Brasil

Cruzeiro sub-20 se reapresenta após grande campanha na Copinha 2024

Alguns dos nomes que defenderam o Cruzeiro na Copinha 2024, como Fernando, Vitinho e Pedrão, foram integrados ao time principal da Raposa

É Carnaval, mas nada de folga para o time sub-20 do Cruzeiro. Os garotos se reapresentaram na Toca da Raposa 2, nessa segunda-feira (12), para retomarem os trabalhos visando a continuidade na temporada 2024. Os crias da Toca estavam de férias após a conquista do vice-campeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha.

O time celeste fez grande campanha no mais importante torneio de base do Brasil, sendo derrotado na final, por 1 a 0, para o Corinthians. A Raposa foi dominante na decisão, disputada numa Neo Química Arena cheia de corintianos, mas caiu após sofrer um gol na reta final do jogo. A arbitragem da partida foi bastante questionada pelo Cruzeiro, que teve um gol anulado de forma polêmica no segundo tempo, quando o placar marcava 0 a 0.

O Cruzeiro informou que todos os jogadores disponíveis executaram a agenda de atividades prevista, que teve avaliação individual na fisiologia e fisioterapia, acompanhados pelos profissionais do clube. Nesta terça (13), será a vez dos atletas passarem por avaliação de performance também na Toca da Raposa 2.

Próximo campeonato do Cruzeiro sub-20 será em abril

As atividades com bola, preferidas da garotada, só voltam a ser realizadas a partir da manhã de quarta-feira (14). O time celeste ainda não anunciou um substituto para o treinador Fernando Seabra, que deixou o sub-20 do Cruzeiro para assumir o sub-23 do Red Bull Bragantino. Até lá, a comissão técnica da base da Raposa comanda os garotos.

Neste caso, o calendário sub-20 do futebol brasileiro acabou dando uma ajuda aos dirigentes da Raposa, que terão um tempo maior para procurarem o novo treinador dos crias da Toca. O Cruzeiro terá quase dois meses de preparação até a estreia no Campeonato Brasileiro sub-20. A competição se inicia nos primeiros dias de abril. Além do Brasileirão, os garotos irão defender os títulos da Copa do Brasil e do Campeonato Mineiro, conquistados em 2023.

Garotos com idade sub-20 já estão no profissional

Dentre os atletas do clube com idade de sub-20, os zagueiros Ruan Santos e Pedrão, os volantes Japa e Henrique Rodrigues, o meia Vitinho e os pontas João Pedro, Robert e Fernando, já treinam com o time profissional e realizaram atividades com o restante do grupo comandando pelo treinador argentino Nicolás Larcamón.

Robert, como titular, e Fernando e João Pedro, entrando no segundo tempo, foram utilizados por Nico na partida da última sexta-feira (9), a vitória por 3 a 0 sobre o Patrocinense, no Mineirão, pela quarta rodada do Campeonato Mineiro.

Já o volante Jhosefer e o goleiro Otávio, dois dos grandes nomes da Copinha 2024, realizam intercâmbio de experiência no Real Valladolid, clube de Ronaldo Nazário na Espanha. Os garotos devem ficar por cerca de um mês em terras espanholas.

Cruzeiro sub-20 em 2023 e 2024

O Cruzeiro sub-20 disputou nove partidas em 2024, todas elas pela Copinha. Na competição, a Raposa conquistou sete vitórias, um empate e uma derrota, na final. Foram 19 gols feitos e somente três sofridos.

Em 2023, o Cruzeiro sub-20 teve um ano muito vencedor, onde conquistou a Copa do Brasil da categoria pela primeira vez em sua história. Além disso, o clube celeste também venceu o bicampeonato Mineiro Sub-20. No Brasileirão, a Raposa encerrou a sua participação na 6ª posição do Grupo B.

Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo