Gol de Léo Pereira salva um clássico de péssimo nível técnico entre Flamengo e Botafogo
Clássico carioca termina em festa pelo gol salvador de Léo Pereira, mas nem Flamengo, nem Botafogo, jogaram bem

O Flamengo venceu o Botafogo por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (07), no Maracanã, em jogo válido pela sétima rodada da Taça Guanabara. A expectativa para a partida era alta, mas dizer que as duas equipes decepcionaram as torcidas que foram ao estádio seria um eufemismo. Pela qualidade dos dois times, a partida é séria candidata a uma das piores do Carioca até aqui. Sorte do Rubro-Negro foi que Léo Pereira salvou no fim.
Pior primeiro tempo do Flamengo em 2024
Foi até difícil escrever alguma coisa sobre esse primeiro tempo do Flamengo. Se o time já vinha tendo dificuldade na criação contra o Vasco, a quarta-feira apresentou um deserto de ideias por parte do Rubro-Negro. Um time lento, espaçado e com pouquíssimo poder de decisão, trocou passes esperando momento de epifania dos seus meias, sem sucesso.
Para a sorte do Flamengo, o Botafogo também vivia noite pouco inspirada. Quando chegou, em finalização de Tiquinho Soares, após belo cruzamento do lateral-esquerdo Hugo, Rossi estava lá para salvar. A defesa difícil do goleiro foi o grande momento do Rubro-Negro na primeira etapa. Cebolinha, após o apito do juiz, resumiu bem os 45 minutos do time no Maracanã.
— Voltar melhor para o 2º tempo, foi um primeiro tempo muito abaixo. Não finalizamos direito, não criamos praticamente nada, essa é a verdade. É voltar mais concentrado porque o 1º tempo foi muito abaixo do planejado — disse, em entrevista à Band.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Mais do mesmo na etapa final
O segundo tempo pareceu mais um espelho do primeiro. O toque de bola do Flamengo pouco incomodou o Botafogo e não criou quase nenhuma oportunidade. Para ter uma noção, o chute mais perigoso do Rubro-Negro veio quando Luiz Araújo, que entrou no segundo tempo, finalizou para boa defesa de Gatito Fernández. As mudanças de Tite até melhoraram um pouco o time, mas não foi suficiente.
O meio-campo, grande destaque do Flamengo neste início de temporada, continuou apagado. Pulgar segue com dificuldade em sobrecarga na saída de bola, já que os zagueiros sofrem no fundamento, enquanto Gerson e Arrascaeta viveram noite de pouca inspiração. De La Cruz, que saiu para a entrada de Luiz Araújo, fez sua pior partida pelo Rubro-Negro.
Gabigol e Bruno Henrique também entraram, para tentar incomodar mais a defesa do Botafogo, mas pouco fizeram. Faltava muito para que o Flamengo merecesse vencer a partida no Maracanã, mas o resultado acabou vindo em uma jogada área. Já nos acréscimos, Léo Pereira testou firme, após cruzamento de Ayrton Lucas, e mandou para o fundo das redes. Só o amor mesmo para salvar o Rubro-Negro de uma péssima atuação no Maracanã.
Flamengo 1×0 Botafogo
⚽️ Léo Pereira
? Ayrton Lucas? Carioca | 7ª rodada
— Diário de Torcedor (@DiarioGols) February 8, 2024
Botafogo muito aplicado taticamente
Para o Botafogo, o clássico desta quarta-feira valia como o primeiro grande teste do time na atual temporada. A duas semana da estreia na Copa Libertadores, Tiago Nunes ainda busca um melhor entrosamento da equipe, ainda mais com as chegadas recentes de jogadores como Savarino e, principalmente, Luiz Henrique, que fez a sua estreia pelo clube nesta noite, no Maracanã. E o duelo com o Flamengo só comprovou como o Botafogo ainda tem muito o que evoluir para os duelos decisivos pela segunda fase da Libertadores.
O Flamengo começou melhor a partida, mas o Botafogo logo equilibrou as ações e até teve a melhor chance do primeiro tempo. Aos 15′, após cruzamento de Hugo, Tiquinho Soares finalizou de primeira e obrigou o goleiro Rossi a fazer uma grande defesa. Logo depois, após jogada de Tiquinho Soares na linha de fundo, Júnior Santos finalizou com perigo. Mas ficou por isso mesmo. O Botafogo pode comemorar não ter sofrido tanto com o poderoso ataque rubro-negro, mas a falta de criatividade prejudicou o trabalho da equipe.
Castigo para o cansaço veio no fim
E, se foi um pouco melhor no primeiro tempo, o Botafogo não conseguiu manter o ritmo na volta do intervalo. O Flamengo passou a dominar as ações do jogo, ainda que também não conseguisse criar oportunidades claras de gol e nem sequer obrigar Gatito Fernández a fazer grandes defesas.
Abusando das jogas pelas laterais e das bola em Luiz Henrique para tentar jogadas individuais, o Botafogo praticamente não criou na etapa final e pouco passou do meio de campo. Com um jogo muito disputado, incluindo algumas discussões entre Tiago Nunes e Tite, o Botafogo não conseguiu fazer praticamente nada na reta final do jogo. Para piorar, nos minutos final ainda foi castigado na bola área, em uma falha de Gatito Fernández e Lucas Halter. Se a ideia era testar a equipe para a Libertadores, o Botafogo conseguiu preocupar o torcedor para os desafios que o clube tem em breve na temporada.
Como foi a estreia de Luiz Henrique no Botafogo?
Mesmo com apenas dois treinos com o elenco do Botafogo, o clube promoveu a estreia do atacante Luiz Henrique na noite desta quarta-feira. Ainda assim, a maior contratação da história do clube mostrou desenvoltura e mostrou já estar à vontade com a camisa alvinegra. Luiz Henrique buscou o jogo, principalmente no primeiro tempo, tentou jogadas individuais, driblou e tentou criar oportunidades para os companheiros.

Na segunda etapa, assim como todo o time do Botafogo, Luiz Henrique caiu de produção, mas ainda foi o jogador que mais procurou o jogo – e que mais foi procurado pelos companheiros de time para tentar alguma coisa em meio ao deserto que era o sistema ofensivo do time de Tiago Nunes. Ele ficou em campo durante quase todo o jogo e mostrou que pode acrescentar muita qualidade ao time do Botafogo.
Como fica a situação de Flamengo e Botafogo no Carioca
Com a vitória, o Flamengo se tranquilizou na tabela do Carioca e chega sem muitas obrigações ao jogo contra o Volta Redonda, atrasado da terceira rodada. O próximo compromisso do Rubro-Negro será no sábado de carnaval (10), às 16h (de Brasília), no Maracanã.
O Botafogo, que tem um jogo a mais, ocupa a terceira posição de momento, com 11 pontos, perdendo a vice-liderança para o Flamengo. Agora, o Glorioso só volta a campo na próxima quarta-feira (14), a de cinzas, depois do Carnaval, para enfrentar justamente o Volta Redonda. O confronto acontecerá às 19h (de Brasília), no Raulino de Oliveira.