Grande decepção em 2023, Gilberto, abre o jogo e tenta justificar péssimo ano no Cruzeiro
Esperança de gols em 2023, Gilberto viveu ano ruim e terminou a temporada afastado do Cruzeiro, que não conta com ele para 2024
Uma das principais contratações do Cruzeiro em 2023, esperança máxima de gols, o atacante Gilberto acabou se tornando uma das grandes decepções do clube na temporada, terminando o ano com apenas seis gols e afastado do elenco. Iniciando 2024 ainda como jogador da Raposa, mas sem saber do seu futuro, ele fez um longo desabafo nas redes sociais.
Gilberto viveu excelentes temporadas no Bahia entre 2018 e 2021, marcando 83 gols em 189 jogos. Com o sucesso, deixou o país para jogar no Al Wasl, dos Emirados Árabes, onde ficou por duas temporadas. De volta ao Brasil, se tornou a maior esperança de gols do Cruzeiro ao ser contratado, mas o ano passou longe de ser bom, com ele marcando poucos gols, sendo um dos responsáveis pelo péssimo ano do ataque cruzeirense, acabando muito criticado e afastado na reta final. Nas redes sociais, ele deu a sua versão sobre porque a passagem dele no clube não foi como esperada.
No texto publicado na manhã desta segunda-feira (8), Gilberto relembra que chegou ao Cruzeiro em meio ao Campeonato Mineiro e estreou com apenas uma semana de treinos, isso sem fazer pré-temporada e vindo de uma liga que exige muito menos dos atletas.
– Cheguei ao Cruzeiro no final de janeiro com o campeonato mineiro recém-iniciado, e fiz minha estreia menos de duas semanas depois, no clássico contra o América-MG, tendo feito praticamente apenas uma semana de treinos. Eu vinha de duas temporadas no futebol dos Emirados Árabes, onde os níveis de exigência e competitividade são bem diferentes dos daqui do Brasil, que é talvez o campeonato mais difícil do mundo — iniciou o jogador.
Gilberto destacou que sabia exatamente a responsabilidade que tinha ao chegar no Cruzeiro, principalmente pelo momento de volta para a Série A. Ele afirma que se dedicou ao máximo em cada treino e em cada jogo, “mas a cada dia ficava mais evidente que fisicamente eu estava abaixo do que precisava pra render o meu melhor.”, destacou o atacante, que relembrou sua característica de combatividade, o que exige muito fisicamente.
– Sou um atacante de perfil combativo, de enfrentamento, de entrega, e pra corresponder às expectativas da torcida, da diretoria, e minhas também, precisava estar na plenitude da forma física, coisa que não consegui durante toda a temporada — declarou.
Apesar de destacar os problemas físicos pelo tempo fora do Brasil e a falta de pré-temporada, Gilberto afirmou que isso não significa que ele esteja “transferindo responsabilidade”, já que ele concordou em entrar em campo nessas condições: “Tanto o clube, quanto eu, queimamos algumas etapas pra iniciar logo nas partidas, e isso acabou me cobrando um preço ao longo do resto do ano”, afirmou o jogador, que destacou também o trabalho dos funcionários do clube para tentar remediar essa falta de pré-temporada – o que não deu certo.
Torcida passa a atacar Gilberto, principalmente, e Nikão. Presentes pedem saída do camisa 99 a todo momento. Bronca é grande. "O ataque do Cruzeiro só tem perna de pau". pic.twitter.com/OvEtHcnOho
— Maic Costa (@omaiccosta) August 26, 2023
Afastado e com futuro indefinido no Cruzeiro
Em outubro de 2023, Gilberto foi afastado do Cruzeiro e passou a treinar em separado. Segundo ele, algo que “acatou respeitosamente”, cumprindo os horários determinados e sem criar alarde, pois entendeu que “o momento do Cruzeiro era mais importante que qualquer questão pessoal”. Em tom de despedida, o atacante agradeceu o carinho e até as críticas construtivas que recebeu:
– Agradeço demais o carinho que recebi desde minha chegada, de funcionários do clube e torcida, e até as críticas construtivas que recebi, de gente que certamente torcia pra que eu revertesse a situação e entregasse o que todos esperávamos. Lamento muito que não tenha sido possível, e tenham certeza que me cobro muito por isso.
Gilberto, que está fora dos planos do Cruzeiro para 2024 e segue trabalhando separado, como revelou o jornalista Samuel Venâncio, informou que ainda não tem seu futuro definido. O clube e seus empresários conversam para ver a melhor saída nessa questão. Mesmo assim, o jogador afirma ter a certeza de que “2024 vai ser muito melhor que o ano que passou”.
Comentários divididos dos cruzeirenses e pedidos de volta ao Bahia
Na postagem em questão, o pedido de desculpas de Gilberto pelo ano ruim no Cruzeiro dividiu a torcida cruzeirenses, mas não entre apoio e críticas, pelo contrário. A grande parte dos comentários de cruzeirenses eram aceitando as desculpas do jogador. O que dividiu a torcida é que alguns entendem que, se ele realmente está disposto a fazer diferente, merece uma segunda chance, agora com pré-temporada feita, já outros aceitaram o pedido mas entendem que ele precisa buscar essa volta por cima em outro lugar.
Por falar em outro lugar, a volta por cima pode ser no Bahia, já que a própria torcida tricolor invadiu os comentários da publicação pedindo a volta dele ao clube. Como já citado, Gilberto teve ótima passagem pelo Tricolor de Aço, que busca nessa janela um goleador. O casamento entre eles é sonho de boa parte da torcida, mas, no momento, não há informações sobre uma negociação para esse retorno.
Ver essa foto no Instagram
Gilberto pelo Cruzeiro
- 33 jogos (32 oficiais e 1 amistoso)
- 6 gols – feitos em apenas três partidas diferentes
- 1 assistência
- Último jogo: Fluminense 1×0 Cruzeiro – 20/09/2023