Brasil

O Flamengo deu chapéu no São Paulo por Alex Sandro? Saiba o que aconteceu nas negociações

Tricolor Paulista teve conversas com o lateral-esquerdo, que preferiu fechar com o Flamengo por uma série de fatores

Alex Sandro é o segundo reforço do Flamengo nesta janela de transferências. Depois de Michael, o Rubro-Negro anunciou a contratação do lateral-esquerdo, ex-Juventus e Seleção Brasileira, na última segunda-feira (26). O jogador chega como resposta à lesão de Matias Viña e escassez de nomes para a posição no elenco.

A contratação foi muito celebrada pelos rubro-negros. O mesmo sentimento, contudo, não pode ser dito dos torcedores do São Paulo, que ficaram na bronca com Alex Sandro.

O jogador tinha conversas com o clube paulista, mas preferiu fechar com os cariocas. Foi chapéu? Vingança por Marcos Antônio? A Trivela explica.

O anúncio

O jogador foi o primeiro a fechar com o Flamengo durante a estadia de Marcos Braz e Bruno Spindel na Europa. Os dirigentes desembarcaram em Portugal no fim de semana e apararam as arestas na segunda, dia que Alex Sandro foi anunciado como reforço do clube carioca.

O que fez Alex Sandro aceitar a proposta do Flamengo?

Após deixar a Juventus, o lateral-esquerdo manteve a forma física nas instalações do Portimonense, de Portugal. Chegou a ouvir sondagens de outros clubes, mas três fatores pesaram para que ele se inclinasse à proposta do Flamengo: projeto, valores e velhos amigos.

O Flamengo é um dos únicos clubes que briga por todos os títulos de 2024, com um projeto ambicioso e um elenco extremamente robusto. Alex Sandro chega com moral, brigando pela vaga de titular com Ayrton Lucas, além de receber um dos maiores salários do elenco, com valores que superam a marca de R$ 1 milhão por mês.

Por fim, a amizade com Tite e outros veteranos, como é o caso de David Luiz, também pesou. O comandante é entusiasta do futebol de Alex Sandro e esteve em contato com o atleta desde o início das negociações.

Flamengo devolveu chapéu no São Paulo?

As reações dos são-paulinos nas redes sociais não deixam dúvidas de que a contratação de Alex Sandro pelo Flamengo soou como um chapéu no São Paulo. Mas a história não é (exatamente) assim.

O Tricolor foi o primeiro clube brasileiro a manifestar interesse por Alex Sandro, ainda em maio. À época, o São Paulo estava desesperado pela contratação de um lateral esquerdo, o que aumentou depois que Welington assinou pré-contrato com o Southampton.

A diretoria são-paulina ouviu de Alex Sandro que sua prioridade era seguir na Europa. O lateral esperou tanto por propostas (que não vieram) que o São Paulo decidiu seguir a vida.

O clube deixou Alex Sandro de lado e avançou em conversas pelo português Mário Rui, do Napoli. O Tricolor, inclusive, está perto da contratação do jogador e ainda negocia a sua liberação. Essa postura abriu caminho para o Flamengo fechar com Alex Sandro. E verdade seja dita: o Tricolor não conseguiria igualar o que o Rubro-Negro ofereceu.

Natural de Catanduva, no interior de São Paulo, Alex Sandro desembarca no Rio de Janeiro ainda nesta semana para iniciar os trabalhos no Ninho do Urubu. O lateral esquerdo ainda não foi regularizado, e os próximos dias devem indicar uma estreia.

Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo