Brasil

Flamengo e São Paulo fazem consulta por Douglas Costa; veja o que ele pensa sobre o futuro

Douglas Costa está livre no mercado após rescindir com o LA Galaxy e desperta interesse de clubes no Brasil, com Flamengo e São Paulo de olho

Douglas Costa anunciou sua saída do Los Angeles Galaxy, da MLS dos Estados Unidos, há pouco mais de uma semana. Desde então, dois clubes brasileiros entraram em contato com o atacante para saber os seus planos para o futuro. São Paulo e Flamengo fizeram uma consulta informal ao jogador nos últimos dias. O atleta está livre no mercado após antecipar em dois meses o fim de seu vínculo com a equipe norte-americana.

Conforme apurado pela Trivela, não há qualquer tipo de negociação em andamento, muito menos proposta oficial dos dois clubes pelo jogador até o momento. Nas conversas, as diretorias do Tricolor e do Rubro-Negro apenas procuraram entender o que Douglas Costa pensa como próximo passo da carreira após deixar o clube. Nada avançou além disso.

O que pensa Douglas Costa para o futuro?

Após uma passagem desastrosa pelo Grêmio, seu time do coração, em 2021, Douglas Costa ainda não pensa em retornar ao Brasil. A permanência nos Estados Unidos também está descartada, ao menos neste momento. A sua prioridade é voltar ao futebol europeu. Ele inclusive já despertou o interesse de uma equipe na Europa. Mas o nome e o país deste clube ainda é mantido em sigilo.

No Velho Continente, o atacante defendeu Shakhtar Donetsk, Bayern de Munique e Juventus. O seu melhor momento foi pelo clube alemão sob o comando de Pep Guardiola. Em duas temporadas por lá – 2015/16 e 2016/17 –, foram 77 jogos, com 14 gols e 29 assistências. Ele ainda teve uma breve passagem pela Baviera em 2021, antes de acertar seu retorno ao Grêmio, clube que o revelou em 2008.

São Paulo quer ao menos dois reforços a nível de titularidade

Douglas Costa se encaixa nos planos de Dorival Júnior para o São Paulo em 2024. O treinador dá prioridade à manutenção de seu elenco e entende que o clube precisa de dois a três reforços do mesmo patamar que Lucas Moura e James Rodríguez. Ou seja: jogadores que cheguem já com nível para brigar imediatamente por titularidade em um ano em que o Tricolor voltará a disputar a Libertadores.

– Temos que fazer todas as avaliações possíveis. E temos que trazer no mínimo dois ou três nomes do nível desses que chegaram. Todos estão sendo avaliados, para que erremos menos possível no ano que vem – ressaltou Dorival, em entrevista recente.

Até o momento, não houve qualquer discussão mais definitiva sobre as carências do elenco e necessidades para a próxima temporada. Mas o Tricolor pode buscar opções para os lados do campo e também um substituto para Calleri. O centroavante teve de atuar no sacrifício ao longo de boa parte da temporada. O Tricolor também deve se movimentar no mercado de forma preventiva, como preparação para as possíveis saídas de Lucas Beraldo, Pablo Maia e Rodrigo Nestor.

Tite ainda não pensa em reforços no Flamengo

Com apenas 15 dias de Flamengo, Tite ainda não pensa em reforços para a próxima temporada. O treinador foca em dar a sua cara à equipe e, quem sabe, buscar o Botafogo na briga pelo título no Brasileirão. Em paralelo, a diretoria dá prioridade a renovações. O clube já tem acertos alinhados com Bruno Henrique e Gabigol para estender os vínculos dos dois atacantes.

Tite, aliás, não fez pedidos expressos de nomes ou indicou alvos no mercado à diretoria. Mas o treinador gosta muito do futebol de Douglas Costa, um de seus homens de confiança na Copa do Mundo de 2018. Além disso, o Flamengo pretende investir pesado na próxima janela de transferências, após um 2023 de fracassos em todas as competições.

Como Douglas Costa foi nos EUA?

Após temporadas seguidas em que sofreu com problemas físicos por Juventus, Bayern de Munique e Grêmio, Douglas Costa teve uma passagem discreta pela MLS. O jogador defendeu o LA Galaxy em duas temporadas. Ao todo, ele atuou em apenas 51 jogos, com oito gols e oito assistências neste período.

O atacante viveu muito mais de lampejos do que de momentos de regularidade como protagonista da equipe. Tanto que o Galaxy sequer se classificou para os play-offs da Conferência Oeste da MLS nesta temporada. Bem longe disso. Ficou em 13º, com 36 pontos – a penúltima colocação de um total de 14 equipes.

Nota oficial de Douglas Costa

Hoje encerro mais um capítulo da minha carreira. LA Galaxy e eu chegamos a um acordo, para encerrarmos o nosso período juntos. Eu gostaria de agradecer meus companheiros, os funcionários e cada um dos torcedores do Clube.

Muito obrigado por tudo!!! O Los Angeles Galaxy sempre estará no meu coração. E agora, vamos fazer um novo capítulo. Nos próximos dois meses, vou definir o meu futuro.

A história do DC continua…

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo