Copa do Brasil

Final é sacrifício: Paulinho e Arrascaeta vivem situação semelhante antes de Atlético x Flamengo

Dupla de craques dos finalistas busca título como recompensa pelo sacrifício que estão fazendo

Atlético-MG e Flamengo decidem neste domingo (10), às 16h, a Copa do Brasil 2024. O Rubro-Negro venceu a ida, no Maracanã, por 3 a 1. Agora na Arena MRV o Galo tenta reverter essa vantagem, enquanto o Fla quer a manter para sair campeão.

Os times têm dois personagens muito importantes que podem fazer muita diferença: Paulinho e Arrascaeta. Ambos estão fazendo um sacrifício por seus clubes, pois estão jogando lesionados, justamente pela importância da partida.

No fim, só um deles poderá falar que todo o esforço para jogar, mesmo com lesão e dores constantes, valeu a pena.

Paulinho toma até injeção para jogar pelo Atlético

Paulinho tem feito um sacrifício louvável pelo Atlético já há alguns meses. Ele sofreu uma entrada forte na perna direita e a estrutura óssea da tíbia ficou abalada.

O recomendado era ele parar por cerca de 30 dias. No entanto, como o Atlético estava com muitas decisões pela frente, ele decidiu, junto a comissão, se sacrificar e jogar mesmo com dores.

O atacante passou setembro inteiro jogando só as quartas da Copa do Brasil e da Libertadores, sendo poupado de todos os jogos do Brasileiro. Nos últimos três meses, ele entrou em campo apenas uma vez na liga nacional, visando manter o ritmo entre um jogo de Copa e outro.

No início de outubro, após ter marcado marcou contra o Vasco nas semis da Copa do Brasil, ele falou pela primeira vez sobre seu estado, revelando que precisa até de injeções para sentir menos dor.

Paulinho explicou o motivo de não estar atuando no Brasileiro, revelando estar jogando no sacrifício.

Jogador recebeu elogios de Hulk e Milito.

Leia mais em: trivela.com.br/brasil/copa-…

[image or embed]

— Alecsander Heinrick (@alecshms.bsky.social) 2 de outubro de 2024 às 23:13

Por conta desse sacrifício, é muito provável que Paulinho tenha que passar por cirurgia ao fim da temporada. Além da decisão da Copa do Brasil, o Galo tem a final da Libertadores, em 30 de novembro.

No período lesionado, ele marcou gols importantes contra Vasco e River Plate, além de uma atuação importante contra o Fluminense, entre outras partidas. Mesmo com a lesão, o atacante é um dos que mais corre e se dedica pelo time. Na temporada, Paulinho tem 17 gols e quatro assistências.

Mais um ano de altos e baixos para Arrascaeta

Arrascaeta ainda é uma das principais referências técnicas do Flamengo. Dito isso, como tem sido rotina desde que chegou ao Flamengo, o uruguaio sofre bastante com lesões. Só nesta temporada foram dois problemas físicos, que o afastaram de quase dois meses do ano rubro-negro.

  • Lesão na posterior da coxa vs Botafogo – 28/04 – 17 dias de ausência
  • Lesão no adutor da coxa vs Botafogo – 18/08 – 25 dias de ausência

Segundo Filipe Luís, e o próprio camisa 14, é necessário realizar uma cirurgia no joelho do atleta. Como o Flamengo chegou à final da Copa do Brasil, Arrascaeta foi para o sacrifício e conseguiu transformar a dor em felicidade ao marcar um dos gols da vitória rubro-negra no jogo de ida.

— O Arrascaeta, desde que cheguei, está assim, jogando em pleno sacrifício. Suor e sangue pelo Flamengo. Admiro jogador que tolera a dor e vai para o sacrifício. Flamengo precisa de tudo, e ele está aí deixando o joelho em campo pelo Flamengo. Provavelmente pagará o preço no futuro, mas é louvável — disse o comandante.

Arrascaeta comemora gol contra o Atlético-MG (Foto: IMAGO)

A Trivela entende que, na cirurgia, Arrascaeta realizará uma limpeza na região do menisco. Vale destacar que o atleta também possui problemas crônicos no púbis, que afeta outras áreas do corpo quando em contato com o futebol.

— Esses últimos jogos, tenho jogado com uma proteção no joelho. Infelizmente, vou ter que fazer uma limpeza no joelho no fim da temporada. Estou tentando aguentar, porque não queria ficar fora desse jogo da final. Sobrecarrega o músculo. É uma situação difícil de lidar. Junto do departamento [médico] fazemos o nosso melhor — explicou o atleta.

Mesmo com todos os problemas, Arrascaeta conseguiu jogar 40 jogos nesta temporada e acumula dez gols e dez assistências. É a terceira temporada consecutiva que ele consegue dois dígitos nas duas principais estatísticas ofensivas. Ele só não atingiu a marca pelo Flamengo em 2021.

Existe a possibilidade de que Arrascaeta seja preservado do restante da temporada após a partida deste domingo, contra o Atlético-MG, especialmente se o Flamengo se sagrar campeão da Copa do Brasil. O departamento médico quer acelerar o processo de recuperação, já pensando em 2025.

Paulinho e Arrascaeta em Atlético x Flamengo

Torcedor do Fluminense e cria do Vasco, Paulinho tem tudo para sentir algo especial quando enfrenta o Flamengo. Ele já encarou o Rubro-Negro seis vezes, duas pelo Cruz-Maltino e quatro pelo Atlético.

Pelo Galo, marcou duas vezes, ambas em 2023. No entanto, seu histórico contra o Fla não é dos melhores, conseguindo apenas uma vitória, além de um empate e quatro derrotas.

Já Arrascaeta, que chegou ao Brasil no Cruzeiro, também tem um gosto especial quando enfrenta o Atlético. O Galo é, inclusive, a maior vítima dele na carreira, com 10 gols, incluindo o que abriu o placar da final no último domingo.

Assim como Paulinho contra o Fla, o uruguaio não tem histórico favorável contra o Galo. Foram 25 jogos, oito vitórias, seis empates e 11 triunfos atleticanos na trajetória dele por Cruzeiro e Flamengo.

Foto de Alecsander Heinrick

Alecsander HeinrickSetorista

Jornalista pela PUC-MG, passou por Esporte News Mundo e Hoje em Dia, antes de chegar a Trivela. Cobriu Copa do Mundo e está na cobertura do Atlético-MG desde 2020.
Foto de Guilherme Xavier

Guilherme XavierSetorista

Jornalista formado pela PUC-Rio. Da final da Libertadores a Série A2 do Carioca. Copa do Mundo e Olimpíada na bagagem. Passou por Coluna do Fla e Lance antes de chegar à Trivela, onde apura e escreve sobre o Flamengo desde 2023.
Botão Voltar ao topo