Brasil

Corinthians mira jogador para ser titular e tem dois nomes em vista

Timão não quer repetir o mesmo erro da última janela e foca na contratação de zagueiro

As quatro vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro ajudaram o Corinthians a dar passos no planejamento para a próxima temporada. Com o risco de rebaixamento à segunda divisão muito menor, a direção corintiana tem avançado no desenho da equipe para 2025. 

E a prioridade na próxima janela de transferências será a aquisição de um zagueiro. 

A ideia, inclusive, é a contratação de algum atleta com status de titular para a posição: Lucas Veríssimo e Pablo Marí são duas possibilidades trabalhadas no momento. 

Corinthians não vê desafeto em Lucas Veríssimo e abre porta para retorno

Veríssimo é a prioridade da direção corintiana, que tem boa abertura com o empresário Paulo Pitombeira, que agencia o defensor, e conversa desde meados de setembro sobre a possibilidade de retorno. 

O zagueiro, inclusive, terminou o ano passado no plantel corintiano, mas emprestado pelo Benfica, de Portugal. 

E uma das prioridades da diretoria do Timão assim que assumiu o clube era mantê-lo em definitivo, mas isso não aconteceu e o zagueiro se transferiu para o Al-Duhail, do Qatar

E ainda que o jogador seja visto de forma negativa por parte dos torcedores devido a esse episódio, a diretoria do Corinthians tem as portas abertas para o atleta. 

Na visão do presidente Augusto Melo, o erro que fez com que a compra definitiva de Lucas Veríssimo não acontecesse no começo do ano foi do ex-diretor de futebol Rubens Gomes, o Rubão, antigo aliado e atual desafeto político do mandatário corintiano

Lucas Veríssimo Corinthians
Lucas Veríssimo jogou 18 partidas com a camisa do Corinthians em 2023 (Foto: IMAGO / Fotoarena)

Rubão teria protelado a compra de Veríssimo e irritado o jogador e estafe, que foram comunicados pelo Benfica do interesse do Al-Duhail e aceitaram prontamente em meio à indefinição. 

Os esclarecimentos sobre o caso aconteceram alguns meses depois do episódio, em uma conversa para que Augusto Melo e Paulo Pitombeira se acertassem. O executivo de futebol foi fundamental para isso. 

A partir daí, a relação entre clube e empresário evoluiu bastante, tanto que há diálogos até para a volta de outro atleta agenciado por ele, o atacante Róger Guedes

Pablo Marí Monza
Campeão da Libertadores pelo Flamengo em 2023, Pablo Marí está há três temporadas no Monza (Foto: Pablo Marí Monza)

Lucas Veríssimo vê com bons olhos um possível retorno ao futebol brasileiro, mas tem contrato até junho de 2027 com o Al-Duhail. 

E o problema é justamente o empecilho que o clube catari pode colocar em um possível negócio. 

O Corinthians só vai avançar em caso de rescisão do atleta com a equipe atual. 

Pablo Marí surge com possível plano B

Com pressa para fechar os negócios assim que a janela do fim do ano abrir, o Timão também tem uma opção alternativa caso não feche com Lucas Veríssimo. 

E o nome é Pablo Marí, espanhol que foi campeão da Libertadores com o Flamengo em 2019. 

O jogador atualmente defende o Monza, da Itália, onde tem contrato até junho de 2025. 

A tendência é que ele não renove com o time italiano e tenha caminho facilitado para saída já no fim desta temporada. 

O nome de Marí agrada a direção corintiana porque é visto como mais acessível no mercado, além do executivo de futebol Fabinho Soldado e o observador Renan Bloise já terem trabalhado com o atleta no Flamengo e terem boas referências sobre ele

Corinthians não quer repetir erros da janela atual

No último período de mercado, a equipe alvinegra “ignorou” reforçar o sistema defensivo. 

Na ocasião, o zagueiro Luizão, ex-São Paulo e atualmente no West Ham, da Inglaterra, foi oferecido, chegou a abrir conversas, mas não avançou justamente pelo consentimento entre diretoria e departamento de futebol de que a prioridade era reforçar o setor ofensivo. 

Porém, o erro de não ter contratado um defensor foi admitido internamente no decorrer da temporada. 

Luizão West Ham
Revelado pelo São Paulo, Luizão está jogando atualmente na base do West Ham (Foto: IMAGO / NurPhoto)

Os principais motivos para isso foram:

  • O empréstimo de João Pedro Tchoca para o Ceará;
  • A ausência de acordo para renovação com Caetano; 
  • A utilização do esquema tático três zagueiros;
  • Problemas de lesão e suspensões que comprometeram o setor defensivo. 

Tchoca é um nome que agrada ao técnico Ramón Díaz até mais que Caetano, outro jogador da base que fazia parte do elenco. 

Após a saída de João Pedro, emprestado ao Ceará, Caetano evoluiu no cotidiano dos treinamentos, mas na mesma época a negociação para que ele renovasse com o Timão travou. 

Mesmo com o defensor tendo desejo de prosseguir no Corinthians, não houve acordo entre o estafe dele e a direção do clube alvinegro. Com isso, o destino do atleta tende a ser o Internacional. 

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue a São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília.
Botão Voltar ao topo