De algoz a reforço, Alcaraz lembra velho conhecido com atributos que Tite precisa no Flamengo
'Charly' foi anunciado pelo Rubro-Negro na manhã desta quarta-feira (28), às vésperas da partida contra o Bahia
O dia é de jogo importantíssimo na Copa do Brasil, mas o Flamengo também teve tempo de anunciar mais um reforço, o terceiro desta janela de transferências. Depois de Michael e Alex Sandro, foi a vez de Charly Alcaraz, ex-Southampton, ser confirmado no elenco rubro-negro. O volante assinou com o clube carioca até agosto de 2029.
O Flamengo desembolsou valores na casa dos 20 milhões de dólares (R$ 110 milhões), além de ceder Victor Hugo, por empréstimo. Alcaraz tem história com os rubro-negros, ainda que não traga boas lembranças, e possui as características que Tite sonhou desde que chegou ao Ninho do Urubu.
O anúncio
A equipe de comunicação do Flamengo resolveu brincar com o nome curioso do argentino, que é idêntico ao do espanhol Carlitos Alcaraz, ex-líder e atual terceiro melhor tenista do mundo pelo ranking da ATP. A piada é pensada desde o início das negociações e arrancou risadas dos rubro-negros.
Craque do saibro e da grama! 🎾⚽️ pic.twitter.com/pFwuNQhWAN
— Flamengo (@Flamengo) August 28, 2024
Após as brincadeiras, o Flamengo anunciou Alcaraz em definitivo. A negociação foi sacramentada em reunião com Marcos Braz e Bruno Spindel, nomes fortes do departamento de futebol, em Londres. Os dirigentes seguem na Europa para finalizar a contratação do atacante equatoriano Gonzalo Plata.
O Clube de Regatas do Flamengo informa que concluiu a negociação com o meia-atacante Carlos Alcaraz. O atleta realizou exames médicos e se reuniu com o vice-presidente de futebol, Marcos Braz, e com o diretor da pasta, Bruno Spindel. O contrato de Charly foi assinado até agosto… pic.twitter.com/xpF6peahP6
— Flamengo (@Flamengo) August 28, 2024
Hora de reescrever memórias
Retornando a América do Sul depois de dois anos na Europa, Charly chega ao Rio de Janeiro para encontrar um velho conhecido. Formado nas categorias de base do Racing, o volante esteve envolvido em eliminatória nervosa contra o Flamengo, na Libertadores 2020, que terminou com classificação argentina em pleno Maracanã.
Alcaraz não marcou no tempo normal, mas protagonizou cena curiosa na disputa de pênaltis, após dois empates por 1 a 1 em Avellaneda e na Cidade Maravilhosa. Autor do gol na quarta cobrança, o argentino não se intimidou com a catimba do experiente e ídolo Diego Alves, que não conseguiu defender nenhuma penalidade naquela ocasião.
Carlos Alcaraz com 18 anos cobrando penalti contra a catimba do experiente Diego Alves
Flamengo vs Racing, Oitavas de Final da Libertadores 2020 pic.twitter.com/IVj3SIgSBG
— 🇦🇱 (@duardoasf) August 24, 2024
A postura impressiona bastante, especialmente pela idade do atleta. Na ocasião, Charly tinha apenas 18 anos, mas já era um dos protagonistas de um Racing que acabou eliminado pelo Boca Juniors na fase seguinte. Ele permaneceu mais um ano e meio em seu clube formador.
Características de Alcaraz
O argentino é volante de origem, mas está muito mais presente no campo de ataque do que na defesa. Ele sabe marcar, claro, mas suas aptidões se dão em passes precisos, visão de jogo privilegiada e velocidade na transição do sistema defensivo para o ofensivo.
O chute de fora da área é a característica mais latente do seu estilo de jogo. Se a marcação abrir, ele pode marcar um golaço. Foi assim no Racing e no Southampton, por exemplo. Sua passagem pela Juventus foi curta e de pouco brilho, especialmente por conta dos problemas na adaptação.
Para o torcedor rubro-negro, a comparação é com um jovem Renato Augusto e com o craque Adílio. Aquele segundo volante, um autêntico camisa 8 que pisa na área para ajudar o setor ofensivo. Lembrando que a analogia faz jus às características, não ao peso do futebol de cada um.
COMO JOGA CARLOS ALCARAZ, REFORÇO MAIS CARO DA HISTÓRIA DO FLAMENGO!
Entenda como joga e as suas principais características.https://t.co/8r6fa8m5Ez pic.twitter.com/Ftg3YwFWkX
— Falso Nove (@FalsoNove2) August 28, 2024