Cruzeiro tem no Flamengo seu último obstáculo para chegar à final da Copinha
Invicto na Copinha 2024, o Cruzeiro enfrenta o Flamengo, que também não perdeu na competição, nesta segunda-feira (22), às 19h30, na Arena Barueri
O Cruzeiro está na semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, e terá um adversário duríssimo como último obstáculo para chegar até a tão sonhada final da competição de base mais importante do país. Os Crias da Toca terão o forte Flamengo pela frente na disputa por um lugar na decisão. Mineiros e Cariocas se enfrentam nesta segunda-feira (22), às 19h30, na Arena Barueri, em Barueri (SP).
O vencedor do confronto entre Flamengo e Cruzeiro terá pela frente quem sair vencedor de Novorizontino x Corinthians, a outra semifinal, que será disputada logo depois, às 21h30, na Neo Química Arena, estádio corintiano.
TUDO PRONTO!
Datas e horários definidos para as semifinais da Copinha Sicredi!
#CopinhaSicredi2024 pic.twitter.com/f0sCKatzae— Copinha (@Copinha) January 20, 2024
Após se classificar em primeiro no seu grupo, o Flamengo eliminou o Náutico, o São José (RS), o Botafogo (SP) e, por fim, nas quartas de final, o Aster (SP). O último confronto foi o mais complicado deles, sendo necessário que os Garotos do Ninho vencessem nos pênaltis, após empate de 1 a 1 no tempo normal. A equipe de Itaquaquecetuba, que já havia eliminado o Palmeiras, grande favorito ao título da Copinha, chegou a abrir o placar contra o rubro-negro, mas cedeu o empate e foi eliminado nas penalidades.
O Cruzeiro, por sua vez, venceu todos os seus jogos nos mata-matas da Copinha 2024, eliminando, em sequência: Madureira, Portuguesa, Santos e Coritiba, este último na sexta-feira (19), pelas quartas de final. Forte defensivamente, o time mineiro tem sido econômico nos gols na fase eliminatória. Com exceção do 3 a 0 sobre o Santos, onde dois gols saíram no final da partida, a Raposa bateu seus adversários pelo placar mínimo. Mas, quando se trata de não ser vazado, o time mineiro é expert, tendo sofrido apenas um gol na edição da Copa São Paulo, ainda na fase de grupos.
Flamengo tem time jovem, mas perigoso
As categorias de base do Flamengo estão entre as mais organizadas e lucrativas do país, revelando bons jogadores sistematicamente e, assim, gerando vendas que incrementam ainda mais os cofres de um dos times mais ricos do Brasil. Com um trabalho bem executado, o rubro-negro consegue manter um número considerável de garotos em seu time principal, o que faz com que seu time da Copinha tenha atletas bem jovens. A situação é semelhante com a do Cruzeiro, que mesmo estando uns passos atrás no que tange a negociação de jovens talentos, já consegue aproveitar suas revelações na equipe profissional, mantendo, assim, um dos times mais jovens da Copa São Paulo.
A qualidade dos Garotos do Ninho é tão grande que o Flamengo “perdeu” 12 jogadores, além do técnico Mário Jorge, para o time profissional — que disputa o Campeonato Carioca e usará formações alternativas em algumas partidas —, e ainda segue forte, avançando até a semifinal. Apenas 17 atletas estão à disposição do rubro-negro para a Copinha, sendo dois deles os goleiros Lucas Furtado e João Vitor Cangane. Nenhum dos jogadores que restaram na equipe carioca são nascidos em 2003.
Por outro lado, o Flamengo ainda não enfrentou nenhum time de Série A na competição, sendo o sub-20 do Náutico a equipe mais tradicional com quem o rubro-negro jogou até aqui. E mesmo estando invicto e nas semis, os cariocas tiveram alguns confrontos apertados, sem uma grande superioridade.
Dentre os destaques do Flamengo, podemos destacar o ótimo goleiro Lucas Furtado, que além de seguro, mostrou ser um bom pegador de pênaltis, ao defender dois contra o Aster. Seus companheiros de linha não decepcionaram, acertaram todas as suas cobranças e fizeram do arqueiro o herói da classificação para a semifinal. Na frente, o nome mais perigoso do rubro-negro é o atacante Weliton, artilheiro do time com cinco gols. É importante frisar que o camisa 44 se tornou titular nos mata-matas, o que faz com que seu faro de gol seja ainda mais notável.
LUCÃOOOOOO é o cara! As duas defesas do goleiro rubro-negro nos pênaltis contra o Aster! Partiu semifinal! #GarotosDoNinho #VamosFlamengo pic.twitter.com/2lAhcau795
— Flamengo (@Flamengo) January 20, 2024
Wallace Yan já tem quatro assistências na competição e é o dono do time. Daniel Rogério é outro bom jogador da equipe rubro-negra.
A tendência é que o auxiliar técnico Raphael Bahia escale o Flamengo com: Lucas Furtado; Felipe Brian, Iago, João Victor Cunha e Jean Carlos; Caio Garcia, Daniel Rogério e Wallace Yan; Rodriguinho, Victor Silva e Weliton.
Cruzeiro faz campanha sólida e mira o título
Mesmo não tendo uma base tão badalada como as de Flamengo e Corinthians, duas das equipes da semifinal, o Cruzeiro tem colhido frutos do trabalho realizado na Toca da Raposa e já conta com sete jogadores oriundos de suas equipes de formação no time principal, sem contar o hoje experiente volante Lucas Silva.
Além disso, o elenco escolhido para a Copinha é muito consistente e equilibrado, com ótimas opções em todos os setores. Assim como o Flamengo, o Cruzeiro não levou nenhum jogador nascido em 2003 para o campeonato, além de abrir mão de inscrever atletas que compõem o elenco principal, mas que possuem idade para a Copa São Paulo, como é o caso dos excelentes Japa e Robert.
Tendo enfrentado equipes mais tradicionais que o Flamengo, como o forte Santos e o perigoso Coritiba, que chegou a reforçar seu time com dois atletas que vinham treinando no time de cima e viajaram para São Paulo especialmente para enfrentar a Raposa, o Cruzeiro sabe que tem tudo para fazer um confronto equilibrado com os Garotos do Ninho.
Entre os destaques do Cruzeiro, podemos destacar o excelente goleiro Otávio, vazado apenas uma vez na competição e que tem grande coleção de milagres operados na Copinha, os meio-campistas Xavier e Jhosefer, que quando estão bem no jogo consegue potencializar todo o time, além do atacante Fernando, autor de quatro gols e quatro assistências em sete jogos na competição, já despontando como realidade para o elenco profissional celeste.
⚽ GOL DO CAPITA! ?
No cruzamento certeiro do Fernando, Pedrão afunda a rede de cabeça e abre o placar pros Crias!
VAMOOOOOOS!? @sportv #CriasDaToca | 1-0 | #CruzeiroNaCopinha pic.twitter.com/MMWua4RwUk
— Cruzeiro ? (@Cruzeiro) January 20, 2024
O treinador Fernando Seabra ganhou um reforço e um desfalque para enfrentar o Flamengo. Enquanto Arthur volta de suspensão, o meia e lateral-esquerdo Vitinho fica de fora por ter recebido dois amarelos.
Sendo assim, Seabra deve escalar o Cruzeiro com: Otávio; Carlos Gómez, Pedrão, Kelvin (Bruno Alves) e João Gabriel (Gui Meira); Henrique Silva, Jhosefer e Xavier; Tevis, Fernando e Arthur.