Brasil

Ataque do Flamengo coleciona bons números em 2024, mas precisa de mais para vencer o Botafogo

Pedro e Cebolinha lideram caminho do Flamengo, com Gabigol e Bruno Henrique mais discretos, e um Luiz Araújo apagado neste início de 2024

As boas opções no ataque fizeram com que Tite pudesse escolher e montar sua melhor formação. Depois de testar Luiz Araújo na direita, o treinador tem seguido um padrão com apenas dois atacantes, Cebolinha e Pedro, na linha de frente. Os dois começaram o 2024 com tudo, mas o desempenho contra o Vasco foi bem abaixo, algo que precisa mudar se o Rubro-Negro quiser vencer o Botafogo.

Pedro e Cebolinha são responsáveis por boa parte dos gols do Flamengo no ano, mas nem sempre vão estar no seu melhor nível, isso é fato. Por isso, as atuações vindas do banco de reservas também são cruciais para Tite e companhia. Luiz Araújo, Bruno Henrique e Gabigol, no entanto, ainda não conseguiram corresponder às expectativas.

Cebolinha e Pedro são titulares justos

A escolha de Tite por manter Cebolinha e Pedro no ataque, em detrimento de Gabigol e Bruno Henrique, é totalmente pautada nos números apresentados. Se a dupla já vinha jogando bem em 2023, o início de 2024 foi ainda melhor. Dos quatro jogos em que foram titulares, o único que não teve a marca de pelo menos um dos atletas foi justamente o clássico diante do Vasco.

Cebolinha balançou as redes duas vezes em 2024, enquanto Pedro marcou três e é o artilheiro do time no ano. É importante frisar que o camisa 11 concedeu uma assistência “indireta” para o centroavante, diante do Phialdelphia Union. O extremo sofreu o pênalti que o 9 converteu e abriu os trabalhos na Flórida.

Foto: Everton Cebolinha comemora seu gol contra o Philadelphia Union (Foto: Divulgação/FC Series)

Gabigol e Bruno Henrique melhoram, mas ainda longe do melhor nível

Se os titulares foram mal contra o Vasco, Gabigol e Bruno Henrique conseguiram dar mais dinâmica ao time. Gabriel apresentou movimentação muito maior do que Pedro, dentro das suas características, e soube criar boas chances para o Flamengo. Enquanto isso, o Rei dos Clássicos deixou a zaga do Vasco em xeque, já que é uma ameaça muito maior no jogo áereo do que Cebolinha.

O problema é que a atuação da dupla, em especial o caso de Gabigol, acabou marcada por erros. O camisa 10 desperdiçou uma chance clara, frente a frente com Léo Jardim, e, quando teve a oportunidade de selar a vitória em cobrança de pênalti, sua especialidade, parou novamente no goleiro. É importante frisar que Gabi e Bruno Henrique já marcaram em 2024, ambos diante do Sampaio Corrêa-RJ.

Gabigol se lamenta depois de perder o pênalti contra o Vasco (Foto: Alexandre Durão/ZimelPress/IconSport)

Luiz Araújo destoa no início de 2024

Único do ataque a não balançar as redes em 2024, Luiz Araújo destoa bastante dos companheiros. Não à toa, é o jogador do setor ofensivo que menos recebeu minutos de Tite no ano. Ele até iniciou a temporada como titular, mas as atuações abaixo fizeram com que ele perdesse a vaga para De La Cruz, que chegou voando. O novo camisa 7 ainda não conseguiu engrenar.

Flamengo mais incisivo contra o Botafogo?

Era natural que o Flamengo tivesse o domínio da posse de bola diante do Vasco, mas poucos esperavam um time com pouca inspiração. Claro que o corte de Ayrton Lucas, que fez com que Varela fosse improvisado na esquerda, pode ter minado o desempenho ofensivo por aquele lado. Tite e companhia esperam mais de Cebolinha e, em especial, de Pedro.

O atacante até participou de algumas jogadas no primeiro tempo, mas, no geral, teve atuação apagada contra a zaga do Vasco, que é a mais vazada entre os grandes no Carioca. Não é comum que o artilheiro do time desde a chegada de Tite tenha menos de 20 ações com a bola em um clássico. Para isso, o treinador promete um Rubro-Negro mais incisivo diante do Botafogo.

Tite tem tudo para repetir a escalação do empate contra o Orlando City. Dessa forma, o Flamengo deve entrar em campo com: Rossi, Varela (Wesley), Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Gerson, Arrascaeta e De La Cruz; Cebolinha e Pedro. As equipes disputam a vitória a partir das 21h30 (de Brasília), no Maracanã, em jogo válido pela sétima rodada da Taça Guanabara.

Veja curiosidades sobre o ataque do Flamengo em 2024

  • Marcou 80% (8/10) gols do Flamengo no ano
  • Até com o sub-20 foram atacantes que marcaram
  • Luiz Araújo foi o único que não marcou
  • Os titulares só passaram em branco contra o Vasco
  • A minutagem entre titulares e reservas é bem dividida
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme Xavier

É repórter na cobertura do Flamengo há três anos, com passagens por Lance e Coluna do Fla. Fã de Charlie Brown Jr e enxadrista. Viver pra ser melhor também é um jeito de levar a vida!
Botão Voltar ao topo