Brasil

Os bastidores do ‘plano Memphis’, principal estratégia comercial do Corinthians

Timão quer aproveitar atacante neerlandês para gerar novas receitas e incorporar salário da estrela internacional

Quando o Corinthians contratou Memphis Depay, o intuito também foi explorar comercialmente a imagem do atacante neerlandês. 

E o projeto já começou a ser conduzido pelo departamento de marketing e comunicação do clube alvinegro. 

O processo ainda está em alinhamento, mas tem como ideia principal gerar receitas para compor os pagamentos mensais do jogador, o que fez parte do plano que convenceu o atleta em aceitar a proposta corintiana

Para isso, o Timão passará a ter um departamento de novos negócios, pasta que deixou de existir desde a saída de José Colagrossi do clube alvinegro, no fim do ano passado, ainda durante a gestão do ex-presidente Duílio Monteiro Alves. 

Com Colagrossi, o setor era chamado de inovação e estava integrado à comunicação e ao marketing do clube alvinegro

Com Augusto Melo, os setores foram dissociados, principalmente após a saída de Sérgio Moura do comando do marketing do Corinthians. 

Agora, a ideia é retomar esse trabalho para a geração de novas receitas, algo que foi acelerado desde a chegada de Memphis Depay.

Estratégia começou com transmissão da estreia de Memphis para a Holanda

A busca pela maior exploração do Corinthians como marca começou com a exibição internacional da estreia de Memphis Depay pelo clube alvinegro. 

O triunfo corintiano por 3 a 0 sobre o Atlético-GO, pelo Campeonato Brasileiro, no último sábado (21), teve transmissão para a Holanda através da ESPN local. A Corinthians TV exibiu o jogo para os demais países fora do Brasil. 

Memphis Depay - Corinthians x Atlético-GO - Brasileirão 224
Memphis Depay entrou durante o segundo tempo da vitória do Corinthians sobre o Atlético-GO (Foto: IMAGO / Fotoarena)

A negociação com a emissora neerlandesa foi conduzida por Ricardo Taves, ex-gerente de comunicação do Timão, entre 2013 e 2016, que também utilizou a operação da sua produtora para que a partida fosse ao ar para o exterior. Taves é um dos membros que administram o canal GOAT.

Taves retornou ao time do Parque São Jorge de forma voluntária, como uma espécie de consultor, justamente para desenvolver a área de estratégias digitais e gerar novos negócios. No entanto, nos últimos dias, segundo apuração da Trivela, houve alguns incômodos internos que geraram impasse sobre a continuidade do profissional. Em reunião realizada nesta sexta-feira (27), a parceria foi interrompida de forma amigável.

Memphis Depay será sócio do Corinthians em algumas ativações

O contrato firmado pela diretoria corintiana com Memphis prevê o pagamento fixo de R$ 70 milhões durante os 22 meses de contrato. 

Dessa quantia, o Corinthians conta que R$ 57 milhões serão pagos pela Esportes da Sorte, que destinou o valor no contrato de patrocínio máster com o clube alvinegro

O intuito da direção alvinegra é que os R$ 13 milhões restantes sejam pagos através de ativações comerciais envolvendo Depay em que o jogador seria parceiro e receberia um percentual referente ao lucro. 

Além disso, outros R$ 14 milhões variáveis estariam atrelados ao cumprimento de metas individuais e coletivas, sendo pagos diretamente pelo Timão. 

Desde a chegada de Memphis, o superintendente de marketing corintiano Vinicius Manfredi tem atuado no desenvolvimento de ações que possam gerar valor comercial à contratação. A primeira delas foi a venda licenciada de faixas de cabelo, tal qual o atleta utiliza nas partidas. 

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue à São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília.
Botão Voltar ao topo