última temporada, ele colecionou taças e foi o “caçula” da delegação do Flu que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior, uma categoria acima da sua.

Filho de peixe e furacão em Xerém: quem é a joia do Fluminense

Matheus Reis deu os primeiros passos no futebol em Cambará, no Paraná, bem perto da fronteira com São Paulo, para onde a família se mudou ainda em sua infância. Seu pai, Elias, é paranaense de Jandaia do Sul, pouco mais de 200km distante dali. Rapidamente, o talento ficou claro: filho de peixe, peixinho é.

Em 2019, ainda com 12 anos, o jovem chegou a Xerém e virou um furacão nas divisões de base do clube. O Fluminense correu para mantê-lo por lá mesmo com o assédio de outros clubes brasileiros, mexicanos e europeus. A ótima relação com Elias, a marca da base e a metodologia ajudaram o Tricolor.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Matheus Reis (@matheusreis_07)

Matheus Reis faz parte da Esquadrilha 07, que desde as categorias mais jovens domina o futebol carioca. Ele é uma das maiores esperanças do Fluminense neste momento.

Tanto que, após conquistas durante o ano, foi premiado com a disputa da Copa São Paulo de Juniores em 2024. Ainda na categoria sub-17, ele foi o mais jovem de todo o grupo a viajar para a Copinha, onde teve alguns minutos em campo.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Matheus Reis (@matheusreis_07)

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Matheus Reis empilhou taças pelo Fluminense e Seleção em 2023

A Esquadrilha 07 conquistou muito em 2023 pelo sub-17. Dos impressionantes 24 títulos oficiais conquistados pelas divisões de base do Fluminense na temporada, a categoria foi responsável por sete, e Matheus Reis teve participação direta.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Matheus Reis (@matheusreis_07)

As taças foram conquistas dentro e fora do Brasil. O domínio da geração já se ampliou e muito além dos limites do Rio de Janeiro, onde reina.

Matheus Reis conquistou a Scopigno Cup-ITA Sub-16, Heemskerk Cup-HOL Sub-16, Copa Rio Sub-16, Copa Olaria Sub-16, Campeonato Carioca Sub-17, Recopa Carioca Sub-17 e Taça Guanabara Sub-17.

Ao lado de Esquerdinha e Kauã Elias, outras joias lapidadas juntas, Matheus Reis também fez parte da Seleção Brasileira Sub-17 que conquistou o Sul-Americano em 2023. Ainda no primeiro ano da categoria, um dos maiores funis da base, ele balançou as redes contra o Chile e foi bastante utilizado pelo técnico Phelipe Leal.

Matheus Reis foi cobiçado pela Europa, mas assinou com o Fluminense

Foi em maio de 2023 que o Fluminense assinou o primeiro contrato com sua nova joia. Assim que completou 16 anos, o jovem fechou vínculo até o fim de março de 2028, dois dias antes de completar 21 anos.

A multa rescisória é de 50 milhões de euros (R$ 270 milhões na cotação atual), mas nada que impeça a cobiça dos europeus. Liverpool, Arsenal, Manchester City, Real Madrid, Barcelona e Paris Saint-Germain acompanham bem de perto os passos do jovem, e já fizeram sondagens ao Tricolor, que não quer saber de negociá-lo tão cedo.

Matheus Reis deve disputar competições com o sub-17 e o sub-20 em 2024, para acelerar seu processo de maturação. O clube aposta alto na sua nova joia.

Foto de Caio Blois

Caio BloisSetorista

Jornalista pela UFRJ, pós-graduado em Comunicação pela Universidad de Navarra-ESP e mestre em Gestão do Desporto pela Universidade de Lisboa-POR. Antes da Trivela, passou por O Globo, UOL, O Estado de S. Paulo, GE, ESPN Brasil e TNT Sports.
Botão Voltar ao topo