Empréstimo de Barreal ao Santos prevê condição que pode virar dilema no futuro
Argentino de 24 anos foi cedido pelo Cincinnati, dos Estados Unidos, no início desta temporada

Titular nos dois primeiros compromissos do Santos na Série A do Campeonato Brasileiro, Álvaro Barreal, que pertence ao Cincinnati, dos Estados Unidos, tem contrato de empréstimo com o Peixe até dezembro deste ano. Ocorre que as notas oficiais divulgadas pelos dois clubes dão margem para diferentes interpretações em relação ao negócio.
No dia 6 de fevereiro, o Santos, por meio de um comunicado em seu site oficial, informou que assinou um vínculo de empréstimo com o atleta argentino de 24 anos “até 31 de dezembro de 2025, com opção de compra ao final da temporada”.

No mesmo dia, o Cincinnati, também por meio de um comunicado em seu site oficial, confirmou o empréstimo ao Peixe e deixou claro que “como parte do acordo, o Santos tem obrigação de compra após empréstimo, desde que que determinadas métricas de desempenho sejam atingidas”.
Em razão do empréstimo ao Peixe, o Cincinnati prorrogou o vínculo do jogador, que terminaria em dezembro de 2025, por mais uma temporada justamente para não perdê-lo de graça ao fim do vínculo com o Alvinegro.

MLS confirma obrigação de compra
A informação de que o Santos tem a obrigação de comprar Barreal diante de metas alcançadas também consta no site da Major League Soccer (MLS), entidade responsável por comandar a principal competição dos Estados Unidos.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Tem opção, mas também tem obrigação de compra
Diante da situação, a Trivela foi em busca de informações nos bastidores do clube e confirmou que, conforme consta no contrato, costurado pelo CEO Pedro Martins, se Barreal disputar mais de 55% dos jogos na temporada, o Santos terá que efetuar a compra do atleta por um valor que já consta no acordo entre os clubes.
Por outro lado, caso o jogador não alcance essa quantidade de partidas, mas, ainda assim, o Peixe entenda que valha mantê-lo no elenco para as próximas temporadas, pode vir a fazer uso de uma opção de compra que também está prevista em contrato.
Minutos em campo e gol marcado pelo Santos
Desde que foi contratado, Barreal disputou quatro partidas oficiais pelo Santos. A estreia ocorreu na última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista, contra a Inter de Limeira, no Limeirão, que o Peixe venceu por 3 a 0 com um golaço de Neymar.
Posteriormente, o argentino participou da derrota do Santos para o Corinthians, na Neo Química Arena, pelas semifinais do Estadual.
Últimas notícias do Santos:
Considerando também os dois compromissos válidos pelo Brasileirão, Barreal acumula o total de 154 minutos em campo e tem um gol marcado com a camisa alvinegra – contra o Vasco, na estreia do Campeonato Brasileiro.
Até o momento, o argentino não disputou nenhuma partida inteira pelo Santos. Resta saber se o jogador será usado conforme as necessidades da comissão técnica ou as condições contratuais vão determinar a sua utilização, ou não.