Flamengo amplia sequência de jogos sem sofrer gol e é a melhor defesa do Brasil (por muito)
Defesa armada por Tite no Flamengo sofreu apenas um gol em 2024, de longe a melhor marca entre clubes da Série A
A vitória sobre o Fluminense marcou mais uma partida no qual o Flamengo não foi vazado. A defesa montada por Tite mudou da água para o vinho depois de um 2023 bastante conturbado, em que o setor foi considerado o grande calcanhar de aquiles da equipe. Os números são expressivos, os melhores entre clubes da Série A por ampla margem.
Com as mesmas peças que Sampaoli e Vítor Pereira, por exemplo, Tite conseguiu retomar a confiança do torcedor na defesa do Flamengo. E olha que o treinador sequer utilizou sua nova peça para o sistema: Léo Ortiz. O zagueiro esteve no banco de reservas no Fla-Flu deste sábado (09), mas ainda não fez sua estreia.
A melhor defesa do Brasil
Não resta dúvida que o sistema defensivo do Flamengo é o mais confiável do país neste início de 2024. Os números não mentem: ao longo de 12 jogos oficiais, o Rubro-Negro sofreu apenas um gol. É importante frisar que a equipe de Tite também foi vazado em uma partida não oficial, no amistoso contra o Orlando City, que terminou empatado por 1 a 1.
A estatística coloca o Flamengo em outra atmosfera no ranking das melhores defesas entre clubes da Série A. O time mais próximo do Rubro-Negro na lista é o Atlético Mineiro, com cinco gols a mais, em top-5 que também conta com Athletico Paranaense, Cruzeiro e Internacional.
- Flamengo – 1 gol sofrido em 12 jogos
- Atlético Mineiro – 6 gols sofridos em 9 jogos
- Athletico Paranaense e Cruzeiro – 7 gols sofridos em 12 e 9 jogos
- Internacional – 8 gols sofridos em 13 jogos
O mais impressionante é a maneira com que o Flamengo domina seus adversários defensivamente. A bola aérea está muito bem sincronizada, e os dois zagueiros contam velocidade e força física para vencer os atacantes adversários. Os laterais também ganham reforço dos pontas, algo que deixa as laterais ainda mais sólidas. Rossi, quando exigido foi muito bem.
Número de jogos sem sofrer gol é mais um testamento
Com o baixo número de gols sofridos, o Flamengo também acumula um número altíssimo de jogos sem ser vazado. A sequência já é de dez partidas sem ouvir a torcida adversária celebrar. O último compromisso assim foi o amistoso diante do Orlando City, citado na matéria, que ocorreu no dia 27 de janeiro, ou seja, o Rubro-Negro está há mais de um mês sem conceder.
Entre esses dez jogos, o Flamengo teve quatro clássicos, sendo dois contra o Fluminense e um diante de Botafogo e Vasco, respectivamente. O único que teve chances reais de quebrar a sequência da equipe de Tite foi o Cruz-maltino, mas Léo Pereira tratou de salvar em cima da linha em duas oportunidades. O zagueiro também marcou na vitória sobre o Alvinegro da estrela solitária.
Cléber Xavier, auxiliar de Tite, falou sobre o grande momento vivido na coletiva após a vitória no Fla-Flu.
— A gente no processo defensivo faz a marcação nas três alturas. Fizemos pressão alta, forte. Com todas as formas que eles tem de saída. Na média também estávamos organizados. Na baixa, a gente já vem trabalhando e conforme o adversário a gente muda. Estudamos muito os adversários para isso. Não é a melhor defesa. É o time. É o time que se defende. Eles tem solidariedade. É o coletivo para jogar, mas também para defender. A gente bate na questão do equilíbrio: quanto menos tomar gol é importante, mas também buscar o gol com a posse. Roubar a bola na frente é levar perigo no adversário. A gente fez bem. Temos evoluído — analisou.
Peças interessantes em todos os setores
Com a chegada de Léo Ortiz, Tite também pode se sentir mais tranquilo com relação ao elenco. Agora, o Flamengo tem pelo menos duas boas opções para cada posição da defesa, ou seja, não perde muito ao nível caso aconteça algum problema físico ou de saúde. A falta de peças viáveis no sistema defensivo, inclusive, foi um dos principais fatores para a derrocada em 2023.
Para a zaga, o Flamengo conta com Fabrício Bruno e Léo Pereira, titulares no momento, David Luiz e Léo Ortiz. Na lateral-direita, Varela e Wesley compõem o lado direito, ainda que o Garoto do Ninho não tenha sido relacionado para o Fla-Flu, por conta de uma lesão muscular. Na esquerda, Viña e Ayrton Lucas são duas opções de calibre internacional.
O momento é excelente e só consolida ainda mais a confiança de um Flamengo que tem tudo para voltar a ser protagonista em 2024. Tite, no seu melhor estilo, conseguiu trazer o equilíbrio de volta ao Rubro-Negro, após algum tempo de instabilidade.