Golaço de Valencia coroa título do Inter no Gauchão e interrompe sequência do Grêmio
Colorado volta a vencer Campeonato Gaúcho após sete títulos seguidos do Grêmio e impede que rival alcance marca história

O jogo de ida já tinha deixado o Internacional com uma mão na taça do Campeonato Gaúcho, mas neste domingo (16), o Colorado confirmou o título ao empatar com o Grêmio por 1 a 1, com destaque para um golaço de Enner Valencia.
A conquista colorada termina uma sequência de sete títulos seguidos do Grêmio no Gaúcho, e impede que o rival alcance uma marca que apenas o Inter tem: um octacampeonato, de 1969 a 1976.
O título também é importante para frear a perseguição do Grêmio. Após sete conquistas seguidas, o Tricolor chegou a 43 taças. Já com o título deste domingo, o Inter subiu para 46.
Provocação antes do clássico
Antes do início do confronto, a torcida do Internacional mostrou um mosaico 3D com uma imagem de Andrés D’Alessandro olhando por um binóculo e a frase “80 anos de paternidade nas lentes”.
A imagem de D’Alessandro, hoje diretor do clube, faz alusão a uma comemoração do camisa 10 no GreNal 398, válido pelo Campeonato Brasileiro de 2013, e depois repetida em outros confrontos entre os rivais.

Após provocações de Renato Gaúcho, então técnico do Grêmio, o argentino comemorou fingindo que olhava para um lugar com binóculos. Depois da partida, ele explicou o gesto.
– Foi o binóculo, né? Tem time que olha de binóculo (para times que estão à frente na classificação), mas também tem time que precisa de VHS para relembrar títulos – provocou o argentino.
Já a frase “80 anos de paternidade” faz referência ao tempo ao qual o Inter tem mais vitórias que o rival no clássico.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Golaço coroa título do Internacional
Se no jogo de ida, quando o placar ainda estava 0 a 0, Tiago Volpi foi no cantinho buscar uma cobrança de falta de Enner Valencia, quem levou a melhor neste domingo foi o equatoriano.
Ainda de mais longe do que na tentativa na Arena, aos 10 minutos do segundo tempo, Valencia partiu para uma cobrança de falta na intermediária do lado defendido por Volpi.
O equatoriano pegou em cheio na bola, acertando o ângulo, completamente sem chance para Volpi, levando o Beira-Rio ao delírio.
Grêmio até empata, mas é pouco para reagir
Após o golaço, não demorou muito para que o Grêmio finalmente saísse do zero na decisão. Lucas Esteves cobrou falta e Wagner Leonardo apareceu no meio da defesa para testar para a rede.
Foram mais de seis minutos de análise no VAR até o gol ser validado, esfriando um pouco o clima que foi criado com o gol.
E mesmo após a confirmação, o Grêmio pouco conseguiu criar perigo. A única grande chance veio quando João Lucas lançou Braithwaite e o dinamarquês saiu na cara de Anthoni, mas o goleiro colorado conseguiu espalmar para escanteio.