Brasil

The Last Dance? Felipão se empolga com chegada de Scarpa no Atlético-MG e revela plano de aposentadoria

Animado com a chegada de Scarpa no Atlético, Felipão falou também sobre esse provavelmente ser seu último ano como treinador

Depois de cinco anos, tanto Atlético-MG quanto Felipão estão fazendo algo que já não fazia parte da rotina deles. O clube mantendo o mesmo treinador que terminou um ano iniciando o outro, e Scolari voltando a comandar uma pré-temporada. Nesta quarta-feira (10), na Cidade do Galo, o experiente técnico falou o que espera para a temporada, demonstrando muita empolgação com a chegada de Gustavo Scarpa, mas deixando um recado de que pode se aposentar no fim do ano.

Até o momento, o Atlético só tem como reforço o meia Gustavo Scarpa. O treinador também pode comemorar que teve a manutenção quase completa do time, que não perdeu nenhuma peça relevante, o que faz ele ter “a melhor expectativa possível”. Mesmo assim, o Galo ainda segue em busca de algumas contratações, devendo fazer no máximo mais duas. Scolari, no entanto, preferiu não citar qual tipo de jogador ainda deseja contar e preferiu exaltar o grupo atleticano.

– Eu não tenho uma posição definida quanto a posições carentes. Tenho um grupo muito bom e tenho a expectativa de que esse grupo vá render o mesmo que o ano passado ou até mais, porque hoje estamos entrosados. O mercado vai oferecer algo nesse início de temporada, e nós vamos trabalhar com a possibilidade também de que o mercado queira nos tirar um, dois ou três jogadores. Vamos saber em que posições precisamos de mais jogadores. Por enquanto, estou bastante satisfeito com o nosso grupo — afirmou Scolari.

Diante do cenário com a manutenção do elenco e a contratação de Scarpa, Felipão não teve medo de afirmar que o Atlético é “candidato a tudo”, se referindo aos títulos possíveis na temporada. Ele, no entanto, fez questão de destacar que há entre sete e 10 times nas mesmas condições e que “só um ganha” no final. O Galo vai disputar em 2024 o Campeonato Mineiro, a Copa Libertadores, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.

O que eu tenho hoje aqui no Atlético, estou satisfeito e feliz. Eu e o Galo vamos brigar por todas as competições de cabo a rabo.

Empolgação com a chegada de Scarpa no Atlético

Felipão vai voltar a trabalhar com Gustavo Scarpa, que foi jogador dele no Palmeiras em 2018. Como revelou Rodrigo Caetano, o treinador foi peça chave para o meia voltar ao Brasil e escolher o Atlético. Scolari se demonstrou muito animado com a chegada do jogador ao elenco atleticano.

– Estou muito satisfeito e feliz com essa contratação. Mesmo que a gente não tenha feito outra contratação, essa foi muito importante, ótima para nós. Ele vai responder em campo, pode ter certeza, vai nos dar uma situação de jogo muito diferente do que a gente tinha — destacou o treinador.

Apesar de chegar com status de titular e sob muita empolgação, Scarpa terá que demonstrar a Felipão que é merecer de entrar no time na vaga dos que já estavam em 2023: “Ele tem que ser superior aos jogadores que estão aqui e já estão disputando posição. Nós sabemos, conhecemos, mas ele tem que mostrar aos amigos aqui de competição que ele pode ser superior em determinada posição. Eu já o conheço, mas ele tem que conhecer o grupo, a forma de jogar do Atlético e ver se se encaixa perfeitamente”. Diante disso, o treinador também falou sobre onde pretende usá-lo:

– Pretendo usar o Scarpa em posições que ele sempre jogou. Porque ele não joga apenas numa posição e sim em várias, é um jogador bastante eclético. Dependendo das situações de jogo que tivermos pela frente, dependendo da possibilidade de contarmos com ele desde o início, nós vamos tentar encaixá-lo na equipe.

Felipão e Scarpa se reencontram no Atlético após terem trabalhado juntos no Palmeiras em 2018 (Pedro Souza/Atlético)

Scarpa vai melhorar a bola parada atleticana?

Em 2023, o Atlético teve péssimo desempenho em bolas paradas, sejam defensivas, sofrendo muitos gols assim, ou ofensiva, não marcando quase nenhum. Essa história pode mudar com a chegada de Scarpa, especialista nesse tipo de lance, mas Felipão destacou que depende ainda mais de quem “ataca a bola”.

– Não é o Scarpa que vai fazer isso (melhorar bola aérea). São os zagueiros, atacantes, volantes, meias, que vão atacar a bola. Ele vai colocar a bola na área, e temos que ter jogadores com a intenção e qualidade de atacar a bola e colocar para dentro. O Scarpa tem uma batida na bola que é muito importante, e temos que desenvolver o trabalho para que os nossos jogadores tenham essa qualidade (de atacar a bola). Não mostramos isso ano passado. Vamos ver se melhoramos bastante nesta temporada — afirmou Felipão.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Último ano de Felipão como treinador?

Felipão chegou ao Atlético no meio de 2023 após abandonar a aposentadoria que tinha começado seis meses antes. Ele já destacou algumas vezes como se sente bem ainda, tanto físico como mentalmente, para treinar seus times: “Acho que fui criado dentro do futebol e, por mais que eu queria terminar a minha carreira como técnico, ainda me motivo muito para os jogos e treinamentos”. Mas esse cenário de vê-lo na beira do campo pode se encerrar em 2024:

Achando que não vou fazer o que sempre fiz como técnico, vou parar. Não sei quando. A princípio, já está acertado que, no final do ano, eu deixarei de ser técnico de futebol. Isso foi o que eu combinei com a família – afirmou Felipão

Apesar do acordo com a família, Felipão destacou que “pode ser que um dia mude”, isso enquanto Victor Bagy, ex-goleiro e hoje gerente de futebol do Galo, ficava fazendo para ele o sinal de que a ideia da aposentadoria vai mudar. Felipão tem contrato com o Atlético até o fim de 2024.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Botão Voltar ao topo