Eliminatórias da Copa

Por que Savarino ficou fora de jogo em que Enner Valencia deu show pelo Equador?

Jogador do Botafogo não foi nem relacionado na derrota da seleção da Venezuela

Agora vice-líder das Eliminatórias para a Copa do Mundo, o Equador mostrou sua força nesta sexta-feira (21) ao bater a Venezuela por 2 a 1. O duelo no Estádio Casa Blanca ficou marcado pelo brilho de Enner Valencia, autor dos dois gols, e também pela ausência de Jefferson Savarino até do banco de reservas do visitante.

A razão, segundo apurou a Trivela com pessoas ligadas ao jogador do Botafogo, teria sido apenas uma opção técnica do comandante Fernando Batista, pois o meia não possui nenhum problema físico, mas está pendurado. Além dele, Yangel Herrera (também podendo ficar suspenso) e Juanpi não ficaram nem no banco, mesmo bem fisicamente.

Yeferson Soteldo, do Santos, não começou nem como titular e ganhou alguns minutos na etapa final. Clara indicação de que o treinador argentino está visando a partida contra o Peru, na próxima terça (25), confronto direto entre o oitavo (Venezuela) e o nono nas Eliminatórias.

Nas redes sociais, torcedores do Botafogo tiveram reações variadas. Alguns celebraram por conta de Savarino não correr risco de se lesionar, enquanto outros reclamaram, pois o meia poderia ficar treinando no Brasil.

Sem Savarino, Venezuela sucumbe para Valencia

O jogo dominante de La Tri começou ruim para o atacante do Internacional. Valencia perdeu duas boas chances (e já era perseguido nas redes) antes que pudesse abrir o placar aos 38 minutos do primeiro tempo.

No lance, em passe de Pedro Vite na segunda trave, o camisa 13 surpreendeu ao finalizar sem ângulo, a bola quicar no chão e superar o goleiro Romo. Segundo a estatística de gol esperado (xG, em inglês), o chute tinha apenas 5% de chance de terminar em gol.

Mais confiante, Enner aproveitou o erro de Cásseres Júnior no primeiro minuto da etapa final para dar uma cavadinha mortal e ampliar. Valencia ainda teve tempo de sofrer e perder uma penalidade, mas que, de toda forma, não apagou sua grande atuação.

O centroavante, após um 2024 negativo por clube e seleção, está se encontrando neste ano. Apenas pelo Colorado, são cinco gols e uma assistência em 10 partidas do Campeonato Gaúcho, incluindo uma pintura na volta da final contra o Grêmio.

Ele passa por “redenção” com a torcida do Inter e também vive movimento parecido com equatorianos, conforme publicaram alguns deles no X (ex-Twitter).

“Só quem nunca duvidou de ‘Don' Enner Valencia pode curtir esse tweet”

“Eles questionam ele. Eles discutem ele. Eles apontam ele. Mas ‘Don' Enner Valencia ainda está lá. Com quase 36 anos, o capitão continua fazendo a diferença na seleção equatoriana. Hoje ele marcou dois gols contra a Venezuela e deu mais um passo crucial rumo à Copa do Mundo de 2026. Honra ao maior de todos”.

“As penalidades são a kriptonita do Superman Enner Valencia.”

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Foto de Gabriel Rodrigues

Gabriel RodriguesSetorista

Jornalista formado pela UFF e com passagens, como repórter e editor, pelo LANCE!, Esporte News Mundo e Jogada10. Já trabalhou na cobertura de duas finais de Libertadores in loco. Na Trivela, é setorista do Vasco e do Botafogo.
Botão Voltar ao topo