Convocação de Fabrício Bruno justifica ainda mais movimento do Flamengo por Léo Ortiz
Tite precisará muito de Léo Ortiz, não só pelo excelente nível técnico, mas pelo grande momento de exigência que o 2023 apresentará ao Flamengo
A torcida do Flamengo ganhou uma excelente notícia ao longo desta semana. O zagueiro Fabrício Bruno, no clube desde 2022 e que vive excelente fase sob a batuta de Tite, foi convocado pela primeira vez para integrar o elenco da Seleção Brasileira. O chamado não é motivo de sorriso apenas para o atleta, mas sim por todo o Rubro-Negro, que vê boa parte dos seus planos se concretizarem.
O Campeonato Carioca ficará parado durante a Data Fifa e, por isso, Fabrício Bruno não será desfalque para Tite. O período sem o zagueiro, no entanto, abre uma brecha para que o comandante comece a adaptar Léo Ortiz ao time titular, ao lado de Léo Pereira. Funciona para o Flamengo, que espera não perder nem um pouco do nível quando o reforço começar as partidas.
Início de ano avassalador de Fabrício Bruno
A boa fase de 2023 concedeu a oportunidade de renovação com o Flamengo e, desde então, Fabrício Bruno deu um passo a mais dentro de campo. Cada vez mais sólido no campo defensivo, o defensor aprimorou ainda mais a velocidade e o jogo aéreo com Tite. Não à toa que o Rubro-Negro não foi vazado nenhuma vez quando ele esteve em campo, pelo menos entre os jogos oficiais.
Até mesmo no passe, fundamento considerado um calcanhar de aquiles, Fabrício Bruno tem sido praticamente perfeito. A precisão é de 93% e supera os 65% nos lançamentos, algo muito interessante para um zagueiro. A convocação não veio de graça, é muito merecida e condiz com aquilo que o defensor vem apresentando desde o ano passado.
Dupla com Léo Pereira é perfeita
O grande começo, sem nenhuma coincidência, esteve atrelado ao entrosamento com Léo Pereira. Um destro e um canhoto, a dupla de zaga está invicta em 2024 e não sofreu um gol sequer quando combinados no time titular. Eles estiveram em campo nessas condições em sete partidas, com as outras cinco sendo disputadas entre David Luiz e defensores das categorias de base, como Cleiton e Carbone.
? Com Léo Pereira e Fabrício Bruno em campo, o @Flamengo segue invicto e sem sofrer gols em 2024. ??
Jogos: 7 – 7
Gols: 3 – 0
Acerto no passe: 91% – 93%
Acerto no passe longo: 62% – 67%
Duelos aéreos ganhos: 71% – 57%
Ações defensivas: 19 – 27
Notas Sofascore: 7.47 – 7.34 pic.twitter.com/JEkNRG64SQ— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) March 12, 2024
Léo Ortiz terá boa oportunidade para mostrar serviço
O reforço chegou ao Flamengo com enorme expectativa, mas, pelo manejo de elenco de Tite, não teria uma oportunidade logo de cara. Ainda que tenha realizado pré-temporada completa no Red Bull Bragantino e se apresentado bem fisicamente ao Rubro-Negro, Léo Ortiz não entrou na vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense, no jogo de ida da semifinal do Carioca. O momento é de cautela, mas deve mudar durante a Data Fifa.
Na ausência de Fabrício Bruno, Tite terá mais tempo para ambientar Léo Ortiz ao sistema defensivo e cultivar entrosamento, tanto com Léo Pereira quanto com David Luiz. Pelas características semelhantes ao convocado para a Seleção Brasileira, o novo reforço tem tudo para se adaptar melhor ao companheiro canhoto e, quem sabe, começar a cavar vaga como titular.
Tite está ciente do calibre das opções que tem para a zaga, mas não lutaria por Léo Ortiz à toa. O treinador vê o ex-Red Bull Bragantino com um potencial absurdo de voltar a ser o melhor zagueiro do país, como foi em 2021. O período de Data Fifa será fundamental que o treinador ajude nessa ambientação e deixe o defensor ainda mais à vontade no Flamengo.
Flamengo perderá outros na Data Fifa
Além de Fabrício Bruno, Ayrton Lucas também foi convocado por Dorival Júnior para os amistosos contra Inglaterra e Espanha. O lateral esquerdo deixou o Fla-Flu do último sábado (09) com dores na coxa, mas não preocupa para o jogo da volta. Pedro e Léo Pereira também viviam expectativas pelo chamado e acabaram ficando de fora da lista final.
- Inglaterra x Brasil – 23 de março, às 16h (de Brasília) – Wembley Stadium, Londres (ING)
- Espanha x Brasil – 26 de março, às 17h (de Brasília) – Santiago Bernabéu, Madrid (ESP)
O Rubro-Negro também possui estrangeiros em profusão nas convocações. Varela, De La Cruz, Arrascaeta e Viña foram chamados por Marcelo Bielsa para os jogos da Seleção Uruguaia, enquanto Erick Pulgar esteve na lista do Chile para os amistosos contra Albânia e França.