Após demitir Diniz, Ednaldo avança por Dorival e planeja reunião para definir técnico da Seleção
Ednaldo Rodrigues quer se reunir com Dorival Júnior na segunda-feira (8) para falar sobre a Seleção
De volta à presidência da CBF, Ednaldo Rodrigues evita perder tempo para definir o novo técnico da Seleção. Após demitir Fernando Diniz, o presidente abriu caminho para investir por Dorival Júnior, seu único plano até agora para o cargo. E é justamente neste sentido que o mandatário age desde então.
Ednaldo já fez um contato inicial com o presidente do São Paulo, Julio Casares, para manifestar seu interesse na contratação de Dorival Júnior. Ouviu que o clube pretende manter o treinador e que a multa rescisória é de três salários, pouco mais de R$ 2 milhões. Agora, o mandatário da CBF quer agendar uma reunião com o treinador já no início da próxima semana para avançar na contratação.
O nome de Dorival Júnior é o único em pauta na CBF. Até agora não há negociação, de fato, em andamento. A instabilidade política e a maneira com que a saída de Fernando Diniz, amigo de Dorival, causam preocupação ao treinador. Ao mesmo tempo, ele nunca escondeu que assumir a Seleção é o seu grande sonho.
Enquanto espera o contato formal da CBF, Dorival Júnior trabalha normalmente pelo São Paulo. O treinador se apresentou neste sábado (6) para comandar o início dos trabalhos de pré-temporada do clube. A permanência do técnico é tratada como essencial pelo Tricolor para a sequência do ano.
? Reapresentação! Nosso elenco está de volta ao CT da Barra Funda.#VamosSãoPaulo ?? pic.twitter.com/QNxvdVfFlC
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) January 6, 2024
Ednaldo abre caminho para avançar por Dorival
Assim que voltou ao cargo, o presidente antecipou que seu primeiro ato seria avançar para buscar uma comissão técnica permanente para a seleção brasileira. O nome de preferência de Ednaldo Rodrigues é Dorival Júnior, do São Paulo. A permanência de Diniz era um entrave para avançar nos contatos com o clube paulista e com o treinador. Não é mais.
Após o vexame mundial com a renovação de contrato de Carlo Ancelotti com o Real Madrid frustrar o sonho de contratar o italiano, Ednaldo Rodrigues quer definir rapidamente a contratação de Dorival Júnior, hoje técnico do São Paulo, no comando da Seleção. Além disso, Filipe Luis, recém aposentado do futebol, também é cotado para um cargo na estrutura da seleção brasileira. O ex-lateral fez cursos da CBF Academy e tem desejo de se tornar treinador.
– (Os primeiros objetivos são) Inscrever a seleção brasileira no torneio pré-olímpico e resolver a questão do técnico e da comissão técnica definitiva da seleção principal – disse o presidente, em entrevista à Veja.
Diniz se despediu com recordes negativos
Fernando Diniz deixa a Seleção após seis partidas, todas elas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O técnico estreou com duas vitórias – a goleada por 5 a 1 sobre a Bolívia e o 1 a 0 sobre o Peru. Mas depois vieram apenas tropeços. O Brasil empatou em casa com a Venezuela e depois amargou três derrotas históricas para Uruguai, Colômbia e Argentina.
Ao todo, o treinador se despede com duas vitórias, um empate e três derrotas em seis jogos. O aproveitamento nestas partidas é de míseros 38%.
A nota oficial da CBF sobre a saída de Diniz:
“O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, conversou na noite desta quinta-feira (4), com o presidente do Fluminense Football Club, Mario Bittencourt, a respeito da decisão de contratar um técnico em definitivo para a Seleção Brasileira Masculina de futebol, visando a preparação do time para a Copa do Mundo FIFA 2026.
A decisão foi informada ao técnico Fernando Diniz pelo próprio presidente, nesta sexta-feira (5), quando explicou os motivos da antecipação no processo de escolha de um treinador definitivo.
A CBF agradece a Fernando Diniz pelo trabalho realizado, por toda a sua dedicação e seriedade e pelo desafio de renovar a Seleção Brasileira durante o período em que esteve à frente da equipe. Desejamos toda sorte a Fernando Diniz.”