São Paulo sobe o tom em reclamação após mais uma suspensão de Zubeldía no Brasileirão
Diretor de futebol Carlos Belmonte diz que não pode haver "sistematização" de cartões contra o técnico
O São Paulo venceu o Atlético-GO por 1 a 0 neste domingo (11), no MorumBIS, pelo Campeonato Brasileiro, mesmo com uma escalação reserva lançada por Luis Zubeldía.
Mas o assunto após a partida não foi a atuação dos reservas, nem o destaque do estreante Marcos Antônio.
O diretor de futebol Carlos Belmonte convocou a imprensa na zona mista do estádio para protestar contra o amarelo recebido por Zubeldía ainda no primeiro tempo.
Foi o terceiro amarelo do treinador nos últimos três jogos. Ele está suspenso e não comandará a partida no clássico com o Palmeiras, no próximo domingo (18), às 16h (horário de Brasília), no Allianz Parque.
Carlos Belmonte reclamou do terceiro amarelo recebido por Zubeldia hoje:
“Não pode haver uma sistematização de cartões” pic.twitter.com/ushCBVQxDE
— Eduardo Deconto (@eduardodeconto) August 11, 2024
São Paulo protesta contra “sistematização de cartões”
A reclamação do São Paulo neste domingo (11) tem a ver com o rigor do árbitro Davi de Oliveira Lacerda ao aplicar o cartão para Zubeldía.
Na visão do clube, o técnico foi penalizado logo na primeira vez que pisou “10 centímetros” fora da área técnica. Por isso, há um temor de que o argentino esteja “marcado” pela arbitragem.
Belmonte inclusive afirmou que alguns dos cartões recebidos pelo treinador foram justos. Mas não o desta tarde.
— A gente acha até que alguns cartões que o Zubeldía recebeu foram justos, e não há o que questionar. Mas não pode haver uma sistematização de cartões. O cartão de hoje ao meu ver é absolutamente injusto. De um lance do lado de cá, o quarto árbitro acham, o árbitro atravessa o campo para dar o cartão, porque o técnico ultrapassou 10 centímetros a área. O adversário passou várias vezes. É normal. Todos passam.
— O que não pode ter é uma sistematização. Virar algo que parece ser contra o Zubeldía sempre. Quando ele errar, ok. Dá o cartão. Já conversamos, e repito: algumas vezes, ele mereceu o cartão. Mas hoje não mereceu. E não pode a todo jogo, mesmo quando não merece, tomar cartão — Carlos Belmonte.
São Paulo já teve conversa com Zubeldía sobre cartões
Esta é a quarta vez que o treinador fica suspenso no Brasileirão. Ao todo, são nove amarelos e uma expulsão em 16 jogos na competição.
O treinador também levou gancho por ser expulso na Copa do Brasil contra o Goiás.
O técnico já recebeu 13 amarelos e foi expulso duas vezes em 24 partidas pelo Tricolor.
Por tudo isso, a diretoria do São Paulo já teve uma conversa com o argentino para explicar o funcionamento da arbitragem no Brasil.
— A gente sempre conversa com os técnicos. Não só com o Zubeldía. Ele está chegando ao brasil, tem que entender a arbitragem brasileira, que é diferente da que ele encontrava no Equador. Então, a gente já conversou nesse sentido. Aqui, é diferente. Tem que tomar mais cuidado. mas hoje ele tomou mais cuidado, quem não tomou cuidado foi o árbitro — Carlos Belmonte.
> Os próximos três jogos do São Paulo
- Nacional-URU x São Paulo — Libertadores — quinta-feira (15 de agosto), às 19h (horário de Brasília);
- Palmeiras x São Paulo — Brasileirão — domingo (18 de agosto), às 16h (horário de Brasília;
- São Paulo x Nacional-URU — Libertadores — quinta-feira (22 de agosto), às 19h (horário de Brasília).