Brasil

Zagueiro? Como foi a última temporada de Alex Sandro, novo reforço do Flamengo

Lesões, poucos jogos e sempre como zagueiro: um raio-x da contratação rubro-negra para lateral esquerda

Após a grave lesão do lateral-esquerdo Matias Viña, que o tirará pelo restante de 2024, o Flamengo correu para buscar a reposição e oficializou nesta segunda-feira (26) a chegada de Alex Sandro.

O ex-Santos estava sem contrato desde maio junho, quando finalizou sua passagem de nove anos pela Juventus. Ele assina com o Rubro-Negro até o fim de 2026.

https://twitter.com/Flamengo/status/1828094938396963062

Nas redes sociais, há muitas dúvidas se, aos 33 anos e longe do auge físico, o lateral conseguirá contribuir com a equipe treinada por Tite.

Por isso, nós da Trivela analisamos a última temporada de Alex Sandro para entender no que o jogador poderá ser importante e questões para se prestar atenção, além de projetar o esquema flamenguista com o ídolo dos Bianconeri.

Pela idade, Alex Sandro virou zagueiro

Atormentado por lesões, o brasileiro só atuou 18 partidas pela Juve em 2023/24, sendo 9 como titular e apenas 7 por 90 minutos completos. Ainda passou 11 no banco de reservas, enquanto foi desfalque 15 vezes.

Quando esteve em campo, foi sempre zagueiro pela esquerda em uma linha de três montada pelo então técnico Massimiliano Allegri, muito por não ostentar mais o fôlego de antes para ir até a linha de fundo.

Mapa de calor de Alex Sandro na temporada 2023/24
Mapa de calor de Alex Sandro na Serie A 2023/24 mostra preferência pelo jogo por dentro e poucos avanços ao campo de ataque (Foto: SofaScore)

Pela carreira como lateral, Alex conseguia dar muita qualidade a saída de bola com a perna esquerda, seja com passes quebrando as linhas adversárias por dentro ou com lançamentos.

Até por isso, mesmo com média de 46 minutos em campo por 16 partidas na Serie A, conseguiu ter eficácia de 88% nos passes e a oitava maior média no elenco de toques certos (26,9), dividindo bem as ações no campo de defesa (14,3) e de ataque (12,8).

Além das questões ofensivas, Sandro também mostrouqualidade nos duelos individuais, vencendo 1,88 no chão por jogo (54%) no chão e 0,8 no alto (57%).

Alex Sandro no elenco da Juventus pela Serie A 23/24 (números em média por jogo):

  • 8º em passes certo: 26,9 (88% de eficácia)
  • 7º em bolas longas: 1,5
  • 4º em interceptações: 0,9
  • 7º em cortes: 1,4

Fonte: SofaScore

https://twitter.com/trivela/status/1826677132065644933

Histórico de lesões é longo nos últimos anos

Não há dúvidas da capacidade técnica acima de Alex Sandro. Porém, a questão física jamais deve ser deixada em segundo plano, e aí entra o grande problema do lateral-esquerdo recentemente. Só por 23/24, ele teve quatro lesões diferentes, que o tiraram de 15 partidas (ou 89 dias).

Tem sido um padrão para a carreira do defensor com passagem pela seleção brasileira. Desde 2020/21, ele perde 9 ou mais jogos todas as temporadas. No período, foram 15 problemas físicos diferentes, especialmente questões musculares na coxa ou panturrilha. Os dados são do Transfermarkt.

Aqui entrará a capacidade do departamento médico do Flamengo para que ajude o jogador a fortalecer a parte física e os problemas não sejam frequentes.

Como Alex Sandro pode jogar no Flamengo?

Não há muito segredo sobre como jogará Alex Sandro. O estilo do lateral, mais zagueiro pela esquerda e construtor do que um lateral de amplitude e corredor, casa perfeitamente com o que Tite implementa no Rubro-Negro desde o início do trabalho.

Pela esquerda, o ponta normalmente fica responsável por “abrir” o campo, sempre próximo à linha lateral para potencializar os duelos mano a mano. Neste cenário, Viña ou Ayrton Lucas atacam por dentro na última linha, são meio-campistas ou fazem a saída de três junto dos zagueiros.

O ex-Juventus seria isso: um zagueiro a mais com Léo Pereira e Fabrício Bruno ou um novo meio-campista ao lado de Nicolás de La Cruz, caso Erick Pulgar afunde na dupla de zaga.

Será improvável vê-lo atacando a última linha adversária por dentro, no espaço entre zagueiro e lateral, movimento que Viña e Ayrton fazem bastante.

Isso, obviamente, no momento ofensivo. O time sem bola deve seguir em uma linha de quatro, e Alex Sandro fechar como lateral.

Cenário 1 do Flamengo com Alex Sandro no momento com bola:

a-estrutura-do-flamengo-com-bola
Alex Sandro pode fazer saída de bola com os dois zagueiros (Foto: Sharemytatics)

Cenário 2 do Flamengo com Alex Sandro no momento com bola:

Captura-de-tela-2024-08-26-162822
Alex Sandro também pode saltar uma linha e ser um meio-campista com bola (Foto: Sharemytatics)

Sem atuar desde 25 de maio, o jogador ainda precisará aprimorar a forma física até estar no nível ideal, mesmo tendo passado os últimos meses treinando no Portimonense.

A torcida pode ter certeza que, se estiver em forma, Alex Sandro será uma grande opção e elevará a saída de bola do time, além de trazer consistência defensiva, algo que Ayrton Lucas é muito criticado.

A ver se o DM do clube conseguirá transformá-lo em um jogador capaz de sustenta a intensidade do futebol brasileiro, ainda mais em um calendário tão desgastante como o nosso.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo