Cruzeiro encaminha saídas e reduz número de jogadores no plantel
No total, Nico Larcamón, treinador do Cruzeiro, passou o primeiro mês da temporada com mais de 30 jogadores no plantel, número incomum
Nem só de reforços vive o Cruzeiro. Em meio a contratação de jogadores, como o argentino Álvaro Barreal, e a apresentação de reforços, como o volante José Cifuentes e o zagueiro Lucas Villalba, o clube mineiro também acerta saídas de jogadores. Contando com Álvaro Barreal, ainda não anunciado pela Raposa, 36 jogadores estiveram no elenco principal neste mês de fevereiro.
Agora, após saídas, afastamento e retorno para a base, restam 30 atletas, número mais plausível, mas ainda alto para padrões utilizados no futebol brasileiro. Isso, somado à possibilidade de contratação de mais reforços até a janela, indica que novas saídas podem acontecer. Os jogadores que deixaram o elenco principal do Cruzeiro nas últimas semanas são:
Henrique Rodrigues
Um dos destaques do sub-20 do Cruzeiro em 2023, o volante Henrique Rodrigues, de 21 anos, foi promovido ao profissional da Raposa no final do ano passado, mas não chegou a entrar em campo. Elegante ao se portar no gramado e com um chute potente e preciso, o garoto, que tem contrato com o clube celeste até o fim de 2024, foi emprestado ao Figueirense, que disputará a Série C do Campeonato Brasileiro.
A ideia do clube é dar mais minutos ao garoto, para que seja avaliada a possibilidade de uma proposta de renovação contratual. Até o momento, Henrique Rodrigues não entrou em campo pelo Figueirense.
Ian Luccas
Muito acionado por Nico Larcamón neste início de temporada, sendo titular em duas oportunidades e entrando no decorrer de outras quatro partidas, o jovem volante Ian Luccas, de 21 anos, foi emprestado ao Goiás, que disputará a Série B do Campeonato Brasileiro. Apesar das chances de jogar, Ian não conseguiu ir bem e terá a oportunidade de evoluir e ganhar mais experiência no Esmeraldino. O garoto tem contrato com o Cruzeiro até julho de 2027.
O Cruzeiro oficializa a transferência, por empréstimo, do atleta Ian Luccas ao Goiás. O vínculo é válido até dezembro de 2024. Desejamos sucesso nesta etapa da sua carreira! pic.twitter.com/E6VTYXNp23
— Cruzeiro ? (@Cruzeiro) February 28, 2024
Ruan Santos
Outro que irá para o futebol goiano é o zagueiro Ruan Santos, de 20 anos. Um dos destaques do sub-20 do Cruzeiro em 2023, o defensor foi promovido ao profissional celeste no final do ano passado, mas não entrou em campo desde então. Ele defenderá o Vila Nova-GO, que disputa a segunda divisão do Brasileirão. A promessa tem contrato com a Raposa até dezembro de 2026. A informação da negociação foi antecipada pela Itatiaia.
Fernando Henrique
Também irá para o Vila Nova-GO o volante Fernando Henrique, de 22 anos. Contratado junto ao Grêmio em 2023, o garoto sofreu com lesões e nas poucas vezes que entrou em campo, não correspondeu. Agora, Fernando, que tem contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2025, terá nova oportunidade de se provar. Ele não chegou a atuar sob as ordens de Nico Larcamón. A informação da negociação foi antecipada pelo jornalista Samuel Venâncio.
Fernando
Principal nome do sub-20 do Cruzeiro desde 2023, o atacante Fernando vinha compondo o elenco profissional do Cruzeiro, chegando a ser acionado durante três partidas do Campeonato Mineiro de 2024. Apesar do momento de consolidação, o ponta de 18 anos foi despromovido e voltou para a base após um vídeo dele em uma festa particular, juntamente com o também ponta João Pedro, ser divulgado. O camisa 26, que é reincidente em casos de indisciplina, tem contrato até o final de 2026 e publicou um vídeo pedindo desculpas por sua atitude.
O volante Henrique Silva, de 18 anos, titular do sub-20 da Raposa, também estava no local, apesar de não aparecer na filmagem que viralizou e, por isso, passou a treinar separadamente do resto dos crias da Toca.
João Pedro
Filmado junto de Fernando na festa particular, o ponta João Pedro, de 21 anos, que havia se tornado xodó da torcida ao marcar no clássico contra o Atlético-MG, foi afastado do elenco do Cruzeiro e, sem idade de categoria de base, passou a treinar separado do grupo. Ele atuou em sete jogos da Raposa na temporada, sendo um como titular, e marcou dois gols. Ou seja, o jogador havia entrado em todas as partidas da equipe até seu afastamento.
Ainda não se sabe qual será o futuro dos atletas punidos por indisciplina. O camisa 55, que tem contrato até o fim de 2024, publicou um vídeo de pedido de desculpas em suas redes sociais.
Atual elenco do Cruzeiro
Atualmente, o treinador Nicolás Larcamón tem 30 jogadores no elenco celeste, sendo que nem todos estão à disposição neste momento. Fazem parte do plantel do Cruzeiro:
- Goleiros (3): Rafael Cabral, Anderson e Léo Aragão;
- Laterais-direitos (3): William, Wesley Gasolina e Helibelton Palacios;
- Zagueiros (5): Zé Ivaldo, João Marcelo, Neris, Lucas Villalba e Pedrão;
- Laterais-esquerdos (2): Marlon e Kaiki;
- Volantes (6): Lucas Romero, Lucas Silva, Japa, José Cifuentes, Ramiro e Filipe Machado;
- Meias (3): Matheus Pereira, Mateus Vital, Vitinho;
- Pontas (5): Arthur Gomes, Robert, Álvaro Barreal, Gabriel Veron e Rafael Bilu;
- Atacantes (3): Juan Dinenno, Rafa Silva e Rafael Elias Papagaio.
Podem acontecer mais saídas nas próximas semanas. Um dos nomes cotados para deixar o Cruzeiro é o lateral colombiano Helibelton Palacios, utilizado por Nico Larcamón apenas na primeira partida da temporada. Recentemente, o jogador esteve próximo de assinar com o Coritiba, mas as partes não chegaram a um acordo.