Brasil

Lidando com surpresa, Corinthians estreia no Paulista focado em apagar frustrações dos últimos anos

Felix Torres deve ser opção de Mano Menezes para dupla com Caetano após saída inesperada de Lucas Veríssimo na véspera da estreia

Neste domingo (21), às 18h (horário de Brasília), deste domingo (21), Corinthians e Guarani entrarão em campo pela primeira rodada do Campeonato Paulista de 2024. O primeiro encontro do alvinegro com o torcedor não é como a maioria esperava, já que alguns reforços não estarão em campo para a estreia do time na temporada. Porém, ainda assim a expectativa é em saber se Mano Menezes conseguiu aprimorar a maior dificuldade do time em campo no ano passado.

Pensando em fazer um bom estadual, a nova diretoria alvinegra, que já lida com alguns inúmeros problemas, tem feito tudo possível para manter o torcedor corintiano ao seu lado pelo maior tempo possível. Pensando nisso, o Corinthians organizou na véspera do jogo um treino aberto para que os atletas, principalmente os recém-chegados, já sentissem o apoio que terão das arquibancadas. Diferente dos últimos treinos com a presença da torcida que aconteceram na Neo Química Arena, desta vez o palco foi a Fazendinha, no Parque São Jorge, sede do clube social, onde o elenco profissional treinava antes da construção do Centro de Treinamento.

 

Após inesperada saída de Lucas Veríssimo, Félix Torres deve ser “jogado na fogueira” antes do que o esperado

A maior surpresa na véspera da estreia foi a saída de Lucas Verissimo, com permanência dada como certa pela diretoria do Corinthians no começo do ano. Um dos primeiros anúncios feitos pelo presidente Augusto Melo foi a renovação do empréstimo do zagueiro diante ao Benfica, de Portugal, e também a proposta feita pela compra em definitivo do jogador por cerca de 8 milhões de euros.

Porém, neste sábado (20), Lucas não participou do treino alegando dores no joelho, e logo depois informou o Corinthians que tinha aceitado uma proposta do Catar – 9 milhões de euros – e não continuaria no clube. A notícia pegou todos de surpresa, e não apenas o torcedor. Isso porque o jogador participou de toda a pré-temporada com time, treinou como “homem de confiança” de Mano Menezes no setor defensivo. Além disso, segundo o presidente, em 4 de janeiro foi entregue ao zagueiro e sua staff uma proposta ao jogador que não foi assinada pelo mesmo.

Com saída inesperada, a solução imediata para a dupla com Caetano deverá ser Felix Torres. Recém-chegado ao Parque São Jorge, o jogador não teve muito tempo de treino com elenco, mas pode substituir Veríssimo na partida deste domingo (21), já que Gustavo Henrique, também contratado para 2024, está se recuperando de uma lesão.

Na coletiva de apresentação, após o treino aberto, o equatoriano disse que seu primeiro encontro com o torcedor causou boa impressão, e ressaltou que está preparado para entrar em campo caso necessário:

— Existe a possibilidade, sim. Treinei com os companheiros, estou trabalhando e concentrado. A decisão é do professor, se tiver que jogar amanhã, jogarei com muita responsabilidade e sacrifício – disse o zagueiro recém-chegado ao Timão.

Corinthians precisa fazer uma campanha melhor que em 2023

O Campeonato Paulista foi o último título conquistado pelo Corinthians desde 2019, quando superou o São Paulo, em Itaquera, por 2 a 1, sob o comando de Fábio Carille. Depois disso, o Timão colecionou frustrações. No ano seguinte, perdeu o título para o rival Palmeiras nos pênaltis. Nas edições de 2021 e 2022 caiu nas semifinais, uma diante do Alviverde e outra para o Tricolor Paulista.

A mais frustrante foi a campanha da última temporada, onde o clube caiu nas precocemente nas quartas de final do Paulistão. Na ocasião, o Corinthians viu a classificação escapar por entre os dedos, nas penalidades, diante do Ituano, na Neo Química Arena. O desempenho no estadual de certa forma foi um presságio do que seria o restante do ano para Timão.

Agora, em 2024, assim que entrar em campo em Itaquera, terá como “missão” voltar a disputar as finais e brigar pelo título. Na primeira fase da competição o Timão ocupa o grupo C, com Mirassol, Inter de Limeira e Red Bull Bragantino.

Retrospecto entre Corinthians e Guarani

Corinthians e Guarani já protagonizaram grandes jogos na história do futebol. Ao todo são mais de 160 confrontos, 123 apenas pelo Campeonato Paulista, destes:

  • 59 vitórias
  • 36 empates
  • 28 derrotas

O último jogo entre as duas equipes foi no estadual de 2023, pela quarta rodada da competição. O Corinthians saiu perdendo o jogo por 1 a 0, mas conseguiu a virada do placar com os gols de Roger Guedes, no fim do primeiro tempo, e Fábio Santos na segunda etapa.

Foto de Jade Gimenez

Jade Gimenez

Jornalista, fascinada por esporte desde a infância, paixão que se tornou profissão. Além do futebol me mantenho por dentro de outras modalidades desde Fórmula 1 até NFL. Trabalhei como repórter em TV e rádio cobrindo partidas de futebol, futsal e basquete.
Botão Voltar ao topo