Copa do Brasil

Derrota para o Atlético-MG é prova de que Zubeldía precisa mudar comportamento no São Paulo

Auxiliar levou 89 minutos até mexer na equipe em tropeço no jogo de ida das quartas da Copa do Brasil

O São Paulo ficou sem Luis Zubeldía à beira do campo devido a uma suspensão pelo quinto jogo desde que o técnico assumiu o cargo, em abril.

Não é novidade alguma para um clube que se acostumou a ver seu treinador recebendo cartões amarelos — ou vermelhos.

Mas a derrota por 1 a 0 para o Atlético-MG, nesta quarta-feira (28), no MorumBIS, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, é prova concreta e irrefutável não apenas de que Zubeldía faz falta.

Dizer que uma equipe sente a ausência de seu treinador soa até óbvio.

O resultado negativo comprova também que Zubeldía precisa rever seu comportamento.

A prova de que Zubeldía faz falta e precisa mudar

Contra o Atlético-MG, o São Paulo empilhou e desperdiçou chances — especialmente uma de Lucas na cara do gol — antes de sofrer o gol da derrota.

Mas o que revoltou a torcida não foi a falta de pontaria, ou o gol sofrido. E sim, a demora do auxiliar Maxi Cuberas para fazer substituições.

O argentino só fez uma das cinco alterações a que tem direito aos 44 do segundo tempo, quando Rodrigo Nestor entrou na vaga de Wellington Rato.

— Sentimos que a estávamos bem, que estávamos trabalhando muito no campo rival. Com algumas opções claras e outras que não chegamos a conectar, mas senti que estávamos fazendo um bom trabalho, por isso mantivemos (o time) a maior quantidade de tempo possível. Infelizmente, numa jogada parada ganharam a partida — justificou Cuberas.

Justificativas à parte, uma estatística levantada pelo perfil SPFCEstatísticas no X (antigo Twitter) evidencia que a ausência de Zubeldía faz falta na tomada de decisões.

Os três jogos em que um treinador mais demorou a fazer substituições em 2024 foram com auxiliares no comando.

Antes da derrota para o Atlético-MG, Cuberas levou 84 minutos para fazer trocas na vitória por 3 a 1 sobre o Bahia. O outro auxiliar, Carlos Gruezo, por sua vez, demorou 80 minutos fazer alterações na vitória por 2 a 0 sobre o Red Bull Bragantino.

São Paulo não pode se dar ao luxo de não ter Zubeldía

Em números, as provas de que Zubeldía pode prejudicar o São Paulo com seu comportamento.

Mesmo que já tenha alegado “sistematização” dos cartões, a diretoria já teve conversas com o técnico para conter os ânimos à beira do campo. Agora, é preciso que o técnico coloque isso em prática.

O São Paulo não pode se dar ao luxo de não ter seu treinador nos jogos que definirão a sua temporada.

> Próximos jogos do São Paulo

  • Fluminense x São Paulo — Brasileirão — domingo (1º de setembro), às 18h30 (horário de Brasília);
  • Atlético-MG x São Paulo — Copa do Brasil — quarta-feira (12 de setembro), às 21h45 (horário de Brasília);
  • Cruzeiro x São Paulo — Brasileirão — data e horário a definir.
Foto de Eduardo Deconto

Eduardo DecontoSetorista

Jornalista pela PUCRS, é setorista de Seleção e do São Paulo na Trivela desde 2023. Antes disso, trabalhou por uma década no Grupo RBS. Foi repórter do ge.globo por seis anos e do Esporte da RBS TV, por dois. Não acredite no hype.
Botão Voltar ao topo