Brasil

Cruzeiro encaminha saídas e reduz número de jogadores no plantel

No total, Nico Larcamón, treinador do Cruzeiro, passou o primeiro mês da temporada com mais de 30 jogadores no plantel, número incomum

Nem só de reforços vive o Cruzeiro. Em meio a contratação de jogadores, como o argentino Álvaro Barreal, e a apresentação de reforços, como o volante José Cifuentes e o zagueiro Lucas Villalba, o clube mineiro também acerta saídas de jogadores. Contando com Álvaro Barreal, ainda não anunciado pela Raposa, 36 jogadores estiveram no elenco principal neste mês de fevereiro.

Agora, após saídas, afastamento e retorno para a base, restam 30 atletas, número mais plausível, mas ainda alto para padrões utilizados no futebol brasileiro. Isso, somado à possibilidade de contratação de mais reforços até a janela, indica que novas saídas podem acontecer. Os jogadores que deixaram o elenco principal do Cruzeiro nas últimas semanas são:

Henrique Rodrigues

Um dos destaques do sub-20 do Cruzeiro em 2023, o volante Henrique Rodrigues, de 21 anos, foi promovido ao profissional da Raposa no final do ano passado, mas não chegou a entrar em campo. Elegante ao se portar no gramado e com um chute potente e preciso, o garoto, que tem contrato com o clube celeste até o fim de 2024, foi emprestado ao Figueirense, que disputará a Série C do Campeonato Brasileiro.

A ideia do clube é dar mais minutos ao garoto, para que seja avaliada a possibilidade de uma proposta de renovação contratual. Até o momento, Henrique Rodrigues não entrou em campo pelo Figueirense.

Ian Luccas

Muito acionado por Nico Larcamón neste início de temporada, sendo titular em duas oportunidades e entrando no decorrer de outras quatro partidas, o jovem volante Ian Luccas, de 21 anos, foi emprestado ao Goiás, que disputará a Série B do Campeonato Brasileiro. Apesar das chances de jogar, Ian não conseguiu ir bem e terá a oportunidade de evoluir e ganhar mais experiência no Esmeraldino. O garoto tem contrato com o Cruzeiro até julho de 2027.

Ruan Santos

Outro que irá para o futebol goiano é o zagueiro Ruan Santos, de 20 anos. Um dos destaques do sub-20 do Cruzeiro em 2023, o defensor foi promovido ao profissional celeste no final do ano passado, mas não entrou em campo desde então. Ele defenderá o Vila Nova-GO, que disputa a segunda divisão do Brasileirão. A promessa tem contrato com a Raposa até dezembro de 2026. A informação da negociação foi antecipada pela Itatiaia.

Fernando Henrique

Também irá para o Vila Nova-GO o volante Fernando Henrique, de 22 anos. Contratado junto ao Grêmio em 2023, o garoto sofreu com lesões e nas poucas vezes que entrou em campo, não correspondeu. Agora, Fernando, que tem contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2025, terá nova oportunidade de se provar. Ele não chegou a atuar sob as ordens de Nico Larcamón. A informação da negociação foi antecipada pelo jornalista Samuel Venâncio.

Fernando

Principal nome do sub-20 do Cruzeiro desde 2023, o atacante Fernando vinha compondo o elenco profissional do Cruzeiro, chegando a ser acionado durante três partidas do Campeonato Mineiro de 2024. Apesar do momento de consolidação, o ponta de 18 anos foi despromovido e voltou para a base após um vídeo dele em uma festa particular, juntamente com o também ponta João Pedro, ser divulgado. O camisa 26, que é reincidente em casos de indisciplina, tem contrato até o final de 2026 e publicou um vídeo pedindo desculpas por sua atitude.

O volante Henrique Silva, de 18 anos, titular do sub-20 da Raposa, também estava no local, apesar de não aparecer na filmagem que viralizou e, por isso, passou a treinar separadamente do resto dos crias da Toca.

João Pedro

Filmado junto de Fernando na festa particular, o ponta João Pedro, de 21 anos, que havia se tornado xodó da torcida ao marcar no clássico contra o Atlético-MG, foi afastado do elenco do Cruzeiro e, sem idade de categoria de base, passou a treinar separado do grupo. Ele atuou em sete jogos da Raposa na temporada, sendo um como titular, e marcou dois gols. Ou seja, o jogador havia entrado em todas as partidas da equipe até seu afastamento.

Ainda não se sabe qual será o futuro dos atletas punidos por indisciplina. O camisa 55, que tem contrato até o fim de 2024, publicou um vídeo de pedido de desculpas em suas redes sociais.

Atual elenco do Cruzeiro

Atualmente, o treinador Nicolás Larcamón tem 30 jogadores no elenco celeste, sendo que nem todos estão à disposição neste momento. Fazem parte do plantel do Cruzeiro:

  • Goleiros (3): Rafael Cabral, Anderson e Léo Aragão;
  • Laterais-direitos (3): William, Wesley Gasolina e Helibelton Palacios;
  • Zagueiros (5): Zé Ivaldo, João Marcelo, Neris, Lucas Villalba e Pedrão;
  • Laterais-esquerdos (2): Marlon e Kaiki;
  • Volantes (6): Lucas Romero, Lucas Silva, Japa, José Cifuentes, Ramiro e Filipe Machado;
  • Meias (3): Matheus Pereira, Mateus Vital, Vitinho;
  • Pontas (5): Arthur Gomes, Robert, Álvaro Barreal, Gabriel Veron e Rafael Bilu;
  • Atacantes (3): Juan Dinenno, Rafa Silva e Rafael Elias Papagaio.

Podem acontecer mais saídas nas próximas semanas. Um dos nomes cotados para deixar o Cruzeiro é o lateral colombiano Helibelton Palacios, utilizado por Nico Larcamón apenas na primeira partida da temporada. Recentemente, o jogador esteve próximo de assinar com o Coritiba, mas as partes não chegaram a um acordo.

Foto de Maic Costa

Maic Costa

Maic Costa nasceu em Ipatinga, mas se radicou na Região dos Inconfidentes mineiros. Formado em Jornalismo na UFOP, em 2019, passou por Estado de Minas, Superesportes, Esporte News Mundo, Food Service News e Mais Minas. Atualmente, é setorista do Cruzeiro na Trivela.
Botão Voltar ao topo