Brasil

Resultado vem, mas desempenho muito abaixo deve ligar sinal de alerta no Flamengo

O Flamengo venceu o Botafogo por 1 a 0 nesta quarta-feira (07), mas não convenceu nem um pouco o seu torcedor, em noite de péssimas atuações

A vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, válida pela sétima rodada da Taça Guanabara, não pode mascarar o péssimo desempenho do Flamengo em campo. O gol de Léo Pereira, embora salvador, ofuscou uma atuação fraca do time em todos os sentidos. Essa oscilação vista dentro de campo, sem dúvida, vai tirar Tite da zona de conforto e acender um sinal de alerta no carnaval do Rubro-Negro.

Se contra o Vasco Tite confirmou que o Flamengo teve dificuldades, não houve escapatória das perguntas sobre a péssima atuação no segundo clássico consecutivo. O Rubro-Negro foi um time burocrático e só venceu por conta de uma bola alçada dentro da área. Mesmo assim, o clima é de tranquilidade para trabalhar, já que a situação na tabela de classificação do Estadual é boa.

O que explica o desempenho ruim do Flamengo?

Pensando no básico, o meio-campo do Flamengo deixou muito a desejar no jogo contra o Botafogo. O esquema de Tite com quatro atletas, que já não havia funcionado tão bem assim diante do Vasco, ruiu totalmente nesta quarta-feira (07). Um Pulgar sobrecarregado na defesa e errado muito na saída de bola, além de atuações terríveis de Arrascaeta e De La Cruz, fizeram com que a equipe perdesse bastante em dinamismo.

O Flamengo se resumiu a ligações diretas, tantos dos meias quanto dos zagueiros, e a dupla Pedro e Cebolinha sofreu bastante com a falta de oportunidades. O camisa 11 até procurou mais o jogo, mas não teve criatividade, enquanto o artilheiro teve noite apagadíssima diante da excelente atuação da dupla de zaga do Botafogo. Gerson foi o único que se salvou do meio para frente.

Na defesa, a lateral direita continua sendo um problema. Varela e Wesley, um em cada tempo, apresentaram futebol muito abaixo. Ayrton Lucas teve retorno interessante e conseguiu neutralizar, dentro do possível, as investidas de Luiz Henrique. Léo Pereira, autor do gol, e Fabrício Bruno foram seguros, e Rossi salvou quando foi exigido.

Leo Pereira marcou gol decisivo para vitória do Flamengo no clássico diante do Botafogo (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

É muito pouco para o time titular que é considerado o melhor das Américas. Tite tem razão ao pedir paciência, afinal, ainda estamos no início da temporada, mas a falta de dinamismo do Flamengo impressiona até o mais otimista dos torcedores.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Gabigol e Bruno Henrique melhoram o time no segundo tempo

Como os titulares foram mal de novo, a missão dos reservas foi de melhorar o ímpeto da equipe. O resultado, e os elogios de Tite na coletiva, mostram o quanto eles conseguiram sucesso naquilo que lhes foi designado. Luiz Araújo, Bruno Henrique e Gabigol, embora em noite pouco inspirada, fizeram com que o Flamengo não parasse de lutar por um segundo sequer. Era exatamente disso que o time precisava.

O camisa 10, inclusive, foi quem mais celebrou a vitória junto com a torcida. No meio de tantas atuações apáticas, o espírito do atacante pode ser decisivo para jogos com as circunstâncias apresentadas. Se não vai na técnica, vai na raça.

Situação tranquila na tabela

Os três pontos deixaram o Flamengo de boa na Taça Guanabara. No momento, o Rubro-Negro é vice-líder do torneio, com 12 pontos, podendo ser ultrapassado por cinco times na sétima rodada: Nova Iguaçu, Madureira, Boavista, Vasco e Portuguesa-RJ. Os times de menor expressão se enfrentam, enquanto o Cruz-maltino encara o Audax, lanterna, precisando vencer por cinco gols de diferença para ganhar a posição.

É importante frisar que o Flamengo tem um jogo a menos do que todos os rivais citados, ou seja, o teto de pontuação é ainda maior. O duelo atrasado é justamente o próximo compromisso do Rubro-Negro na Taça Guanabara, diante do Volta Redonda, no Maracanã. A partida acontecerá neste sábado (10), às 16h (horário de Brasília).

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo