Brasil

Felipão celebra vitória e desempenho do Atlético-MG, mas sabe que pode melhorar e pede atenção com o América-MG

Felipão exaltou o desempenho do time, mas destacou a necessidade de ainda melhorar e de ter atenção na volta contra o América

O Atlético-MG teve uma boa atuação e venceu o América-MG por 2 a 0 no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Mineiro neste sábado (9), na Arena MRV, invertendo assim a vantagem que era do Coelho. O técnico Felipão gostou do que viu em campo, mas sabe que o time pode melhorar e ainda pediu atenção para o jogo da volta na próxima semana, pois entende que o rival é uma pedra no sapato.

O Atlético não fez o melhor dos jogos, mas demonstrou uma evolução com relação a tudo que (não) fez na primeira fase do Campeonato Mineiro. Felipão elogiou o desempenho do time, mas deixando claro que sabe que ainda precisa melhorar, e que isso vai acontecendo conforme os jogos vão acontecendo.

– Rendemos o que vínhamos rendendo, com alguma dificuldade, pois estávamos fazendo um trabalho metódico, organizado, com o departamento de fisiologia. Vamos acrescentando condições a medida que fomos jogando. Vamos melhorando nosso desempenho físico e técnico. Fizemos um trabalho bom em casa, os jogadores estão de parabéns, estou feliz com a atuação. Vamos ter que corrigir uma ou outra coisa, que é normal. Mas, no âmbito geral, jogamos uma partida de razoável para boa — afirmou o treinador.

Com a vitória por 2 a 0, o Atlético pode até perder por um gol de diferença na próxima semana que sairá ainda assim com a classificação, invertendo assim a vantagem que era do América. Apesar disso, Scolari pede total atenção contra o adversário, que ele considera uma pedra no sapato.

2 a 0 foi bom, viramos uma vantagem que era do América. Espero que entendam que esse América é uma pedra no nosso sapato, tem uma equipe altamente competitiva e boa qualidade. Vencemos uma partida, mas não a classificação. Espero que os jogadores entendam que teremos de novo na próxima semana – Felipão

Primeira vitória de Felipão em clássicos

Depois de três empates contra o América e duas derrotas para o Cruzeiro, o técnico Felipão conseguiu a primeira vitória dele em clássicos comandando o Atlético. Ele terá a chance de vencer mais uma na próxima semana, além de, caso avance, encarar possivelmente o Cruzeiro na decisão.

O treinador segue ainda em baixa com a torcida, que o vaiou no anúncio das escalações e ensaiava xingamentos quando o Atlético abriu o placar no fim do primeiro tempo.

Estratégias adotadas em campo

Está cada vez mais claro (e o próprio treinador também fala sobre) que Felipão está “forçando” o Atlético a mudar seu estilo. Em 2023, o time se deu muito bem com dois atacantes, que era o estilo de Coudet. Agora, Scolari está tentando implementar a sua forma de jogo, com três atacantes, por exemplo, pensando em um jogo mais vertical, que usa mais as laterais e tem pontas ofensivos.

No duelo contra o América, ficou evidente isso, com Arana sendo muito acionado, inclusive dando assistência para o primeiro gol chegando a linha de fundo. O treinador falou da chance de aproveitar a qualidade ofensiva do lateral, que vai depender do jogo e do adversário: “Vou aproveitar a medida que a gente vai enfrentando adversários que nos coloquem em situações em que o Arana possa jogar dessa forma. Às vezes o adversário alguém diferente e temos que mudar as características dele para ser útil a equipe”.

Outra estratégia que o treinador afirmou que vai mudar conforme o jogo e o adversário é a de usar um ou dois volantes. Em 2023, o time dele ganhou forma jogando com dois, mas, em 2024, passou a ir melhor com um, como foi neste sábado, com Battaglia. Segundo ele, a escolha por só um jogador de marcação se deu por conta do Galo precisar do resultado, dando a entender que, no próximo duelo, será dois volantes.

Elogios a Alisson e até a ‘briga’ entre Hulk e Scarpa

Recém-chegado ao Atlético, Scarpa assumiu a titularidade, mas ainda não está em total concordância com o time. Isso ficou evidente hoje em alguns lances em que os atacantes, principalmente Hulk, corriam, mas não recebiam a bola do meia. Em certo momento, eles chegaram a discutir no campo, mas Felipão tratou isso como natural e até elogiou essa atitude deles.

– Foi ótimo que eles brigaram entre eles. Que se cobrem. Não vou entrar em campo para cobrar, já faço isso fora. Eles se cobrando dentro de campo e se aceitando é muito bom. O problema é quando não se aceitam, não se cobram, não falam um com o outro. Quando eles brigam e se acertam, é ótimo — disse o treinador.

Quem também recebeu elogios de Felipão foi o jovem Alisson, que mais uma vez foi titular. No entanto, diferente dos outros jogos, ele não teve uma grande atuação com a bola no pé, o que é completamente natural pela baixa idade que tem, como lembrou o treinador. Mesmo assim, Scolari fez questão de elogiar outro ponto do garoto: a recomposição.

– Se notarem, hoje o Alisson foi muito bem na marcação. Fez melhor do que a gente imaginava. Quem sabe ele já não esteja acrescentando as suas condições, essa forma de ajudar o companheiro na lateral. Hoje fiquei super satisfeito com ele, pela forma como se comportou na ajuda ao Saravia. Isso deu amplitude no outro lado, tranquilidade para o Arana subir — disse o treinador.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo