Cruzeiro mostra maturidade, bate Flamengo em jogo duro, e está na final da Copinha
O Cruzeiro contou com gols de Bruno Alves e Gui Meira para vencer o Flamengo, por 2 a 1; gol rubro-negro foi de Weliton
O Cruzeiro é o primeiro finalista da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha. A classificação veio após grande vitória celeste, sobre o Flamengo, por 2 a 1, na noite desta segunda-feira (22), na Arena Barueri, em Barueri (SP). Os gols do jogo foram marcados por Bruno Alves e Gui Meira, de pênalti, para o time mineiro, enquanto os flamenguistas descontaram com o artilheiro Weliton.
Garantido na grande final, o Cruzeiro — que venceu a Copinha uma única vez, em 2007 — agora espera o vencedor da partida entre Novorizontino e Corinthians para saber quem será seu rival na briga pelo principal título de categorias de base do Brasil. A má notícia para a Raposa foi a suspensão do atacante Fernando, principal jogador do time, que levou o segundo amarelo e não estará disponível para o jogo derradeiro da competição.
A final da Copinha 2024 acontecerá na quinta-feira (25), mas ainda não existe uma definição de estádio e horário da partida.
?????????????? da Copinha! ?
O Sub-20 está garantido para a finalíssima da Copa São Paulo após vencer o Flamengo por 2 a 1.⚽Nossos gols foram marcados por Bruno Alves e Gui Meira.
Parabéns pelo desempenho e vamos lutar até o fim!? @staff_images#CriasDaToca… pic.twitter.com/RdXbg7hGOR
— Cruzeiro ? (@Cruzeiro) January 23, 2024
Clubes mandaram times jovens a campo
O auxiliar técnico Raphael Bahia substituiu o treinador Mário Jorge, que comanda o time principal do Flamengo no Campeonato Carioca — 12 garotos que iniciaram a Copinha com o time sub-20 foram chamados de volta ao Rio de Janeiro para serem incorporados ao elenco principal, mas sete deles retornaram para encarar o Cruzeiro, ficando todos no banco de reservas —, e escalou seu time assim: Lucas Furtado; Felipe Brian, Iago, João Victor Cunha e Jean Carlos; João Victor Alves e Caio Garcia; Wallace Yan, Felipe Teresa e Victor Silva; Weliton.
Pelo lado do Cruzeiro, O peruano Gómez seguiu como titular na lateral-direita, no lugar do lesionado Dorival, que voltou a ficar fora do banco de reservas, Bruno Alves ganhou a disputa com Kevin e João Gabriel foi o substituto do suspenso Vitinho. No meio, Jhosefer voltou ao time titular. Arthur retornou ao comando do ataque após cumprir suspensão. Assim, Fernando Seabra mandou o seguinte Cruzeiro a campo: Otávio; Carlos Gómez, Pedrão, Bruno Alves e João Gabriel; Henrique Silva, Jhosefer e Xavier; Tevis, Fernando e Arthur.
Primeiro tempo foi pegado, mas sem muita inspiração
O jogo já começou muito movimentado. O Cruzeiro desceu com perigo já nos primeiros segundos, após boa jogada do zagueiro Bruno Alves. Aos dois minutos, após lambança da defesa celeste, foi a vez do Flamengo finalizar, mas o chute foi desviado e saiu em escanteio. Apesar do início quente, os times pareciam nervosos e sofriam na transição, mesmo com os cariocas se destacando ao impor intensa marcação pressão na saída de bola celeste. A segunda finalização de maior importância aconteceu aos nove, num chute de fora da área de Victor Silva, para fora.
Aos 18, o Cruzeiro, que melhorou no jogo ao subir suas linhas, balançou a rede de Lucas Furtado, mas o gol foi corretamente anulado. Após bola pelo alto, Henrique Silva mandou belo lançamento, de costas, para Jhosefer, que bateu firme. O goleiro flamenguista não segurou e Arthur marcou. Mas a árbitra assistente já levantava a bandeira assinando impedimento do camisa 8 da Raposa, que por pouco não apareceu em condição legal.
Sete minutos depois, o Flamengo, que passou a ser mais pressionado pelo Cruzeiro, que buscava as jogadas pelo lado direito com o arisco Tevis, conseguiu um contra-ataque, o segundo em poucos minutos, e chegou perto do gol após Wallace Yan pegar o rebote de intervenção de Pedrão e bater, quase sem ângulo, nas redes laterais. Aos 27, o camisa 34 tentou novo chute, dessa vez de fora da área, mas a bola subiu.
O Cruzeiro respondeu aos 30, em bonita troca de passes, regida por Jhosefer e Henrique Silva. A bola foi lançada nas costas do lateral-esquerdo do Fla e após cruzamento e bate rebate, Arthur chegou até ela para finalizar, mas desequilibrado, isolou.
A primeira intervenção de Otávio saiu aos 33, quando ele cortou cruzamento forte e perigoso, que buscava Weliton na área.
Foi Henrique Silva quem passou muito perto de marcar antes do fim do primeiro tempo. O volante do Cruzeiro emendou, de primeira, bom passe de Jhosefer, que fez jogada individual, mandando a bola muito perto da trave de Lucas Furtado. Logo depois, foi a vez do Flamengo chegar, com cabeçada de Weliton, após cobrança de escanteio.
Antes do fim do primeiro tempo, ainda houve uma checagem de possível pênalti para o Flamengo, após chute bloqueado por Pedrão, mas o VAR nada encontrou e o árbitro encerrou a etapa inicial com 1 a 0 no placar.
Cruzeiro abre o placar na volta para o segundo tempo
O Cruzeiro voltou bem para o segundo tempo e se manteve mais presente no campo de ataque do que na etapa inicial. E o gol não demorou a sair. Aos quatro minutos, Jhosefer fez lindo lançamento para a área, de muito longe, na cabeça do zagueiro Bruno Alves, que subiu para cabecear com perfeição, abrindo o placar para o time mineiro.
PARA ABRIR O PLACAR!
De cabeça, Bruno Alves manda para dentro da rede depois de uma bela assistência do Jhosefer⚽?@sportv #CriasDaToca | 0-1| #CruzeiroNaCopinha pic.twitter.com/1X4h2z2EEM
— Cruzeiro ? (@Cruzeiro) January 22, 2024
Três minutos depois o Cruzeiro desperdiçou uma chance claríssima de gol. A defesa do Flamengo vacilou e a bola ficou com o mortal Fernando, que invadiu a área e rolou para Tevis, deixando o companheiro livre, frente a frente com o goleiro. Mas na hora da batida, a bola quicou e o camisa 17 da Raposa isolou.
Aos oito, o Flamengo passou muito perto de empatar o jogo. Após cruzamento de Wallace Yan, Victor Silva se jogou na bola, passando muito perto de completar para o gol de Otávio.
Flamengo não demora a empatar
O time do Flamengo mostrou que, apesar de jovem, não se abala fácil. O time carioca chegou ao empate ao 12. Victor Silva fez uma jogada linda pelo lado esquerdo de seu ataque, passou fácil por Carlos Gómez e cruzou para trás, para o artilheiro Weliton, que como um legítimo centroavante, guardou, empatando o jogo.
Logo após o gol sofrido, Fernando Seabra mexeu no Cruzeiro, tirou Henrique Silva, que saiu sentindo, colocando Gui Meira no seu lugar. O Flamengo respondeu rapidamente, aos 15, colocando Felipe Lima no lugar de Felipe Teresa.
O gol do Mengão no jogo! #GarotosDoNinho #VamosFlamengo pic.twitter.com/NcJJIIQr1O
— Flamengo (@Flamengo) January 22, 2024
Gui Meira, de pênalti, recoloca o Cruzeiro na frente
Quando o Flamengo ensaiava crescer no jogo, um lance mudou o rumo das coisas. Pedrão disputou bola pelo alto e após choque contra Iago, caiu sentindo muitas dores. Num primeiro momento, pareceu um choque de cabeça, mas o VAR interveio, mostrando que o zagueiro do Flamengo havia acertado uma cotovelada no capitão do Cruzeiro.
O árbitro, após rever o lance no monitor, assinalou pênalti e amarelou Iago. Na cobrança, Gui Meira deslocou Lucas Furtado com muita frieza, recolocando o Cruzeiro na frente do placar, 2 a 1.
GUI MEIRA FAZ O SEGUNDO!⚽
O camisa 7 converteu o pênalti para o Cabuloso.Confira o lance!
? SporTv#CriasDaToca | 1-2| #CruzeiroNaCopinha pic.twitter.com/uJIgkgpAxH
— Cruzeiro ? (@Cruzeiro) January 23, 2024
Novamente vencendo o jogo, o treinador Fernando Seabra fez três alterações de uma só vez. Entraram Ruan Índio, Rhuan Gabriel e Kelvin, nos lugares de Tevis, Xavier e Bruno Alves, este último sentindo dores.
Sem conseguir reagir na partida, o Flamengo mexeu duas vezes aos 34, colocando Rodriguinho e Lucyan, que estavam com o time profissional do Flamengo, substituindo Victor Silva e Filipe Brian. Quatro minutos depois saíram Carlos Gómez e Fernando, no Cruzeiro, para as entradas de Victor Jesus e André. Não antes de Fernando, principal jogador da Raposa, levar o amarelo, ficando suspenso de uma possível final da Raposa.
Felipe Lima assustou o goleiro Otávio aos 39, fazendo boa jogada, mas chutando travado, para fora. Após escanteio flamenguistas, o Cruzeiro saiu em contra-ataque, mas Ruan Índio desperdiçou, isolando na hora de finalizar. Quando eram decorridos 42 minutos, Rhuan Gabriel fez cruzamento perigoso e encontrou Victor Jesus, que mandou para fora, sem ângulo, após indecisão de Lucas Furtado em cortar a bola.
Furtado só não foi indeciso no minuto seguinte, quando Gui Meira fez linda jogada individual e mandou uma bomba, de canhota, obrigando o goleiro do Flamengo a operar um milagre e mandar para escanteio. Germano e Diegão substituíram Jean Carlos e João Victor Alves já após o escanteio.
O Cruzeiro ainda teve algumas chances de ampliar, aproveitando o desespero flamenguista, mas desperdiçou as chances. Já o rubro-negro não conseguiu assustar até o apito final, que garantiu o time mineiro na grande decisão.
CRUZEIRO NA FINAL!
OS CRIAS DA TOCA SÃO MEUS PRIMEIROS FINALISTAS ?#CopinhaSicredi2024
? Alexandre Battibugli/Ag. Paulistão pic.twitter.com/hTIVRe2MjG— Copinha (@Copinha) January 23, 2024