Copa do Brasil

São Paulo tenta assumir rótulo de carrasco de Abel para eliminar Palmeiras

Tricolor é o rival que mais incomoda o treinador desde a chegada ao Brasil

Palmeiras e São Paulo duelam nesta quinta-feira (13), a partir das 20h (horário de Brasília), no Allianz Parque, na partida da volta das quartas de final da Copa do Brasil. O Tricolor joga por um empate para avançar à semifinal, após vencer a ida por 1 a 0 no Morumbi. E, acredite, esta não é a única má notícia para Abel Ferreira às vésperas do confronto.

À beira do campo, o treinador trava um duelo à parte com Dorival Júnior e terá pela frente o único rival paulista que faz frente ao Alviverde desde que ele desembarcou no Brasil. Abel se acostumou a sorrir sempre que tem um clássico pela frente. Menos quando este clássico é um Choque-Rei.

São Paulo é o único rival que incomoda Abel

Abel Ferreira assumiu o Palmeiras em outubro de 2020. Além de empilhar títulos de Libertadores (duas vezes), Copa do Brasil e Brasileirão, o treinador reina quase soberano em clássicos. O “quase” fica por conta justamente do São Paulo.

Em quase três anos, o Alviverde perdeu apenas sete clássicos para rivais paulistas. Seis deles foram para o Tricolor.

O aproveitamento de Abel Ferreira em cada um dos clássicos mostra como o São Paulo é o único dos adversários tradicionais que incomoda o treinador. O Choque-Rei costuma ser sinônimo de dor de cabeça para o técnico português.

Abel Ferreira em clássicos:

  • Contra o São Paulo: 44,4% de aproveitamento
  • Contra o Corinthians: 70% de aproveitamento
  • Contra o Santos: 86,6% de aproveitamento

O Tricolor é disparado o rival que mais vezes cruzou o caminho de Abel. Em 18 clássicos, tudo fica empatado: são seis vitórias do São Paulo, seis vitórias do Palmeiras e seis empates.

O aproveitamento do Palmeiras em Choques-Rei com o treinador é de 44,4%. O número sobe – e muito – contra os demais rivais paulistas.

Abel Ferreira soma 86,6% de aproveitamento e nunca perdeu para o Santos. Em dez clássicos, são oito vitórias e dois empates.

Contra o Corinthians, o técnico tem apenas uma derrota em dez jogos. São seis vitórias, três empates e um total de 70% de aproveitamento.

 

Decisão é ‘tira-teima'

O clássico desta quinta-feira, aliás, serve de tira-teima por um outro motivo. Desde que Abel chegou, São Paulo e Palmeiras estão empatados em duelos de mata-mata, com duas vitórias para cada.

Em 2021, o Tricolor foi campeão paulista com vitória sobre o Alviverde na grande final. Naquele mesmo ano, a equipe de Abel Ferreira deu o troco: eliminou o São Paulo nas quartas de final no caminho para o título da Libertadores.

No ano seguinte, a ordem se inverteu. O Palmeiras foi campeão paulista de 2022 com vitória sobre o Tricolor na final. E depois, foi a vez do São Paulo eliminar o rival nas quartas da Copa do Brasil.

Abel e Dorival se encontram pela primeira vez em mata-mata

Suspenso na partida de ida, Abel Ferreira volta a comandar o Palmeiras à beira do campo nesta noite. Do outro lado estará Dorival Júnior, também consagrado no futebol brasileiro. Eles já duelaram quatro vezes, com um retrospecto equilibrado: uma vitória para Abel, duas para Dorival e um empate.

Será o primeira vez de Abel Ferreira e Dorival Júnior juntos à beira do campo em um duelo de mata-mata. Muita gente imaginava que os treinadores se encontrariam na final da Libertadores do ano passado, mas o Palmeiras caiu na semi para o Athletico-PR.

Outro confronto aguardado seria a decisão da Supercopa do Brasil, mas o Flamengo não renovou com Dorival Júnior e apostou em Vítor Pereira. O Palmeiras conquistou o título com a vitória por 4 a 3 no jogaço realizado em janeiro, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Os duelos entre os times de Abel Ferreira e Dorival Júnior

  • Palmeiras 2 x 3 Ceará – Brasileirão 2022
  • Flamengo 1 x 1 Palmeiras – Brasileirão 2022
  • São Paulo 0 x 2 Palmeiras – Brasileirão 2023
  • São Paulo 1 x 0 Palmeiras – Copa do Brasil 2023

O silêncio de Abel e o recado de Dorival

No último fim de semana, os treinadores tiveram atitudes distintas. Enquanto Abel Ferreira não concedeu entrevista coletiva, por decisão da diretoria do Palmeiras para “blindar” comissão técnica e elenco, Dorival Júnior mandou um recado em relação à arbitragem.

“Espero que o jogo seja decidido em campo. Tanto o Palmeiras quanto o São Paulo têm capacidade suficiente para resolver a partida ali dentro. Que a arbitragem seja tranquila e equilibrada, que não interfira diretamente no resultado. É minha torcida para que isso aconteça. Vamos tentar fazer o melhor jogo possível, conhecemos o Palmeiras, a dificuldade de jogar lá. O Palmeiras jogando em seu campo ou em qualquer circunstância é sempre uma equipe forte e competitiva. Temos que ter muito respeito com tudo isso, mas acima de tudo temos que buscar nossa melhor condição, fazer um jogo seguro dentro da nossa capacidade, daquilo que estamos preparados para realizar. Só espero que voltemos a ter uma boa atuação, joguemos dentro das nossas condições e não fujamos das nossas características”, afirmou Dorival.

Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Foto de Guilherme Amaro

Guilherme Amaro

Guilherme Amaro é repórter da Trivela desde julho de 2023. Antes, passou por SBT, Estadão, LANCE! e Federação Paulista de Futebol.
Botão Voltar ao topo