Brasil

Corinthians usa método de Luxemburgo e liga modo ‘hard’ por título paulista

Depois de três dias de "pijama training", Timão teve treino em dois períodos e aumenta intensidade visando jogo decisivo contra o Palmeiras

Prática popularizada por Vanderlei Luxemburgo na década de 90, o “pijama training” foi utilizado pelo técnico Ramón Díaz no Corinthians antes da decisão pelo Campeonato Paulista. 

Com os 10 dias de intervalo entre as finais, o elenco corintiano ganhou três dias de folga após a vitória no confronto de ida, em pleno Allianz Parque

No período, alguns atletas aproveitaram até mesmo para viajar. Foi o caso, por exemplo, de Yuri Alberto

Autor do gol que levou o Timão à vitória sobre o Palmeiras no primeiro jogo pela final do Paulistão, o centroavante aproveitou a praia em Alagoas. 

Yuri, inclusive, fez aniversário na terça-feira (18). O jogador completou 24 anos enquanto viajava. 

Matheuzinho também curtiu a folga com o pé na areia. O lateral-direito corintiano foi para a Riviera de São Lourenço, em Bertioga, Litoral Sul de São Paulo. 

A exceção do “pijama training” foram os atletas convocados para defender as suas seleções no período de datas Fifa: André Carrillo (Peru), Ángel Romero (Paraguai), Félix Torres (Equador), José Martínez (Venezuela) e Memphis Depay (Holanda)

No caso de Martínez, ainda que convocado, ele sequer ficou entre os reservas na derrota da seleção venezuelana para o Equador, em Quito, nesta sexta-feira (21)

O volante preocupa para a decisão do Campeonato Paulista, pois foi substituído no intervalo do primeiro jogo, no Allianz Parque, com dores na coxa esquerda. 

Ele foi avaliado pelo departamento médico corintiano logo após o jogo e teve a situação checada também pela equipe clínica da Venezuela. 

Outro atleta que não teve folga foi Raniele. O meio-campista abriu mão do “pijama training” e foi ao CT Joaquim Grava nos dias de descanso. 

Mesmo plenamente recuperado de uma recente lesão na coxa direita, o volante optou por fazer trabalhos de fortalecimento para estar na melhor condição física possível para a final do Campeonato Paulista. 

Após “pijama de Luxemburgo”, Corinthians intensifica preparação visando a decisão estadual

Após os dias de folga, fundamentais para a recuperação, nesta sexta-feira (21), os atletas entraram de cabeça na preparação visando a decisão estadual. 

Ainda que a reapresentação corintiana tivesse acontecido na quinta-feira (20), o treinamento do dia seguinte mostrou a intensidade que será aplicada até a quinta-feira (27), data da final. 

O elenco corintiano trabalhou em dois períodos. Em ambos foram alternadas atividades na academia e no campo. 

A sexta-feira (21), no entanto, foi o único dia em que haverá treinos nas partes da manhã e tarde. 

A ideia da comissão técnica é manter os trabalhos em ritmo elevado. Portanto, a manutenção dos dois períodos pode comprometer fisicamente um elenco que já está desgastado. 

Inclusive, a ideia principal do corpo técnico corintiano é justamente recuperar ao máximo os atletas que chegaram à decisão praticamente em frangalhos em meio a pré-temporada praticamente inexistente e a quantidade de partidas importantes em sequência – sobretudo nas fases prévias da Libertadores. 

Ramón Díaz ainda não promoveu atividades em que esboçou o provável time que disputou a decisão. 

A tendência é que isso aconteça só nos últimos treinamentos, até porque parte do esqueleto titular está entregue às seleções. 

De toda forma, a tendência é que haja pouca alteração em relação à equipe que venceu o Palmeiras no primeiro jogo pela final do Paulistão. 

As únicas possibilidades de alterações são: 

  • Possível substituto para Martínez, caso se confirme uma lesão na coxa do jogador; 

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Reapresentação indica reforço entre os relacionados

Ausência no Corinthians há pouco menos de um mês, o meia Igor Coronado iniciou o processo de transição para o gramado na reapresentação corintiana. 

O jogador se recuperava de uma lesão no tendão do adutor da perna direita. 

Ele seria a alternativa ideal em um período que Rodrigo Garro precisou conter a sequência de jogos, devido a incômodos frequentes no joelho direito, devido a uma tendinopatia patelar na região. 

De toda forma, o departamento médico corintiano trabalhou nas últimas semanas para deixar Coronado na melhor condição física possível e ser relacionado para a final do Paulistão. 

Igor Coronado Corinthians
Igor Coronado não fica à disposição dessde a partida contra a UCV, pela Libertadores, no dia 26 de fevereiro (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)

DM do Corinthians observa outros jogadores de maneira especial

Com alguns incômodos, ainda que mais leve, o goleiro Hugo Souza é monitorado pelo departamento médico corintiano por conta de recorrentes dores na perna. 

O centroavante Yuri Alberto atuou na partida de ida da final com dores no ombro. Ele se mostra recuperado do problema. Mesmo assim, é observado de forma especial pelo DM. 

Ao retornar da Venezuela, José Martínez é outro atleta que terá atenção maior da equipe médica do Corinthians, que troca informações com os especialistas da seleção vinotinto. 

José Martínez Corinthians
José Martínez atuou o primeiro tempo de Palmeiras e Corinthians, no Allianz Parque, mas foi substituído no intervalo com dores na coxa esquerda (Foto: IMAGO / ZUMA Press Wire)

Já Rodrigo Garro passa pelos olhares frequentes da medicina do Timão desde o início da temporada. 

Como a tendinopatia do meia argentino se agravou por conta da sequência de jogos que ele disputou no fim do ano passado, e nesta temporada se agravou pelo mesmo motivo. 

Há um monitoramento frequente para dosar a carga de jogos e, consequentemente, exposição física. 

A tendinopatia é uma inflamação, portanto não possui caráter cirúrgico. Mas a alta carga física pode acertar na ruptura do tendão patelar do joelho. Neste caso, a recuperação necessitaria de cirurgia e demoraria, pelo menos, seis meses.

Foto de Fábio Lázaro

Fábio LázaroSetorista

Nascido em Santos, criado em São Vicente e entregue a São Paulo. Na Trivela desde junho de 2024, como setorista do Corinthians. Passagem pelo Lance! entre fevereiro de 2020 e maio de 2024, onde cobriu Santos e Corinthians. Por lá, também coordenou pautas e estratégias digitais. Atualmente, também é comentarista no programa Esporte por Esporte, da TV Santa Cecília.
Botão Voltar ao topo