Brasil

Flamengo amplia sequência de jogos sem sofrer gol e é a melhor defesa do Brasil (por muito)

Defesa armada por Tite no Flamengo sofreu apenas um gol em 2024, de longe a melhor marca entre clubes da Série A

A vitória sobre o Fluminense marcou mais uma partida no qual o Flamengo não foi vazado. A defesa montada por Tite mudou da água para o vinho depois de um 2023 bastante conturbado, em que o setor foi considerado o grande calcanhar de aquiles da equipe. Os números são expressivos, os melhores entre clubes da Série A por ampla margem.

Com as mesmas peças que Sampaoli e Vítor Pereira, por exemplo, Tite conseguiu retomar a confiança do torcedor na defesa do Flamengo. E olha que o treinador sequer utilizou sua nova peça para o sistema: Léo Ortiz. O zagueiro esteve no banco de reservas no Fla-Flu deste sábado (09), mas ainda não fez sua estreia.

A melhor defesa do Brasil

Não resta dúvida que o sistema defensivo do Flamengo é o mais confiável do país neste início de 2024. Os números não mentem: ao longo de 12 jogos oficiais, o Rubro-Negro sofreu apenas um gol. É importante frisar que a equipe de Tite também foi vazado em uma partida não oficial, no amistoso contra o Orlando City, que terminou empatado por 1 a 1.

A estatística coloca o Flamengo em outra atmosfera no ranking das melhores defesas entre clubes da Série A. O time mais próximo do Rubro-Negro na lista é o Atlético Mineiro, com cinco gols a mais, em top-5 que também conta com Athletico Paranaense, Cruzeiro e Internacional.

  1. Flamengo – 1 gol sofrido em 12 jogos
  2. Atlético Mineiro – 6 gols sofridos em 9 jogos
  3. Athletico Paranaense e Cruzeiro – 7 gols sofridos em 12 e 9 jogos
  4. Internacional – 8 gols sofridos em 13 jogos

O mais impressionante é a maneira com que o Flamengo domina seus adversários defensivamente. A bola aérea está muito bem sincronizada, e os dois zagueiros contam velocidade e força física para vencer os atacantes adversários. Os laterais também ganham reforço dos pontas, algo que deixa as laterais ainda mais sólidas. Rossi, quando exigido foi muito bem.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 4.800 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Número de jogos sem sofrer gol é mais um testamento

Com o baixo número de gols sofridos, o Flamengo também acumula um número altíssimo de jogos sem ser vazado. A sequência já é de dez partidas sem ouvir a torcida adversária celebrar. O último compromisso assim foi o amistoso diante do Orlando City, citado na matéria, que ocorreu no dia 27 de janeiro, ou seja, o Rubro-Negro está há mais de um mês sem conceder.

Entre esses dez jogos, o Flamengo teve quatro clássicos, sendo dois contra o Fluminense e um diante de Botafogo e Vasco, respectivamente. O único que teve chances reais de quebrar a sequência da equipe de Tite foi o Cruz-maltino, mas Léo Pereira tratou de salvar em cima da linha em duas oportunidades. O zagueiro também marcou na vitória sobre o Alvinegro da estrela solitária.

Cléber Xavier, auxiliar de Tite, falou sobre o grande momento vivido na coletiva após a vitória no Fla-Flu.

— A gente no processo defensivo faz a marcação nas três alturas. Fizemos pressão alta, forte. Com todas as formas que eles tem de saída. Na média também estávamos organizados. Na baixa, a gente já vem trabalhando e conforme o adversário a gente muda. Estudamos muito os adversários para isso. Não é a melhor defesa. É o time. É o time que se defende. Eles tem solidariedade. É o coletivo para jogar, mas também para defender. A gente bate na questão do equilíbrio: quanto menos tomar gol é importante, mas também buscar o gol com a posse. Roubar a bola na frente é levar perigo no adversário. A gente fez bem. Temos evoluído — analisou.

Peças interessantes em todos os setores

Com a chegada de Léo Ortiz, Tite também pode se sentir mais tranquilo com relação ao elenco. Agora, o Flamengo tem pelo menos duas boas opções para cada posição da defesa, ou seja, não perde muito ao nível caso aconteça algum problema físico ou de saúde. A falta de peças viáveis no sistema defensivo, inclusive, foi um dos principais fatores para a derrocada em 2023.

Para a zaga, o Flamengo conta com Fabrício Bruno e Léo Pereira, titulares no momento, David Luiz e Léo Ortiz. Na lateral-direita, Varela e Wesley compõem o lado direito, ainda que o Garoto do Ninho não tenha sido relacionado para o Fla-Flu, por conta de uma lesão muscular. Na esquerda, Viña e Ayrton Lucas são duas opções de calibre internacional.

A defesa é o setor de maior destaque do Flamengo neste início de 2024 (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF/Sipa USA)

O momento é excelente e só consolida ainda mais a confiança de um Flamengo que tem tudo para voltar a ser protagonista em 2024. Tite, no seu melhor estilo, conseguiu trazer o equilíbrio de volta ao Rubro-Negro, após algum tempo de instabilidade.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo