Brasil

Larcamón utilizou 20 jogadores nas quatro partidas do Cruzeiro no ano

Ainda no processo de conhecer seu elenco, o treinador argentino Nicolás Larcamón tem dado oportunidades a diversos jogadores no Cruzeiro

A diretoria do Cruzeiro e o treinador argentino Nicolás Larcamón manifestaram, em algumas oportunidades, o desejo de levar o Campeonato Mineiro a sério — afinal, o clube não ganha o torneio desde 2019, antes de entrar em grave crise financeira — mas utilizando-o para testar jogadores, conhecer o elenco, observar jovens e criar um padrão de jogo para a Raposa.

E com a bola rolando, o desejo ter se tornado realidade. Nico Larcamón tem rodado o elenco e colocado seus jogadores, incluindo jovens garotos, para jogar. Além disso, o argentino tem aproveitado para testar atletas em posições diferentes da usual. O lateral-direito Wesley Gasolina entrou como ponta-esquerda na partida de estreia da temporada, contra o Villa Nova, e o volante Filipe Machado atuou como zagueiro ao entrar em campo na vitória do Cruzeiro por 3 a 0 sobre o Patrocinense, na sexta-feira (9).

No total, 20 jogadores foram testados por Nicolás Larcamón nos primeiros quatro jogos na temporada.

Mas ainda que venha testando muitos nomes, Larcamón tem mantido um time base no Cruzeiro e, até o momento, poucas posições parecem estar, de fato, abertas. Se levarmos em conta o time titular dos quatro primeiros jogos do ano, a escalação do Cruzeiro seria: Rafael Cabral; William, Zé Ivaldo, Neris e Marlon; Lucas Romero e Lucas Silva; Robert, Matheus Pereira, Arthur Gomes e Juan Dinenno.

Muitos jogadores ainda não atuaram pelo Cruzeiro em 2024

Por outro lado, muitos atletas ainda precisam ser testados. São 16 os que não entraram em campo nenhuma vez sob as ordens de Nico. Mas a grande maioria dos que ainda não atuaram passam por situações que os impedem de ser opção. Poucos deles não estrearam em 2024 por opção do técnico argentino.

Até o momento, não atuaram pelo Cruzeiro em 2024 os goleiros reservas, Anderson e Léo Aragão, dupla que enfrenta a gigantesca concorrência de Rafael Cabral. O lateral-esquerdo Kaiki, que não chegou a trabalhar com Larcamón por estar a serviço da Seleção Brasileira Olímpica, e depois ficando indisponível por ter se machucado durante a disputa do Pré-Olímpico. Os zagueiros Ruan Santos e Pedrão, crias da base da Raposa.

O jovem volante Fernando Henrique, primeiro por opção e depois por problemas físicos. O volante Ramiro, recém-recuperado de grave lesão. O volante Henrique Rodrigues, cria da base que ainda não jogou pelo profissional e que deve ser emprestado ao Figueirense. Os meias Mateus Vital, que se recupera de lesão, e Vitinho, recém-promovido do time sub-20. O ponta Rafael Bilu, machucado desde o primeiro semestre de 2023.

O ponta Gabriel Veron, contratado em 2024, mas que se lesionou antes de estrear pelo clube. O atacante Rafael Elias, o Papagaio, que se recupera de cirurgia no ombro. O atacante Wesley, que se recupera de lesão sofrida no final da temporada passada e que não deve seguir no Cruzeiro. Os recém-contratados Lucas Villalba e José Cifuentes, que ainda não foram regularizados.

O grande número de jogadores no elenco, 36, evidencia que devem ocorrer saídas ao longo da temporada.

Oito jogadores foram titulares nos quatro jogos

Como dito acima, apesar dos muitos testes, alguns nomes têm sido presenças mais constantes. O goleiro Rafael Cabral, o lateral-direito William, o lateral-esquerdo Marlon, o volante Lucas Silva, o meia Matheus Pereira, os pontas Robert e Arthur Gomes e o atacante Dinenno foram titulares em todos os jogos do Cruzeiro em 2024. Já Neris e Lucas Romero começaram jogando todos em que estiveram disponíveis.

João Pedro, Wesley Gasolina e Rafa Silva são três que sempre entraram quando estavam disponíveis. Alguns jogadores que voltaram recentemente ao time, como Filipe Machado, que estava lesionado, e Fernando, atacante da base promovido ao profissional, devem incorporar a lista de opções recorrentes.

Nico Larcamón poderá aumentar a lista de testes na próxima quinta-feira (15), quando o Cruzeiro receberá o rival América-MG, às 20h, no Mineirão, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro. O Coelho tem a melhor campanha, o melhor ataque e a melhor defesa da competição até agora.

Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo