Fluminense x Santos: Como foram os últimos duelos entre Neymar e Ganso como adversários
Dupla revelada nas categorias de base do Peixe levou clube a importantes conquistas

Ao que parece, o retorno de Neymar ao ataque do Santos deve ocorrer mesmo no domingo (13), diante do Fluminense, no Maracanã, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O atacante treinou normalmente na terça-feira (8), no CT Rei Pelé e participou do jogo-treino do Peixe nesta quinta-feira (10), contra o Água Santa. Ele deve ser a principal novidade de Pedro Caixinha no Rio de Janeiro.
Se isso realmente acontecer, o camisa 10 do Peixe terá a oportunidade de colocar fim em duas saudades: de um jogo oficial, que não disputa desde 2 de março, quando o Alvinegro venceu o Red Bull Bragantino, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, e do amigo Paulo Henrique Ganso.
Revelados juntos nas categorias de base do Santos, os dois foram os protagonistas da equipe que, em 2010, conquistou o Campeonato Paulista e Copa do Brasil, e, em 2011, levou o Peixe ao tricampeonato da Libertadores.

A amizade entre eles, inclusive, fez Ganso ser o escolhido por Neymar como padrinho de Davi Lucca, seu primeiro filho.
1º duelo de Ganso e Neymar como adversários
Apesar da parceria de sucesso dentro de campo e da relação fora dele, em 2012 Ganso decidiu deixar o Santos e se transferiu para o São Paulo. Desde então, a dupla nunca mais voltou a jogar junta por clubes. No ano seguinte da transferência, aliás, foram adversários pela primeira vez.
Em confronto válido pela 5ª rodada do Campeonato Paulista, o Santos recebeu o São Paulo, na Vila Belmiro, e Neymar levou a melhor.
Além de marcar um dos gols da vitória por 3 a 1, o atacante distribuiu uma assistência para Mirales balançar as redes. Na ocasião, Ganso sofreu com a pressão da torcida do Santos, que não perdoava o atleta por ter trocado o Peixe pelo rival.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Segundo confronto foi disputado na Espanha
Completamente realizado dentro do futebol brasileiro, Neymar foi vendido ao Barcelona, em 2013, e iniciou a sua trajetória no futebol europeu. Três anos mais tarde, Paulo Henrique Ganso despertou o interesse de Jorge Sampaoli e acabou negociado pelo São Paulo com o Sevilla, que era comandado pelo treinador argentino.
No dia 6 de novembro daquele mesmo ano, Neymar e Ganso voltaram a se enfrentar em confronto que terminou com vitória do Barcelona por 2 a 1. Naquela partida, Neymar não marcou, mas viu os seus dois companheiros de ataque, Luis Suárez e Messi, brilharem. Ganso, que saiu do banco de reservas, também passou em branco.
Os dois até foram contemporâneos no futebol francês, com Neymar no Paris Saint Germain e Ganso no Amiens, mas não chegaram a se enfrentar.
Neymar & Ganso after Sevilla 1 – Barcelona 2 pic.twitter.com/9HR7wItriB
— 101 Great Goals (@101greatgoals) November 7, 2016
Ambos retornando aos gramados
Assim como Neymar, que está recuperado de um problema muscular na coxa, Ganso também está retornando aos gramados. O meio-campista do Fluminense fez a sua estreia na temporada no último domingo (5), durante a vitória do Tricolor sobre o Red Bull Bragantino, no Maracanã, por 2 a 0.
Ganso ainda não havia atuado em 2025, por conta de uma miocardite — inflamação do tecido muscular do coração que pode levar à morte súbita. Após tratamento, o jogador foi liberado pelo Departamento Médico do Fluminense para treinar no final de fevereiro e estreou na temporada aos 22 minutos do segundo tempo do jogo contra o time de Bragança Paulista.