Brasil

Paternidade? Alan Patrick cresce para cima do Grêmio e deixa Internacional com mão na taça

No GreNal 445, Alan Patrick foi o craque do Internacional, que pode dar fim a longo jejum em cima do Grêmio

Um GreNal, por si só, já é bom, mas clássico valendo título é ainda melhor. E no capítulo de número 445 dessa histórica rivalidade, o Internacional não deu chances para o Grêmio, que viu Alan Patrick (mais uma vez) comandar a partida.

Neste sábado (8), o Colorado venceu o Tricolor por 2 a 0, na Arena, pelo jogo de ida da final do Campeonato Gaúcho. O meia-atacante marcou um dos gols que deu vantagem à equipe de Roger Machado, provando sua importância em GreNais.

Em seu 11º clássico entre Internacional x Grêmio, Alan Patrick balançou as redes pela quinta vez. Mais do que isso, esse é o sétimo triunfo do capitão do Inter sobre o Imortal, somando suas duas passagens pelo Beira-Rio. Por outro lado, são apenas um empate e três derrotas no clássico.

A presença de Alan Patrick no Gre-Nal 445 não era garantida, já que sofreu uma ruptura parcial do ligamento deltoide do tornozelo direito no dia 12 de fevereiro, na vitória do Internacional sobre o São Luiz por 3 a 1, fora de casa, pela 7ª rodada do estadual.

O camisa 10 do Colorado podia perder o restante do Gauchão no departamento médico. Entretanto, Alan Patrick evoluiu em sua recuperação e pôde jogar contra o Tricolor até os 25 minutos do 2º tempo.

Referência técnica e líder do elenco, o meia-atacante do Internacional colocou seu poder de decisão à prova contra o Grêmio. Agora, aos 33 anos, o meia-atacante pode erguer sua primeira taça com a camisa do Inter.

Internacional perto de quebrar jejum amargo

Internacional pode ser campeão após nove anos (Ricardo Duarte/SC Internacional)
Internacional pode ser campeão após nove anos (Ricardo Duarte/SC Internacional)

O Internacional só depende de si para ser campeão do Gauchão e dar fim a um jejum amargo: são oito anos sem um título sequer. Em 2017, o Colorado venceu a Recopa Gaúcha contra o Ypiranga, nos pênaltis.

No ano anterior, o Internacional foi campeão estadual. De lá para cá, o Inter acumulou vices no Campeonato Gaúcho (2017, 2019 e 2021), na Copa do Brasil (2019) e no Campeonato Brasileiro (2020 e 2022). Em 2023, a eliminação traumática para o Fluminense na semifinal da Copa Libertadores.

Para dar alegria a seu torcedor, o Internacional pode perder até por um gol para o Grêmio no dia 16 de março (domingo), às 17h45 (horário de Brasília), no Beira-Rio, pela partida de volta do Gauchão, que ainda ficará com a taça. Se o Imortal ganhar por dois gols de diferença, a decisão vai para os pênaltis.

Contudo, o Colorado sabe que precisa repetir a etapa inicial do GreNal 445 para não dar chances ao arquirrival. Apesar do Grêmio ter dominado a posse de bola antes do intervalo, o Internacional trouxe mais perigo no ataque com jogadas bem trabalhadas.

No 2º tempo, o Tricolor pressionou o Inter em busca do empate. O Grêmio até chegou a balançar as redes do Internacional, porém, a arbitragem anulou o gol por impedimento com ajuda do árbitro de vídeo.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo